Centro de distribuição da UX Group é licenciado pela Anvisa, garantindo mais segurança e cuidado com os produtos do seu e-commerce

Recentemente, falamos por aqui sobre como manter a qualidade, segurança e conformidade regulatória de produtos alimentícios, cosméticos e perfumes no e-commerce, visando garantir que tudo chegue em perfeito estado ao consumidor. Como sabemos, produtos alimentícios, cosméticos, perfumes e  de higiene são categorias de produtos bastante distintas, mas compartilham algumas características em comum  quando se trata de armazenagem e expedição, e um deles é a Anvisa.

Esse assunto é muito importante especialmente para você que trabalha com um portfólio que abrange esses itens e não sabe como armazenar o seu estoque. Contar com um parceiro estratégico certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma solução e tanto.

O centro de distribuições da UX Group recebeu em março a licença da Anvisa, passando a oferecer a você um espaço seguindo todos os parâmetros de segurança garantidos pelo órgão.

Com essa licença, podemos receber cosméticos, perfumes, produtos de higiene, embalagens de alimentos e alimentos, tudo de acordo com os padrões de saúde e segurança que o seu negócio precisa. Neste texto, apresentaremos mais detalhes sobre o impacto e benefícios dessa licença para você, gestor de e-commerce.

Mais segurança e qualidade para seus produtos

Um centro de distribuição que obtém licença da Anvisa para armazenagem e gestão de produtos cosméticos, perfumes, itens de higiene, embalagens para alimentos e alimentos é essencial para garantir a segurança e qualidade desses produtos. A obtenção dessa licença significa que o centro de distribuição atende aos padrões e regulamentações rigorosas estabelecidas pela Anvisa, visando proteger a saúde pública e garantir a conformidade com as boas práticas de armazenamento e distribuição.

Ao receber essa licença, o centro de distribuição se compromete a seguir procedimentos específicos para o armazenamento e manuseio adequado desses produtos, incluindo higiene, rastreabilidade e segurança. Isso é fundamental, principalmente para itens como produtos cosméticos e alimentícios, onde a qualidade e a integridade podem ser comprometidas se não forem armazenados corretamente.

Além disso, a licença confere confiança aos fabricantes e clientes que utilizam os serviços deste centro de distribuição, pois demonstra o compromisso com a conformidade regulatória e a preocupação com a saúde e segurança dos consumidores.

Anvisa  regulamenta, controla e fiscaliza produtos que envolvam risco à saúde pública, como embalagens para alimentos

Conforme o artigo 8º da Lei 9782/99 é atribuída à Anvisa a competência de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, dentre eles, embalagens para alimentos, e ainda as instalações físicas e tecnologias envolvidas no processo de produção.

Os regulamentos relacionados às embalagens incluem as embalagens e materiais que entram em contato direto com alimentos e são destinados a contê-los, desde a sua fabricação até a sua entrega ao consumidor, com a finalidade de protegê-los de agentes externos, de alterações e de contaminações, assim como de adulterações.

Incluem ainda os equipamentos para alimentos utilizados durante a elaboração, fracionamento, armazenamento, comercialização e consumo de alimentos. Estão incluídos nesta definição: recipientes, máquinas, correias transportadoras, tubulações, acessórios, válvulas, utensílios e similares.

A legislação sanitária de embalagens está organizada por tipo de material, ou seja: plástico, celulósico, metálico, vidro, têxtil e elastomérico. Além disso, algumas normas estabelecem princípios gerais referentes a materiais em contatos com alimentos e requisitos específicos que se aplicam a alguns materiais.

Os regulamentos sobre embalagens são harmonizados no Mercosul e, portanto, qualquer alteração requer discussão e consenso naquele âmbito. Para fins de regulamentação de embalagens, o Mercosul utiliza como referências regulamentos de embalagens e materiais para contato com alimentos da Comunidade Europeia, do Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e do Instituto Alemão de Avaliação de Risco (BfR), entre outras.

Confira as vantagens que a UX Group conquistou com a licença da Anvisa

Obter o Certificado de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem (CBPDA) da Anvisa proporciona várias vantagens para um operador logístico. Entre elas podemos destacar:

  1. Conformidade regulatória: O CBPDA atesta que o operador logístico cumpre os requisitos estabelecidos pela Anvisa para a distribuição e armazenagem de produtos sujeitos à vigilância sanitária. Isso demonstra conformidade regulatória e um compromisso com a segurança e qualidade dos produtos.
  2. Credibilidade e confiança: O certificado confere credibilidade ao operador logístico, demonstrando que ele segue padrões reconhecidos e atende aos requisitos rigorosos da Anvisa. Isso ajuda a construir confiança com os clientes e parceiros comerciais, que podem ter a garantia de que os produtos serão manuseados e armazenados adequadamente.
  3. Acesso a novos mercados: Em muitos casos, o CBPDA é um requisito para operar em certos mercados ou para fornecer serviços para determinados setores, como produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentos. Portanto, ter esse certificado pode abrir portas para oportunidades de negócios em novos mercados.
  4. Redução de riscos: Ao seguir as boas práticas de distribuição e armazenagem estabelecidas pela Anvisa, o operador logístico pode reduzir os riscos de contaminação, deterioração ou adulteração dos produtos. Isso ajuda a evitar problemas como recalls de produtos, danos à reputação da marca e responsabilidade legal.
  5. Eficiência operacional: O cumprimento das boas práticas de distribuição e armazenagem pode levar a uma operação logística mais eficiente. Isso inclui práticas como controle de estoque adequado, manuseio seguro dos produtos e rastreabilidade, o que pode resultar em redução de custos e melhoria da eficiência geral das operações.

Conte com a UX Group!

A armazenagem e expedição de produtos alimentícios, cosméticos, perfumes e produtos de higiene no e-commerce exigem um cuidado especial devido à natureza sensível desses produtos. Desde o armazenamento adequado até a embalagem protetora e o transporte seguro, cada etapa do processo desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade e satisfação do cliente

Com uma abordagem cuidadosa e atenta a todos os detalhes, você pode garantir que seus clientes recebam produtos impecáveis ​​e desfrutem de uma experiência de compra positiva. Caso você trabalhe com algum desses itens e não saiba onde armazenar o seu estoque, pode contar com a UX Group

Assim, você evita dores de cabeças e possíveis desperdícios e danos, proporcionando para o seu cliente itens em perfeito estado de conservação e a melhor experiência possível.
Nós somos certificados pela Anvisa, e podemos garantir toda excelência e qualidade que o seu negócio precisa! Clique aqui e conheça todas as nossas soluções para o seu negócio.

Picture of Maycon Lima

Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados