O frete costuma ser um “calcanhar de Aquiles” para os e-commerces. Afinal, ele é um dos fatores mais associados às altas taxas de abandono de carrinho.
Naturalmente, os empreendedores e gestores estão sempre em busca de soluções para tornar o frete um fator menos temido. Hoje, vamos falar sobre a conciliação de frete e como ela impacta no seu e-commerce.
Confira!
O que é conciliação de frete?
A conciliação de frete é uma espécie de processo de auditoria. O objetivo dela é que a empresa possa conferir se os valores de frete que foram combinados com as transportadoras são os mesmos que estão sendo cobrados no faturamento.
Além disso, por meio da conciliação, o lojista também pode se certificar de que os padrões de qualidade esperados estão sendo respeitados.
Basicamente, um dos principais objetivos desse processo é evitar que a empresa pague mais do que esperava pelo frete. Ou seja, ele evita possíveis discrepâncias e duplicidade que poderiam acarretar em um aumento do custo. Além disso, também assegura que a transportadora entregue o que prometeu por aquele valor.
Se você tem um e-commerce, certamente gerenciar inúmeras transportadoras e entregas ainda mais numerosas é rotina. Se não houver controle sobre isso, as chances de que você esteja levando prejuízo são grandes!
Sabemos que a questão do frete já é desafiadora para os lojistas de e-commerce. Se não houver esse tipo de conferência, ela se torna ainda mais problemática.
Como a conciliação de frete impacta no seu e-commerce?
“Afinal, na prática, como a conciliação de frete vai influenciar no sucesso do meu e-commerce?”
Você provavelmente está se fazendo essa pergunta. Vamos respondê-la:
1 – Redução dos custos operacionais
Maximizar a eficiência das operações é uma busca constante de todo gestor. Na prática, isso significa conseguir o mesmo resultado reduzindo os recursos necessários. Ou, alcançar um resultado melhor com os mesmos recursos.
Quando a conciliação de frete não é realizada, o lojista não tem controle sobre a equiparação entre o valor que foi acordado com a transportadora e o que ele realmente está pagando. Isso significa que ele pode estar tendo uma despesa maior do que a prevista.
Esse aumento da despesa logicamente vai impactar no orçamento da empresa.
Por outro lado, com um bom sistema de conciliação, o gestor evita esse tipo de “buraco”, tendo a oportunidade de otimizar os seus recursos.
Ou seja, além da redução do custo, a conciliação também traz uma previsibilidade orçamentária. Você sabe que vai fazer o pagamento consoante às entregas que foram efetivamente realizadas. Isso é essencial para o planejamento financeiro.
É importante citar que, normalmente, é estabelecida uma margem de tolerância. Isto é, caso o faturamento do frete não esteja exatamente igual ao combinado, ele tem um limite máximo que pode atingir. Afinal, podem ocorrer pequenas mudanças que realmente impactem no valor. Essa margem traz um equilíbrio para a relação entre o e-commerce e a transportadora.
2 – Automação
Quando falamos em conciliação de frete, hoje em dia, não necessariamente é feito por um sistema. Isso além de ser trabalhoso, exigir muito tempo, ainda pode significar falhas.
Por isso, contar com um um sistema que faz essa conferência automaticamente, significa precisão e a não alocação de profissionais que trabalham no e-commerce.
Logo, o lojista tem a certeza de que os dados obtidos são realmente confiáveis e não precisa desviar seus colaboradores de funções mais estratégicas.
3 – Validação das melhores parcerias
Como já mencionamos, um mesmo e-commerce trabalha em parceria com diversas transportadoras. Isso é necessário para conseguir atender toda a demanda e manter a competitividade, oferecendo sempre as melhores condições para os clientes.
Ao longo do tempo, é importante que essas parcerias sejam “filtradas”. Ou seja, que permaneçam os acordos com empresas realmente comprometidas e que estejam alinhadas aos propósitos e metas do lojista.
A conciliação de frete, a médio e longo prazo, é um dos requisitos para fazer essa segmentação. Por exemplo: uma transportadora com a qual sempre há discrepância em relação aos valores combinados e cobrados ou que não entrega o serviço esperado, pode não ser a melhor parceria.
Na medida em que esses dados são coletados e registrados, eles servem para que o e-commerce entenda a sua relação com as diferentes transportadoras com as quais trabalha. E determine as que vão permanecer ou não com base em informações relevantes e palpáveis.
4 – Comparação de preços
É verdade que a conciliação de frete tem como objetivo fazer um comparativo vertical. Ou seja, analisar dados dentro de uma mesma transportadora. No entanto, ao realizar esse processo, o gestor tem em mãos os valores acordados e efetivamente cobrados por diversas empresas de transporte.
Assim, é uma forma de conseguir visualizar esses dados e comparar os preços dos fretes. Além de estabelecer qual a melhor transportadora para determinada região, volume de mercadoria, etc.
Logo, com a conciliação de frete, você vai estar sempre atento às transportadoras que oferecem valores mais atrativos para o seu negócio e consequentemente para o seu cliente, já que sabemos que o frete é um fator decisivo na hora da compra.
5 – Melhora da produtividade
Com todos esses benefícios citados acima, fica claro que a conciliação de frete implica diretamente na produtividade do seu e-commerce.
Uma vez investindo nela, você vai:
– Reduzir custos;
– Ter mais recursos para investir em outras áreas da empresa;
– Selecionar os melhores fornecedores de transporte;
– Garantir uma melhor experiência para os seus clientes;
– Ampliar a gestão de inteligência do seu e-commerce, já que terá cada vez mais dados para embasar as suas decisões.
Tudo isso vai melhorar a sua gestão de frete e repercutir nos resultados do seu negócio, especialmente a médio e longo prazo.
Como fazer a conciliação de frete?
Para fazer esse trabalho de auditoria com eficiência, você já entendeu que precisa da tecnologia a seu favor. Seu e-commerce precisa de uma parceria que traga soluções tecnológicas para a gestão de frete, atendendo a essa e outras demandas.
Por isso, convidamos você a conhecer as soluções da UX Solutions! É a tecnologia de gestão de fretes a favor do crescimento do seu negócio. Entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades!