A forte competitividade no comércio eletrônico exige que os negócios invistam em soluções que otimizem os processos e que, ao final da jornada, reflitam também em uma experiência de compra positiva para os clientes. Podemos dizer que os PUDOs, do inglês pick-up (retirar) e drop-off (deixar), equivalem a uma dessas soluções que fazem toda a diferença.
Entre seus benefícios, os PUDOs contribuem para a logística reversa, sendo pontos que facilitam a devolução de produtos pelos clientes de maneira prática e eficiente.
Neste artigo, além de relembrar o poder dos PUDOs, destacando como são um apoio para melhorar a logística reversa do seu e-commerce.
O poder dos PUDOs
Especialistas afirmam que a expectativa é de que em menos de cinco anos os PUDOs respondam por cerca de 20% dos recebimentos do e-commerce no Brasil, uma porcentagem atualmente observada em mercados considerados mais maduros, como o da Europa e o dos Estados Unidos.
E já que estamos falando de Brasil, por aqui os PUDOs estão em constante evolução, baseando-se em uma rede de pontos comerciais físicos, como cafeterias, lojas de conveniência e filiais de grandes redes, que são parceiros das transportadoras e operadores logísticos.
Esses pontos utilizam tecnologias de comunicação avançadas, operam em horários estendidos e estão localizados em diversos endereços das cidades brasileiras, aumentando a eficiência do processo.
Com isso, o e-shopper pode escolher um dos estabelecimentos parceiros para retirar ou entregar sua encomenda, percorrendo curtas distâncias, próximas de sua casa ou local de trabalho, com segurança e praticidade.
Os PUDOs também beneficiam os vendedores dos marketplaces, que podem utilizar esses pontos para retirar e depositar os produtos a serem enviados aos compradores.
PUDOs trazem operações mais eficientes e sustentáveis
Os PUDOs representam uma verdadeira transformação em como operar o last mile no e-commerce. Ao permitir a implementação de novos métodos para alcançar o consumidor, ele elimina virtualmente a taxa de insucesso nas entregas, representando uma inovação para a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
Ao adotar este sistema, a sua loja está contribuindo para uma operação mais sustentável, sobretudo, em relação à qualidade do ar, um problema que afeta principalmente os grandes centros urbanos.
E não para por aí! Os PUDOs também possibilitam menores custos na coleta e entrega; same day mais eficiente; tabelas de frete mais baratas; maior flexibilidade de horário; não precisa aguardar o carro da coleta; e facilidade para devolver os produtos – a famosa logística reversa.
PUDOs e logística reversa
Consegue imaginar como os PUDOs desempenham um papel fundamental na logística reversa no e-commerce?
Esses pontos facilitam a devolução de produtos pelos clientes de maneira prática e eficiente. São locais estratégicos onde os consumidores podem deixar os itens que desejam devolver, sem a necessidade de esperar pela coleta domiciliar.
E qual o impacto dessa estratégia? Isso agiliza o processo de devolução, já que os produtos podem ser recolhidos em massa e transportados de volta ao centro de distribuição ou ao fornecedor de uma vez só, otimizando o uso de recursos de transporte.
Além de reduzir o tempo necessário para a devolução dos produtos, os PUDOs ajudam a minimizar os custos operacionais associados ao processo de logística reversa. A centralização das devoluções em locais específicos permite uma melhor gestão dos volumes de retorno e facilita o controle de qualidade dos itens devolvidos.
Outro benefício significativo, é a melhoria da experiência do cliente. Ao oferecer múltiplas opções de locais para devolução, os e-commerces aumentam a conveniência para os consumidores, que podem escolher o ponto de drop off mais próximo ou mais conveniente para suas rotinas diárias. Isso resulta em maior satisfação e potencial fidelização.
Em termos ambientais, a utilização de pontos de pick-up e drop off pode contribuir para a redução das emissões de carbono, uma vez que diminuem a necessidade de múltiplas viagens de coleta em diferentes endereços. Agrupar as devoluções em pontos específicos torna o processo de transporte mais eficiente e sustentável.
Entregas sem etiquetas impressas evidenciam colaboração entre PUDOs e logística reversa
A realização de entregas no formato labelless muito tem contribuído para a colaboração entre PUDOs e logística reversa.
Labelless é um método de envio e devolução de produtos que dispensa o uso de etiquetas impressas. Em vez disso, utiliza tecnologias digitais para identificar e rastrear os pacotes. Nesse sistema, quando um cliente precisa devolver um produto, ele recebe um link no seu dispositivo móvel, que o direciona para um QR code exclusivo. Esse código contém todas as informações necessárias para a devolução do item.
Ao chegar em um PUDO, o cliente apresenta o QR code, que é escaneado pelo operador do local. Isso substitui a necessidade de uma etiqueta física, simplificando o processo e reduzindo o uso de papel.
O sistema labelless não só facilita a logística reversa, mas também acelera o processamento das devoluções e melhora a eficiência operacional das empresas envolvidas.
Além disso, esse método oferece conveniência para os consumidores, que não precisam imprimir etiquetas em casa, e contribui para práticas mais sustentáveis ao reduzir o desperdício de materiais.
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