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Como manter a qualidade, segurança e conformidade regulatória de produtos alimentícios, cosméticos e perfumes no e-commerce

São inúmeras as possibilidades de compras no comércio eletrônico. De móveis e eletrodomésticos, passando por roupas e calçados até utensílios de decoração. A praticidade do e-commerce também permite a compra de produtos alimentícios, cosméticos, perfumes e até mesmo itens de higiene pessoal. 

Contudo, como preparar o seu centro de distribuição para trabalhar com esse portfólio?

Garantir que tudo chegue em perfeito estado ao consumidor é um desafio, mas você pode investir em processos de armazenagem e expedição para tornar isso menos sofrido.

Por isso, neste artigo, exploraremos as características únicas do trabalho com esses produtos no e-commerce (alimentos, cosméticos, perfumes, itens de higiene pessoal etc.), destacando os cuidados essenciais que precisam ser tomados em cada etapa do processo.

Produtos diferentes, mas com características similares

Os produtos alimentícios, cosméticos, perfumes e  de higiene são categorias de produtos bastante distintas, mas compartilham algumas características em comum  quando se trata de armazenagem e expedição.

Exposição a altas temperaturas pode comprometer a qualidade e a segurança desses produtos, por exemplo. Da mesma forma, perfumes podem ter sua fragrância alterada se forem expostos a temperaturas extremas.

Não precisamos ser experts para saber que alimentos perecíveis têm prazos de validade limitados, requerendo uma gestão cuidadosa do estoque para garantir que os produtos não expirem antes de serem vendidos. Cosméticos também têm datas de validade, e produtos de higiene podem perder eficácia com o tempo.

A fragilidade é outro aspecto a ser observado e exige alguns processos que precisam ser seguidos para manter a sua integridade, especialmente durante o transporte. Embalagens inadequadas ou manuseio brusco podem resultar em vazamentos, ou quebras, prejudicando a experiência do cliente ou até mesmo gerando a necessidade de uma logística reversa

E não menos importante, produtos alimentícios,  cosméticos, perfumes e de higiene estão sujeitos a regulamentações rigorosas de segurança e qualidade, que são bem diferentes das demandas por outros itens como eletrônicos e vestuário, por exemplo . É fundamental garantir o cumprimento dessas normas em todas as etapas do processo de armazenagem e expedição.

O que considerar na armazenagem e expedição do e-commerce

Embora o processo de armazenagem e expedição de produtos alimentícios, cosméticos, perfumes e de higiene compartilhe algumas semelhanças com outros produtos, há diferenças significativas que precisam ser consideradas.

Devido à sensibilidade desses tipos de mercadorias, é necessário um manuseio especializado durante todo o processo, desde o recebimento até a preparação dos pedidos para envio.

O controle de estoque é fundamental, especialmente para produtos com datas de validade. Sistemas de gestão de estoque precisam ser implementados para garantir que os  mais antigos sejam vendidos primeiro, minimizando o desperdício.

A escolha da embalagem também é peça-chave, como já dissemos.  Materiais de embalagem resistentes e adequados para cada tipo de produto são essenciais para evitar danos durante o transporte.

Lembre-se que cada produto deve ser embalado de forma segura e protegida. Alternativas como embalagens acolchoadas, plásticos-bolha e materiais de preenchimento são sempre bastante adequadas  nesse segmento e ajudam a proteger os produtos contra impactos.

Além disso, é fundamental ter sistemas de rastreamento eficientes para acompanhar o fluxo de produtos desde o recebimento até a expedição. Isso facilita a identificação rápida de qualquer problema e permite uma resposta imediata.

Para garantir o cumprimento desses requisitos, todos os produtos devem passar por uma rigorosa inspeção de qualidade antes de serem enviados aos clientes. 

Opte por  um centro de distribuição com armazenagem inteligente

Se seu e-commerce é voltado para produtos alimentícios, cosméticos, perfumes e de higiene, ou tem esses itens em seu portfólio, contar com centro de distribuição adequado é uma condição primordial. O fulfillment permite aprimorar a sua operação, melhorar a velocidade de entrega, reduzir custos e, ainda, garantir a satisfação dos seus consumidores.

Você já pensou em adotar um sistema de armazenagem inteligente? Com ele, o seu e-commerce consegue atender melhor à demanda do mercado, minimizar erros de inventário, agilizar o processamento de pedidos e oferecer um serviço mais rápido e confiável aos clientes, resultando em maior competitividade e satisfação do consumidor.

A armazenagem inteligente faz parte do fulfillment, estratégia que pode ser terceirizada, e que faz com que todos os setores e atividades envolvidas nas etapas de entrega estejam integrados.

Um centro de armazenagem inteligente executa uma ampla gama de processos por meio de sistemas automatizados, software especializado e robôs, visando aumentar a produtividade e eficiência operacional.

Essa abordagem visa aprimorar a eficiência dos centros de distribuição, estoque e expedição, permitindo processos ágeis, otimização de recursos e impulsionando os resultados empresariais. Ela cria oportunidades para empresas evoluírem e oferecerem experiências positivas aos consumidores.

O Centro de Distribuições de Barueri da UX Group tem licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para armazenagem e gestão de produtos cosméticos, perfumes, itens de higiene e alimentos.

Essa certificação é a garantia de que seus produtos são devidamente cuidados, seguindo todas regras estipuladas para garantir alto nível de qualidade em todo o processo de armazenamento.

Conte com a UX Group!

A armazenagem e expedição de produtos alimentícios, cosméticos, perfumes e produtos de higiene no e-commerce exigem um cuidado especial devido à natureza sensível desses produtos. Desde o armazenamento adequado até a embalagem protetora e o transporte seguro, cada etapa do processo desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade e satisfação do cliente. 

Com uma abordagem cuidadosa e atenta a todos os detalhes, você pode garantir que seus clientes recebam produtos impecáveis ​​e desfrutem de uma experiência de compra positiva.

Caso você trabalhe com algum desses itens e não sabe onde armazenar o seu estoque, pode contar com a UX Group

Assim, você evita dores de cabeças e possíveis desperdícios e danos, proporcionando para o seu cliente itens em perfeito estado de conservação e a melhor experiência possível.

Conte com a UX Group, nós somos certificados pela Anvisa, e podemos garantir toda excelência e qualidade que o seu negócio precisa! 
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Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
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