O serviço de entrega é um dos mais acompanhados pelos clientes. É comum que o consumidor busque o ID de rastreamento assim que o pagamento é confirmado. Portanto, essa deve ser uma preocupação constante de empresas que dizem ter foco no cliente: a performance nas entregas.
Não é novidade que a gestão logística de e-commerce é um dos maiores desafios dos gestores. Portanto, é preciso acompanhá-la de perto para garantir a eficiência e a produtividade do setor.
Um processo bem executado agrega valor e melhora a percepção de marca por parte do mercado. Dessa maneira, a experiência de compra como um todo sofre um impacto extremamente positivo.
Com isso em mente, listamos 6 dicas para melhorar a performance nas entregas da sua empresa. Confira!
#1 Performance nas entregas com estratégia
O primeiro passo para melhorar a performance nas entregas é fazer uma boa gestão de estoque. Isso significa ter um bom inventário, assim como uma previsão de vendas e fluxo de mercadorias.
Contar com um calendário de pedidos e entregas é fundamental para que esses esforços sejam efetivos. Afinal, você saberá quando repor o seu estoque sem que haja sobras ou falta de mercadorias.
Lembre-se sempre que estoque é dinheiro parado. Se você conta com um grande volume de mercadorias, consequentemente precisará de mais fluxo de caixa para realizar outros investimentos.
Ainda, tenha em mente que se você não conta com todos os produtos disponíveis no momento em que são solicitados, há aumento no tempo de espera!
Quanto mais tempo o seu cliente precisa esperar, menor será a qualidade da sua experiência de compra.
#2 Estabeleça fornecedores de qualidade
Atualmente existe uma infinidade de fornecedores para cada tipo de necessidade que as empresas possuem.
São os fornecedores de matéria-prima, embalagem e até mesmo de serviços de logística de e-commerce. Esses são os seus parceiros mais importantes.
Por isso, é preciso contar com uma transportadora de confiança, que garanta os preços e prazos prometidos.
Com os serviços do UX Group, por exemplo, as Lojas Estrela 10 atingiram o patamar de 99,97% de satisfação do cliente.
Quanto maior for o compromisso do seu fornecedor com a qualidade dos serviços, mais positiva tende a ser a percepção de marca pelo cliente, além de garantir a performance nas entregas.
#3 Priorize pedidos com base na importância
Durante uma semana agitada, alguns pedidos podem ser deixados de lado. Então, nesse caso, a performance nas entregas significa olhar para esses pedidos com o máximo de atenção para que sejam concluídos primeiro.
Focar nos seus pedidos prioritários ajuda a aumentar a receita e reduzir o impacto negativo de tarefas não concluídas.
Assim, sempre olhe para as necessidades logísticas com base no que precisa ser entregue antes. Por exemplo, se você entrega produtos congelados sem um caminhão preparado, essa deverá ser a sua prioridade máxima!
Deixe as entregas menos urgentes para o final do dia, depois de tudo o que for mais importante já ter saído do seu centro logístico.
Nem sempre os pedidos que são feitos primeiro são as maiores prioridades. Afinal, existem diferentes taxas de frete que impactam a velocidade com a qual o serviço de entrega é performado.
O importante, nesse sentido, é criar as suas próprias políticas para compreender quais serão as suas prioridades em cada cenário.
#4 Last Mile para performance nas entregas
Garantir a máxima performance nas entregas é uma tarefa complexa, afinal, os processos logísticos são multifacetados. Todas as etapas precisam ser realizadas com extrema cautela, mas uma delas é a mais importante de todas.
Nesse sentido, a last mile compreende o trecho mais importante da rota de entrega. É o momento em que o entregador entra em contato com o cliente para deixar a mercadoria.
Se o colaborador joga a caixa na frente da porta da casa da pessoa sem nenhuma cerimônia, é evidente que a experiência como um todo foi por água abaixo.
Essa é a oportunidade de demonstrar cuidado e comprometimento com o cliente. Empresas que dizem possuir esse foco, não podem se dar ao luxo de uma last mile medíocre.
Isso diz respeito à agilidade na entrega e a capacidade de atender os desejos do consumidor até mesmo com a embalagem utilizada.
Lembre-se que tudo isso faz parte do seu branding, possuindo um impacto significativo na percepção de valor da sua marca.
Nesse sentido, o UX Delivery pode ser uma oportunidade de garantir a máxima qualidade no seu processo de entrega e distribuição como um todo. Trata-se de agregar ainda mais valor à sua cadeia produtiva.
#5 Seja claro sobre preços e prazos
É fundamental oferecer opções ao cliente. Alguns podem esperar mais tempo para receber os produtos que compraram, outros precisam para ontem.
Nesse contexto, é essencial contar com a seriedade da logística e garantir que esses preços e prazos sejam cumpridos à risca.
Ainda, podemos falar sobre aplicativos de acompanhamento de pedidos, como o OndeTah.
Atualmente essa previsão de entrega é um dos fatores mais monitorados pelos clientes. Eles precisam e querem saber onde os seus produtos estão e quanto tempo falta para recebê-los e querem poder se comunicar de forma rápida em caso de necessidade de mudarem a data ou o local de entrega..
Essa pode ser a sua oportunidade de agregar ainda mais valor à experiência de compra. Demonstra compromisso com a qualidade e a velocidade da entrega, conforme contratado pelo cliente.
#6 Reduza o trabalho manual e os achismos
Seja para manter os seus motoristas ou equipe de escritório organizados, o UX Group pode ajudá-lo a manter-se conectado com as maiores tendências em logística.
Nós garantimos o acompanhamento da sua rota sem a necessidade de ficar ligando para os motoristas ou tentar adivinhar onde eles estão.
Em uma atualidade hiperconectado, é fundamental contar com a tecnologia como a sua maior aliada. Com o uso de sistemas interligados, é possível adquirir dados e informações sobre os seus serviços que ajudam a otimizá-los de maneira consistente.
Se o seu e-commerce ou loja física continua operando com base em achismos, a chance de melhorar os processos é muito baixa.
Em um mundo Always Beta, quem não se adapta e se atualiza constantemente, está destinado a ficar para trás.
O UX Group pode ajudá-lo nessa jornada. Acesse a nossa página para conferir!