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Os 4 pilares da venda digital para obter processos mais eficientes

Algumas atividades contribuem para um processo de venda eficaz no e-commerce.  A utilização de tecnologia para automatização de processos, controle eficiente de custos e preços, estratégias de marketing digital bem planejadas, investimentos em gestão financeira e criação de conteúdo relevante para o público-alvo, além de um bom relacionamento com o cliente, com um atendimento de qualidade e eficiente, fazem parte das ações dos pilares da venda digital.

Também é importantíssimo monitorar constantemente as métricas e indicadores de performance do varejo digital, a fim de realizar ajustes necessários e garantir uma experiência de compra satisfatória para o cliente.

Atualmente, com a mudança de comportamento do consumidor e o mundo se tornando cada vez mais “phygital”, é uma dificuldade para muitas empresas, especialmente aquelas que não têm a transformação digital em seu mindset, criar uma estrutura que seja capaz de viabilizar as vendas on-line. 

O que talvez muitas não saibam é que dá para entregar toda essa “função” a um parceiro só.  Esse, aliás, é o conceito de full commerce.

Para ajudar você a enveredar por caminhos de sucesso que proporcionarão um processo de vendas mais eficaz para o seu e-commerce, hoje lhe apresentamos os quatro pilares da venda digital. Temos certeza que você terminará essa leitura entendendo melhor o que é full commerce e como um único parceiro logístico poderá lhe ajudar a implementar todos os pormenores. 

Vamos conhecer os pilares da venda digital?

Planejamento

O primeiro pilar para obter sucesso nas vendas digitais é o planejamento. Nele você deve definir seu público alvo, estratégia de produtos e canais de venda. É a primeira etapa e talvez uma das mais importantes. É nela que as definições acontecem e quanto mais bem pensada, melhor será a economia futura de tempo e com certeza de dinheiro. 

O planejamento possibilita o estabelecimento de metas claras a serem alcançadas e o acompanhamento constante das métricas de desempenho, que permitem identificar oportunidades de melhoria e ajustar as estratégias de venda.

Mas, o que envolve o planejamento?

Definir público-alvo

Um grupo específico de consumidores que compartilham características semelhantes e que estão mais propensos a se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. A definição dele é uma etapa importante na estratégia de marketing, pois permite direcionar as ações, aumentando as chances de conversão e fidelização de clientes.

Definir mix de produtos

Trata-se da variedade de itens que um e-commerce oferece ao mercado, a diversidade de produtos ou serviços que uma marca fornece aos seus clientes. Definir um bom mix de produtos é essencial para conquistar o público-alvo e aumentar as vendas do seu negócio.

Definir plataformas e canais de venda

Consiste em escolher os meios pelos quais a empresa oferecerá seus produtos ou serviços ao público-alvo, levando em conta as características e preferências desse público. Isso inclui a escolha das plataformas e canais de venda adequados para alcançar e engajar o público-alvo, como a venda on-line em marketplaces, a venda direta por meio de um e-commerce próprio ou a venda presencial em lojas físicas, entre outras possibilidades. A definição precisa e adequada das plataformas e canais de venda é fundamental para o sucesso das vendas, pois permite que a empresa esteja presente nos lugares onde seu público-alvo está e utilize as estratégias de marketing adequadas para alcançá-lo e engajá-lo de forma efetiva.

Escolher localização e volume de estoque

A importância de escolher a localização e o volume de estoque está relacionada à eficiência operacional e à redução de custos. Ao escolher o local adequado para armazenar os produtos, a empresa evita desperdícios causados por movimentação desnecessária dos produtos, perda de mercadorias, baixo giro de estoque, entre outros problemas. Além disso, ao definir o volume de estoque correto, sua empresa evita a falta ou excesso de produtos, o que pode impactar diretamente nas vendas e na satisfação do cliente. Portanto, escolher a localização e o volume de estoque adequados é fundamental para garantir a eficiência e o sucesso operacional do negócio.

Planejar malha logística

Esta ação é de extrema importância para garantir a otimização das operações logísticas da empresa, redução de custos, execução eficiente dos processos e consequente aumento da satisfação do cliente. Por meio do planejamento estratégico da malha logística, é possível identificar gargalos e oportunidades de melhoria, escolher o melhor modal de transporte, garantir a disponibilidade de estoque e melhorar a eficiência operacional.

Benchmarking

Permite que a empresa se compare com outras empresas do mesmo setor e identifique melhores práticas, tendências e potenciais melhorias. Isso ajuda na definição de metas, no aprimoramento de processos e na otimização do desempenho da empresa. A prática de benchmarking é crucial para que a empresa entenda melhor o mercado em que atua e adapte-se às necessidades e expectativas de seus clientes.

Vendas

Estruture sua loja, tenha relevância em marketplaces e uma solução para transações financeiras.

Neste momento você precisa bater o martelo de quem auxiliará você a fazer o seu negócio funcionar. Quais soluções acompanharão nas suas vendas on-line, oferecendo informações, transparência e segurança para que foque no crescimento do negócio.

Esse é o momento de:

Sobre meios de pagamento, destaca-se o uso crescente de smartphones e outros dispositivos móveis, o que tem impulsionado uma intensa transformação no comércio eletrônico. A pandemia intensificou a procura pelos serviços digitais, especialmente no varejo, que viu crescer a necessidade de outros meios de pagamentos que não os convencionais cartão e boleto.

Iniciativas para pagamento em tempo real, como o Pix, no Brasil, e carteiras digitais mais flexíveis e integradas revolucionaram a relação das empresas e pessoas com os meios de pagamentos e o e-commerce. 

As carteiras digitais, e-wallets ou digital wallets, são tecnologias que podem ser utilizadas pelos consumidores para realizar pagamentos com mais praticidade, seja no comércio eletrônico como nas lojas físicas, resultando em mais vendas para o negócio.

Em se tratando de Serviço de Atendimento ao Consumidor, o SAC 4.0 agrega tecnologia com novos métodos comportamentais aplicados na operação. É uma forma disruptiva de atendimento, tornando o cliente cocriador da sua marca.

No fim do dia, o que se prioriza é a experiência do cliente. Isso pode ser feito ao realizar o mapeamento da Jornada da Interação, ampliando a troca de informações como cross selling, canais complementares de acordo com o perfil do consumidor e informações específicas para ele, sempre apoiado pela empatia do consultor em cada caso.

Entrega

Defina parceiros logísticos, tecnologias e forneça uma boa experiência para seus clientes.

Esse é o momento que começa a ansiedade do seu cliente e o seu contato direto com ele, é a etapa final da sua venda e o início do seu pós venda. Então, o que é preciso considerar para esse processo?

A resposta é:

O processo de entregas consiste em um conjunto de estratégias utilizado para gerenciar o armazenamento, distribuição e entrega de encomendas, com o objetivo de otimizar a movimentação de cargas, reduzir custos e manter a qualidade do serviço prestado. Dentre as atividades, estão a escolha do modal de transporte, a contratação de transportadoras, o cálculo e pagamento de fretes, a rastreabilidade das entregas, entre outras.

Um erro elementar na gestão de fretes no processo de entregas é trabalhar exclusivamente com uma transportadora. Se essa empresa passar por qualquer problema interno que impossibilite o seu trabalho ou que o comprometa de alguma forma, todos os consumidores que estão esperando suas mercadorias vão ser prejudicados.

E não é apenas isso: quando você trabalha com mais de uma transportadora, consegue oferecer melhores condições de frete ao seu cliente, tornando o seu negócio mais competitivo.

Análise

Tenha controle financeiro e gestão sobre suas entregas. Neste momento, é hora de verificar os desempenhos de todas as etapas. Entender as evoluções, quais processos podem ser aprimorados, ou simplesmente, manter o fluxo. É importante ter soluções e parceiros que lhe ofereçam relatórios para que esse processo possa ser feito com clareza.

Para isso você pode contar com:

  • Conciliação das vendas
  • Conciliação de fretes
  • Performance por região e produto
  • Performance de entregas
  • Inventário
  • NPS

A conciliação de frete é um sistema de conferência dos fretes, que funciona de forma similar a uma auditoria, conferindo todas as entregas realizadas pelos Correios ou por transportadoras privadas. O objetivo é checar se os valores cobrados coincidem com os serviços, se os parâmetros de qualidade estão sendo cumpridos e se os processos estão sendo respeitados.

Um exemplo clássico é quando o embarcador erra ao passar o peso e a medida da carga para a transportadora, fazendo com que a cotação de frete não fique com o valor correto, uma vez que foi baseada nas informações fornecidas. 

Assim que a carga coletada chega na expedição, ela passa pelo processo de conferência e, a partir disso, o valor do frete é definido. A cobrança, logo, é feita baseada no valor aferido pela transportadora e não pela cotação realizada. 

O principal objetivo de um sistema de conciliação de frete é evitar que o lojista pague valores que não correspondam aos serviços contratados. Quando realizado com competência e regularidade, esse processo permite conferir se houve atraso, extravio, e se todas as entregas contratadas foram realizadas com sucesso.

Um parceiro que atenda você de ponta a ponta pode ajudar com uma equipe especializada, experiente no assunto e com as soluções tecnológicas e integrações necessárias para a operação de um e-commerce.

Na hora de escolher um parceiro de full commerce, procure por empresas com know-how comprovado, tecnologia e operações próprias, experiência na área e parceiros confiáveis, como a UX Group.

Conheça as soluções da UX Group e descubra como ela pode implementar o full commerce e alavancar as vendas do seu negócio!

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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