Marketplaces dominam as vendas no comércio eletrônico e preferência pelos de nicho cresce entre os consumidores

Quando falamos de comércio eletrônico, não temos como não mencionar a força dos marketplaces, que atualmente representam 67% das vendas  totais. Há dez anos, a fatia deles era de 40%.

O fato é que os marketplaces oferecem aos consumidores variedade de produtos, muitas vezes a preços mais competitivos e, o principal, a conveniência. Para os varejistas, a estrutura pronta e consolidada e a amplitude e profundidade das vendas são o chamariz. 

Grandes conglomerados como a Amazon, por exemplo, chamam a atenção por ser uma loja que vende de tudo, mas, em contrapartida, os marketplaces de nicho, ou seja, especializados num determinado tipo de produto estão despontando como tendência e vale a pena ligar o alerta, caso invista nessa modalidade de vendas.

Seja qual for o modelo adotado, entender a dinâmica dos marketplaces e suas vantagens, é um passo importante para alavancar as vendas.  

Relembrando o poder dos marketplaces

Segundo o Ebit|Nielsen, os marketplaces contribuem bastante para o sucesso do e-commerce no Brasil, já que respondem por quase 80% de participação do comércio eletrônico B2C, ou seja, que vendem diretamente para o consumidor.

Muito disso deve-se à frequência alta de visitantes, ao alto volume de busca por diversos produtos, a estrutura tecnológica, facilidade de pagamento digital e aos programas de fidelidade. Esses diferenciais, aliás, tornam os marketplaces atraentes para comerciantes de todos os portes, o que acaba democratizando a venda on-line no Brasil.

De qualquer forma, para os varejistas, os marketplaces representam um novo modelo de negócios. Além de venderem seus próprios produtos (1P), os marketplaces podem comercializar produtos de terceiros (3P), com os operadores recebendo uma comissão por cada transação realizada.

Em contrapartida, os comerciantes são responsáveis pelo atendimento e envio dos produtos 1P. Já os vendedores 3P, geralmente, cuidam dessas atividades para seus próprios produtos. 

Evolução dos marketplaces

Desde o surgimento dos primeiros marketplaces, o modelo especialmente quando falamos de vendas diretas ao consumidor evoluiu significativamente. A segmentação e a especialização são resultado dessa transformação, sempre pensando não só em melhorar a experiência para quem compra, mas principalmente para potencializar resultados. 

Estudos apontam que 70% dos consumidores preferem comprar em marketplaces de nicho em vez de em plataformas que vendem de tudo. Os principais motivos são o atendimento, os preços e a confiança nas marcas.

Além disso, para operar de maneira mais objetiva essas plataformas, muitos varejistas optaram por lançar marketplaces de nicho como forma de se diferenciar no mercado. 

Os diferenciais dos marketplaces de nicho

Quem possui um negócio físico sabe que ter uma presença on-line é essencial para impulsionar e manter o crescimento. E aqueles que já atuam exclusivamente no ambiente digital entendem a importância de estar presente nesses canais, seja por meio de um e-commerce próprio ou de marketplaces.

Além das várias opções de venda, investir em marketplaces de nicho é uma estratégia promissora para atrair mais consumidores.

Mas qual a  diferença entre um marketplace que tem de tudo e os mais específicos? Embora ambos funcionem como shoppings virtuais, o de nicho, como o próprio nome já diz,  concentra-se em atender segmentos específicos, suprindo as demandas exclusivas de determinados grupos de produtos. Um exemplo são as plataformas voltadas para saúde, beleza e bem-estar.

Agora você deve estar se perguntando, se é igual, que vantagem Maria leva, como se diz popularmente. É simples. O principal benefício está exatamente em estar mais próximo ao público que compra seu produto. Isso porque esse modelo tende a atrair consumidores com necessidades ou desejos específicos relacionados aos produtos da categoria, exigindo apenas que o vendedor desenvolva uma boa estratégia para se destacar frente aos concorrentes.

Há também as vantagens comuns de estar presente em qualquer marketplace. Você obtém uma estrutura pronta para a comercialização dos produtos, com potenciais clientes que já navegam pela plataforma diariamente, sem a necessidade de gastar energia para criar um site próprio do zero. E um modelo não exclui o outro. Ou seja, você pode estar presente em um marketplace de nicho e em outro mais abrangente, desde que faça uma gestão adequada do negócio.

Já para quem quer atuar em um marketplace de nicho, fica uma dica. Especialistas afirmam que trabalhar com diversas categorias de produtos é interessante, desde que você consiga administrar o estoque e mantê-lo sempre abastecido com novidades.

Benchmarking: sete nichos de sucesso em marketplaces

Benchmarking é uma prática essencial para qualquer negócio que deseja se destacar e evoluir em um mercado competitivo. No contexto dos marketplaces, analisar e aprender com nichos de sucesso pode ajudar você a traçar melhor suas estratégias. 

A seguir, listaremos sete nichos que se destacam em marketplaces, servindo como referências de inovação e desempenho:

Entre esses segmentos, alguns valem um destaque ainda maior. Você sabia que artigos esportivos estão no topo dos itens mais comprados via comércio eletrônico? Segundo a Brain Inteligência Estratégica, os gastos com vestuário e calçados esportivos é equivalente, atingindo R$ 151, sendo a geração X a que mais investe nesses itens, com custo mensal de R$ 203. A região sul do País apresenta a maior média, com R$ 185. A natação é o esporte com mais gastos (R$ 364).

Os entrevistados do estudo (25%) alegam que a frequência de compra é de ao menos um item esportivo por mês. Os principais fatores que influenciam na decisão final são a qualidade do produto (65%) e o preço (62%).

Em ano de Jogos Olímpicos, por que não faturar surfando, literalmente, nessa onda? As Olimpíadas de Tóquio 2020/2021 já evidenciaram essa tendência e os lojistas do segmento esportivo não puderam reclamar. 

Em se tratando de moda, calçados e lifestyle, por exemplo, o marketplace da Dafiti investiu recentemente em tecnologia para aprimorar seus processos e experiência do consumidor.

Exemplos de tecnologia para operar em marketplaces de nicho

O sistema Fusion, desenvolvido pela UX Group, gerencia os fretes, resultando em entregas mais eficientes e confiáveis. A solução se destaca não apenas por oferecer o cálculo de frete em milisegundos – com regras personalizadas de acordo com a gestão do seu e-commerce -, como ainda por fazer conciliação de frete.

O objetivo é que a empresa possa conferir se os valores de frete que foram combinados com as transportadoras são os mesmos que estão sendo cobrados no faturamento.

Já com o aplicativo Ondetah, exclusivo da UX também, se tem o acompanhamento do progresso do pedido e uma interação completa entre o marketplace e a transportadora. 

Com essas duas ferramentas inovadoras, o processo de entrega do seu produto será monitorado em tempo real, garantindo uma experiência de compra mais precisa e eficaz para os clientes, ao mesmo tempo em que proporciona para o marketplace uma gestão unificada da performance dos transportadores e uma significativa redução nos custos de fretes.

O Fusion e o aplicativo Ondetah funcionam de forma integrada. Com o apoio dessas tecnologias, o marketplace tem o rastreamento do pedido durante todo o percurso até a residência do cliente – desde a etapa de compra, preparação, transporte e até a aguardada entrega.

Conte com a UX Group!

A UX Group tem a solução completa para a gestão de vendas em site próprio, bem como em marketplaces. Conte com nossa expertise e nos deixe operar de ponta a ponta a sua venda digital. 

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Lucas Costa

Com mais de 10 anos de experiência em Planejamento de Operações focadas em E-commerce e abastecimento de lojas. Atuei em vários setores desde S&OP / S&OE, Planejamento de Demanda, Footprint da Malha de Distribuição, Planejamento de Recursos Operacionais, Implantação de ERPs, WMS e TMS, Implantação de novos produtos para suportar as operações de CDs, Line Haul e Last Mile. Focado em processos e movido a metas, hoje, meu grande desafio é aplicar o vasto conhecimento que adquiri ao longo dos anos no setor e trazer soluções com priorizem o foco no cliente e na sua experiência no processo de compra.
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