Procurar
Close this search box.

6 dicas para fazer um controle de estoque eficiente

Estoque é dinheiro parado. Isso é fato. Pense nele como um banco onde todo o seu dinheiro está guardado, mas lembre-se: é preciso vender para que esse valor esteja na sua conta.

Realizar um controle de estoque eficiente é fundamental para toda e qualquer empresa que deseja crescer e se consolidar no seu nicho de atuação.

É inevitável que esse seja um dos temas mais importantes, afinal, nele está um alto investimento que precisa ser estratégico para gerar retorno.

Com isso, criamos um conteúdo exclusivo com 6 dicas para fazer um controle de estoque eficiente que pode mudar a maneira como você enxerga o seu próprio negócio. Confira!

1.   Invista em capacitação técnica

Acredite, todas as empresas estão tentando verdadeiramente controlar o seu estoque, mas a grande maioria não consegue. Elas até investem em um sistema de gestão, contratam consultorias ou contam com ferramentas específicas, porém, não encontram resultados práticos.

Nessas situações torna-se evidente que o real problema é a mão de obra. Algumas vezes por falta de capacitação técnica, falta de ferramentas, ou até mesmo falta de vontade.

Se o seu colaborador não tem vontade de desempenhar melhor o seu trabalho, é hora de encontrar outro, pois isso nenhum curso é capaz de resolver.

Agora, se o problema é a falta de conhecimento técnico ou das ferramentas adequadas, saiba que é sua responsabilidade treiná-los.

Lembre-se que quem cria um padrão a ser seguido e um conjunto de regras é o gesto. Então, a iniciativa deve partir de você, mas ser compartilhada pelos colaboradores.

2.   Realize inventários constantemente

controle-estoque

A realização de inventários periódicos é uma das atividades mais importantes para um controle de estoque eficiente. Afinal, mesmo o sistema mais tecnológico do mundo ainda exige que um ser humano acompanhe os relatórios e insira os dados.

Essa contagem é feita manualmente com toda atenção para descobrir se há desvios dentro do seu centro de armazenagem.

Algumas variações são aceitáveis, mas quando são grandes brechas, é preciso investigar mais a fundo.

Existem duas maneiras de fazer esse controle. A primeira delas, e mais óbvia, é contar todos os produtos do estoque. Um a um. Assim você saberá exatamente quantas unidades tem de cada coisa.

Fazer o controle de estoque dessa forma toma mais tempo, porém, é mais seguro.

Para empresas grandes, nas quais essa contagem total é inviável, pode-se fazer por amostragem. Isso significa escolher produtos aleatórios, em datas aleatórias, para fazer uma contagem.

Nessa modalidade, é preciso fazer com mais frequência. No final das contas é mais rápido, porém, podem ficar algumas arestas por aparar.

3.   Trabalhe com estoque mínimo

Se você sabe que estoque é dinheiro parado, então desejará que não haja desperdícios neste setor. Correto?

Para empresas alimentícias e farmacêuticas, o problema é ainda mais grave, afinal, os produtos vencem e estragam. Porém, mesmo o varejo pode economizar um bom dinheiro ao contar com um estoque que possui apenas o que é necessário para fazer a mercadoria circular.

Trata-se de conhecer e antecipar a demanda com base em dados históricos do negócio. O estoque mínimo é aquele que possui uma quantidade necessária para atender todos os clientes até que o próximo pedido chegue.

Esse tipo de pensamento ajuda com um controle de estoque eficiente. Afinal, você terá apenas o necessário, sem desperdícios.

4.   Crie relacionamento com os fornecedores

Os fornecedores são os seus maiores parceiros comerciais. Afinal, quem realmente lucra não é quem fatura mais, e sim quem compra com vantagens.

Se você confia nos seus fornecedores e eles em você, então torna-se mais simples comprar com preços e prazos melhores. Pense em fazer parcerias para que, por exemplo, a mercadoria chegue em 7 dias em vez de 14. Isso faz com que o seu estoque possa ser ainda mais reduzido, gerando menos perdas.

Ainda, lembre-se que o dinheiro do cartão de crédito leva até 30 dias para cair na conta. Então, é preciso comprar com prazos que permitam a reposição do estoque antes que essa conciliação aconteça, sem que se incorra em dívidas.

5.   Foque nos indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são fundamentais para um controle de estoque eficiente.

Sem eles a sua empresa está gerindo essa área com base no achismo, e não em dados concretos da realidade.

Uma das metodologias mais conhecidas e recomendadas, que a UX Fullfilment utiliza com os seus clientes, é a curva ABC.

Essa metodologia preconiza que os produtos que possuem a maior margem de lucro devem estar disponíveis em maior quantidade. Já aqueles que representam um alto faturamento, mas baixo lucro, devem estar menos disponíveis.

Dessa forma evita-se a chamada mercadoria encalhada. Lembre-se que quanto mais alto o preço, menos pessoas podem comprar, então é natural que itens caros circulem menos.

6.   Conte com especialistas na área

Realizar um controle de estoque eficiente não é uma tarefa simples. São inúmeros cuidados que precisam ser tomados, desde o momento em que um pedido é realizado até a entrega na porta do cliente.

Pois sim. Pense que se o consumidor não gostar da entrega ele pode devolver o produto e você ficar com o prejuízo!

Assim, contar com a ajuda de especialistas na área é fundamental para o sucesso da sua empreitada.

Com isso, você fica com mais tempo para o que realmente importa: Atender o seu cliente e ofertar seus serviços exclusivos.

Nós da UX Fulfillment fazemos parte do UX Group. Somos responsáveis pelas altas taxas de sucesso nas entregas de empresas como Estrela 10, Carrefour e PetLove.

Com anos de experiência no mercado, cuidamos de todas as pontas do seu processo logístico. Do momento em que o pagamento é confirmado até a entrega e satisfação do seu cliente.

Nós oferecemos uma acurácia de inventário de 99,86%, qualidade na armazenagem de 99,38%. E o mais importante: satisfação do cliente em 99,97%.

Visite a nossa página da UX Fullfilment para conhecer nossos cases de sucesso e acessar mais conteúdos exclusivos.

Temos um time de especialistas aguardando o seu contato para que possamos começar a transformar o estoque do seu negócio em um diferencial competitivo!

Picture of Maycon Lima

Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados
Nossas Unidades