O poder do PUDO: como aumentar a renda da sua loja física com espaços ociosos?

Muitos desconhecem o conceito de PUDO, uma abreviação para as palavras em inglês “pick-up” e “drop-off”, que traduzem para retirar e deixar em português. Essa estratégia visa otimizar o last mile e se resume a um ponto designado para retirada e devolução de produtos tanto para consumidores quanto para varejistas, podendo ser implementado em lojas físicas ou lockers.

O PUDO viabiliza a retirada ou entrega de produtos em locais onde um membro confiável de uma rede pré-registrada pode recebê-los. Essa abordagem permite a coleta através de um serviço de campo e a devolução por meio de um serviço de entrega, retornando ao fornecedor ou à matriz.

Investir em PUDOs pode representar uma alternativa excepcional para quem deseja otimizar a logística de seu negócio, proporcionando, ainda, o estabelecimento de um relacionamento sólido com os clientes.

O que poucos sabem ainda é que é possível transformar sua loja física em um PUDO utilizando apenas um espaço ocioso. Imagine dar funcionalidade a um local inativo e ainda lucrar com isso, com pouco ou nenhum esforço necessário…

Se você busca maneiras de aumentar a receita de sua loja física através de espaços ociosos, continue a leitura deste texto, que foi elaborado especialmente para você!

Tentativas de entrega sem sucesso? PUDO é a solução

Um ponto importante a ser destacado é que os PUDOs desempenham um papel fundamental não apenas na entrega eficaz de produtos adquiridos online, mas também no processo de trocas e devoluções, oferecendo eficiência, segurança e economia.

Além disso, os PUDOs surgem como a solução para um desafio persistente no cenário de entregas: as frequentes tentativas de entrega malsucedidas, seja devido a endereços não localizados ou à ausência do destinatário. Esta questão, por vezes desgastante, é resolvida de forma brilhante pelo PUDO, proporcionando uma abordagem mais inteligente e eficaz no last mile.

No Brasil, os PUDOs vêm avançando, e se baseiam em uma rede de pontos comerciais físicos (cafeterias, lojas de conveniência e filiais de grandes redes, entre outros) de parceiros das transportadoras e dos operadores logísticos. Estes atuam com tecnologias de comunicação embarcadas em horários estendidos e em diferentes endereços das cidades brasileiras, tornando o processo ainda mais eficiente.

Vale ressaltar a marcante transformação no perfil do consumidor online, que tem evoluído para adotar uma abordagem omnichannel – ou multicanal. Atualmente, muitos preferem não receber seus produtos em casa ou no local de trabalho, antecipando possíveis contratempos como a ausência no momento da entrega. Essa mudança de comportamento acarreta impactos significativos.

Sim, os prejuízos de tempo e recursos financeiros para o varejista são evidentes. A necessidade de providenciar repetidas tentativas de entrega não apenas consome tempo valioso, mas também reduz as margens de lucro. 

É nesse cenário que o PUDO se destaca como uma verdadeira revolução no last mile do e-commerce. Ao permitir a implementação de novos métodos para alcançar o consumidor, ele virtualmente elimina a taxa de insucesso nas entregas, representando uma inovação para a eficiência operacional e a satisfação do cliente.

A questão da sustentabilidade da logística, sobretudo em relação ao last mile, é fundamental para gerar valor ao PUDO para além da comodidade. Ao adotar o PUDO, o comércio eletrônico está contribuindo para uma operação mais sustentável, sobretudo, em relação à qualidade do ar, um problema que afeta principalmente os grandes centros urbanos.

E não para por aí! Os PUDOs também possibilitam:

  • menores custos na coleta e entrega;
  • facilidade para devolver os produtos;
  • same Day mais eficiente;
  • tabelas de frete mais baratas;
  • não precisa aguardar o carro da coleta; e
  • maior flexibilidade de horário.

Ok, tudo isso sob a perspectiva do e-commerce, marketplace, enfim, das lojas online. Mas e para o comércio físico? Qual o impacto e, principalmente, ganhos de se tornar um PUDO?

Por que transformar sua loja física em um PUDO?

Para se tornar um PUDO basta que você tenha um espaço ocioso em sua loja física, que se tornará um ponto de coleta e retirada de mercadorias compradas pela internet. É isso mesmo, você trará utilidade para um espaço que está sem serventia e ainda ganhará uma renda extra. Mais adiante falaremos quanto você pode faturar.

Ao utilizar um espaço ocioso para fins de retirada de produtos comprados online, as lojas físicas maximizam o uso de seus recursos e evitam desperdícios de espaço valioso. Isso pode ser particularmente benéfico em locais com custos imobiliários elevados.

Ser um PUDO amplia o leque de serviços da loja física, atraindo um público mais amplo. Isso contribui para a diversificação do negócio e o torna mais resiliente às mudanças nas preferências dos consumidores.

A presença de um ponto de coleta e retirada pode atrair novos clientes para a loja física. Consumidores que utilizam esse serviço podem ser incentivados a explorar a loja, descobrindo produtos adicionais e aumentando as chances de futuras compras.

Como tornar sua loja física um PUDO?

Para que sua loja física se converta num PUDO e, consequentemente, numa nova fonte de renda, basta que você faça parcerias com lojas virtuais que desejem contar com seu espaço como um pick up point (pontos de retirada). 

A UX Group faz a administração de pontos de PUDO, ou seja, capta esses locais para aumentar a rede credenciada, fornece o sistema para controle de mercadorias, além da gestão de tudo isso.

Qual será o seu trabalho, comerciante? Coletar os pedidos, bipar para o controle, armazenar e depois repassar as entregas para a transportadora. E como você ganha? Você receberá um valor por pedido armazenado, podendo chegar, em média, a R$ 5 mil por mês. E mais, você ainda pode ser o PUDO de diversos e-commerces ou marketplaces. Já pensou?

Resumidamente, para as grandes empresas do comércio eletrônico, os PUDOs também são mais sustentáveis, pois reduzem a circulação de veículos de last mile nas ruas das cidades e, consequentemente, a emissão de CO² na atmosfera. Na operação dos PUDOs, várias encomendas de diferentes destinatários são deixadas em um único ponto parceiro em uma única viagem, o que resulta em menos falhas, tentativas de entrega malsucedidas e devoluções.

Considerando que a logística reversa é um dos maiores desafios para embarcadores e marketplaces, devido à sua complexidade e à falta de prestadores de serviços aptos a atuarem em nível nacional, a opção de PUDOs surge como um importante agregador de serviços logísticos. Por meio de tecnologia embarcada, oferece facilidade e conveniência, simplificando as tratativas de trocas e devoluções do comércio eletrônico.

Torne-se um PUDO!

A UX Group, um hub de inovações em tecnologia, operação e serviços,  conta com mais de 140 PUDOs em lugares estratégicos da Grande São Paulo para atender de maneira eficiente às demandas de seus consumidores.

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Marco Aurélio

Com mais de 20 anos de experiência em gestão da cadeia de Supply Chain e Logística, sou um profissional apaixonado por impulsionar resultados e superar metas. “Empresas e negócios, são feitos por pessoas, então se você tem dificuldade em lidar com elas, estará fadado ao fracasso”, essa é uma das filosofias que sigo e não negocio, porque reflete o foco em objetividade, metas, adaptação e trabalho em equipe.
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