Dia dos Pais no e-commerce: explorar outros públicos pode ser estratégia para faturar mais

Embora historicamente o Dia dos Pais não seja uma data comemorativa em que as vendas batam recordes, ficando abaixo de outras mais rentáveis, como Dia das Mães e Dia das Crianças, ela não pode ser ignorada. 

Para se ter uma ideia, comparando o ano de 2023 com 2022, o faturamento do Dia dos Pais teve um aumento de 2%, atingindo R$7,67 bilhões em todo o varejo, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Já exclusivamente no e-commerce, o faturamento da data no ano passado foi de R$185,7 bilhões de reais, com um ticket médio de R$470. E, para 2024, a previsão é chegar a marca de R$204,2 bilhões, com um aumento também do ticket médio, atingindo quase R$500. 

Mas sempre é possível fazer mais. Além de implementar estratégias que ajudem a ampliar as vendas, por que não potencializar os resultados, inclusive atraindo os próprios homens para as compras?

O dia é dos pais, mas outros públicos podem ser explorados 

Apesar de a data ser dedicada aos pais, outros segmentos podem aproveitar a ocasião para impulsionar as vendas. O e-commerce de pet shop, por exemplo, pode capitalizar em cima dos “pais de pet” para lançar promoções especiais. Este é um dos segmentos de comércio eletrônico que mais cresce nos últimos tempos, refletindo o maior número de pessoas que consideram seus animais de estimação como membros da família.

Tenha espaço para produtos voltados ao público feminino. Mesmo sendo Dia dos Pais, muitas mães são presenteadas por fazerem esse papel.

São muitas as possibilidades de agradar os pais. De presentes maiores aos menores, mas com significados, geralmente as lojas costumam investir em:

Atrair o próprio público masculino é uma opção válida para o período

Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que os homens também deixam de economizar, e até mesmo se endividam, na hora de comprar produtos ou serviços de beleza e estética. Cerca de 25,4% dos entrevistados disseram que já guardaram dinheiro para esse tipo de consumo e outros 6,5% já acumularam dívidas para priorizar esse tipo de compra. 

Se o seu e-commerce ofertar perfumes, por exemplo, aproveitamos para lhe chamar a atenção para a armazenagem e expedição desses produtos, seja para o Dia dos Pais, seja para atrair a atenção do próprio público masculino. Fique atento!

Embora o processo de armazenagem e expedição de produtos alimentícios, cosméticos, perfumes e de higiene compartilhe algumas semelhanças com outros produtos, há diferenças significativas que precisam ser consideradas.

Devido à sensibilidade desses tipos de mercadorias, é necessário um manuseio especializado durante todo o processo, desde o recebimento até a preparação dos pedidos para envio. O controle de estoque é fundamental, especialmente para produtos com datas de validade. Sistemas de gestão de estoque precisam ser implementados para garantir que os  mais antigos sejam vendidos primeiro, minimizando o desperdício.

A escolha da embalagem também é peça-chave. Materiais de embalagem resistentes e adequados para cada tipo de produto são essenciais para evitar danos durante o transporte.

Lembre-se que cada produto deve ser embalado de forma segura e protegida. Alternativas como embalagens acolchoadas, plásticos-bolha e materiais de preenchimento são sempre bastante adequadas nesse segmento e ajudam a proteger os produtos contra impactos.

Focar apenas no próprio canal pode ser um erro; marketplaces são opções viáveis

Concentrar-se em um único canal de vendas pode ser arriscado, portanto, é vantajoso diversificar também no Dia dos Pais. E os marketplaces estão aí para dar uma mãozinha. Sem contar, que boa parte dos consumidores entram nesses sites para achar o que desejam. 

Investir em marketplaces permite ampliar a abrangência geográfica do seu e-commerce, expondo os produtos a um maior número de clientes. Além disso, vender nesses canais oferece diversas vantagens que facilitam a gestão e aumentam o faturamento das vendas on-line.

Uma das principais vantagens de optar por um marketplace é a estrutura já consolidada, na qual você pode aproveitar um ambiente pronto, reduzindo a preocupação com detalhes importantes como implementação de sistemas, codificação, funcionalidades, segurança, integração com meios de pagamento e desenvolvimento de métodos de entrega. Isso permite que você se concentre nas ações de marketing e vendas.

Além disso, aderir a um marketplace também no Dia dos Pais significa menor investimento de tempo e dinheiro. Ele oferece uma estrutura comum para todos os vendedores, incluindo logística.

Outra vantagem é que não é necessário investir tanto em mídia. Basta ter um bom produto, ser competitivo e garantir entregas rápidas. Assim, o sucesso acaba dependendo apenas de você.

Opções de entregas diversas podem ser usadas para chamar a atenção

Especialmente para quem deixar para comprar o presente do Dia dos Pais de última hora, oferecer opções de entregas diversas pode ser um fator decisivo para esse cliente, ainda mais se ele quiser receber o produto no mesmo dia ou na mesma semana, por exemplo. 

Mais do que o frete grátis ou a entrega expressa, seu negócio pode investir em outras modalidades como: entrega agendada; click and collect; same day, e lockers.

As vantagens do modelo same day delivery são indiscutíveis para o consumidor, exatamente por oferecer a conveniência da escolha e preços atrativos, combinados com a rápida entrega dos produtos diretamente em sua residência. 

No e-commerce, esse método de entrega garante a satisfação de mais pessoas, especialmente aqueles que têm necessidades urgentes de compra, como os retardatários atrás de presentes para o Dia dos Pais.

Com o same day delivery, o cliente não precisa mais esperar que as lojas físicas abram para fazer suas compras, pois a comodidade do e-commerce está disponível a qualquer hora. Embora não seja tão instantâneo quanto a retirada imediata, o processo é concluído no mesmo dia. 

Isso permite que as compras sejam planejadas com mais flexibilidade e que isso seja a qualquer momento do dia, claro que existem limite de horário de distribuição estabelecido pela empresa.

A disponibilidade imediata dos produtos, possibilitada pelo same day delivery, agiliza ainda mais esse processo, contribuindo para o reconhecimento do valor intrínseco no ato da compra.

Agora e sempre, esteja nas redes sociais

É amplamente reconhecido que as redes sociais têm um forte impacto no cotidiano dos brasileiros, incluindo suas atividades de compra e venda. Além das ferramentas específicas para vendas, são valiosas para a produção de conteúdo específico sobre produtos.

No YouTube, por exemplo, há uma vasta quantidade de vídeos de unboxing experience, onde o pacote é aberto e a mercadoria é exibida em detalhes. Esse tipo de conteúdo pode ser replicado no Instagram, TikTok e Facebook, entre outros. Inclusive para o Dia dos Pais.

Uma pesquisa da Wake revelou que 23,1% dos entrevistados preferem procurar presentes no Instagram. Ou seja, por que não aproveitar o Dia dos Pais para tirar proveito dessa estratégia?

Datas sazonais pedem uma estratégia de comunicação direcionada

Datas sazonais como Dia dos Pais pedem que você crie campanhas que lembrem o cliente da data e destaquem as opções de presentes disponíveis no seu e-commerce.

Ao planejar a campanha, você deve analisar as tendências de mercado e criar conteúdos e páginas especiais com sugestões de presentes por preço e estilo. Destaque produtos com descontos diferenciados e ofereça vantagens para os clientes que comprarem antecipadamente, como frete grátis e menor prazo de entrega.

Mantenha o consumidor motivado, apresentando gradativamente novas promoções, combos e presentes exclusivos até a data comemorativa em questão. É essencial que essa estratégia esteja alinhada em todos os canais de comunicação, desde os banners na loja on-line até as embalagens que chegam ao cliente.

#FicaADica: Com base em dados dos últimos anos, campanhas que incluem palavras como “presente”, “grátis” e “oferta” apresentaram melhor desempenho do que aquelas que não possuem esses termos. Além disso, comunicações que oferecem benefícios financeiros ou emocionais também são bem-vindas.

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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