Dicas de frete e outros benefícios para seu e-commerce arrasar no Dia do Cliente

Em 15 de setembro celebra-se o Dia do Cliente, uma excelente oportunidade para os e-commerce reforçarem seu relacionamento com os consumidores e aumentarem suas vendas. 

Claro que se preparar adequadamente para essa data pode fazer toda a diferença para sua loja, contudo é preciso pensar no que de fato faz sentido ser aplicado.

Oferecer benefícios ao seu cliente, que motivem a comprar com você, é uma estratégia inteligente, porém isso vai além de oferecer cupons de desconto e frete grátis.

Descobriremos juntos o que fazer para aproveitar essa data sazonal e tirar bom proveito para o seu negócio.

Por dentro da data: o Dia do Cliente

O Dia do Cliente é uma data especial dedicada a celebrar e reconhecer a importância dos consumidores para as empresas. Criada em 2003, visa fortalecer a relação entre empresas e seus clientes, promovendo a valorização daqueles que são a razão de existir de qualquer negócio, inclusive no comércio eletrônico.

Esta é uma oportunidade para o seu negócio demonstrar o quanto valoriza seus consumidores. Vale agradecer pela confiança, fidelidade e preferência, reconhecendo o papel essencial que eles desempenham no sucesso da sua marca.

Além de fortalecer a relação com o seu público, o Dia do Cliente também pode ser uma excelente motivação para impulsionar as vendas. Promoções, descontos e ofertas exclusivas incentivam os consumidores a realizarem compras, beneficiando todos os lados. Não é mesmo?

Para conquistar, ofereça benefícios irresistíveis 

Uma das maneiras mais eficazes de atrair clientes é oferecer cupons de descontos exclusivos em alusão à data. Esses benefícios podem ser divulgados por e-mail, redes sociais e diretamente no site. Considere oferecer descontos em produtos populares ou em categorias específicas para estimular as vendas.

Para se destacar ainda mais, traga ainda  opções de entrega personalizada. Permita que os clientes escolham datas e horários específicos para receberem os produtos, ou disponibilize embalagens de presente gratuitas. Esses pequenos gestos  podem criar uma experiência de compra memorável.

Quando falamos de personalização, tenha em mente a necessidade de tratar cada cliente de forma única, levando em conta as preferências, o histórico de compras e suas necessidades específicas.

E por falar em  embalagem, é importante proporcionar ao cliente uma sensação de “uau” e personalização ao receber o produto tão esperado. Embalando os itens em caixas personalizadas, que se comunicam com o consumidor e transmitem a identidade da marca, estamos falando da prática conhecida como packvertising, do inglês packaging (embalagem) e advertising (publicidade).

Além disso, há a possibilidade de personalizar o processo final da expedição. Pode-se optar por enfeites, perfumes que remetam à marca. Considere todos os aspectos da embalagem, como a experiência sensorial, segurança e fidelização. A sustentabilidade também é um diferencial importante e positivo para as marcas, especialmente devido ao discurso e às práticas de ESG.

Mas, além da experiência, vale lembrar que o cliente também gosta de sentir no bolso que é importante para sua loja. Aproveitando que o custo do frete muitas vezes é um fator decisivo de compra dos consumidores, oferecer frete grátis no Dia do Cliente pode aumentar significativamente suas vendas. Se o custo do frete grátis for alto, considere oferecer essa opção apenas para compras acima de um determinado valor.

Tecnologia para cálculo de frete pode ser o diferencial do seu e-commerce

Até recentemente, muitos e-commerces utilizavam métodos tradicionais para determinar os custos de frete, baseando-se em tabelas que consideravam fatores como tipo de veículo, carga, prazos de entrega, dimensões e peso da carga, além de variáveis como taxas, impostos, preço do combustível, distância do deslocamento e riscos. Esses dados permitiam calcular um preço justo para remunerar as transportadoras, repassando esse custo aos clientes.

No entanto, com consumidores cada vez mais exigentes em busca das melhores opções on-line, o frete tornou-se um elemento crítico. O mercado, portanto, precisa de soluções que não apenas calculem esse custo, mas também identifiquem, em milissegundos, a alternativa mais econômica e rápida para os consumidores. Em datas sazonais como Dia do Cliente, é uma vantagem e tanto.

Sendo assim, o setor de tecnologia da informação se dedica a atender essas necessidades. Não basta apenas uma solução que realize o cálculo; é essencial ser uma ferramenta rápida a ponto de tornar imperceptível ao cliente a complexidade envolvida nesse processo.

A boa notícia é que já existem métodos para comparar custos de frete e apresentar a opção mais vantajosa de maneira extremamente ágil, alcançando reduções de despesas de frete superiores a 45%, especialmente para volumes menores. 

Apresentar o custo do frete no momento certo torna-se essencial para evitar perda de vendas, e se esse frete for o mais econômico possível, melhor ainda. Empresas capazes de implementar tecnologias que atendam a essa demanda específica certamente tende a conquistar a preferência do cliente.

A solução Fusion, da UX Group, se destaca não apenas por oferecer o cálculo de frete em milissegundos – com regras personalizadas conforme a gestão do seu e-commerce –, mas também por fazer conciliação de frete, uma espécie de processo de auditoria. Por meio da conciliação, você pode certificar-se de que os padrões de qualidade esperados estão sendo respeitados.

Assim, a implementação de uma solução avançada e ágil de cálculo de frete não só melhora a experiência do cliente, como também contribui significativamente para a eficiência operacional do e-commerce, consolidando a preferência dos consumidores.

Outras soluções para explorar melhor o Dia do Cliente

Além das questões de frete que falamos anteriormente, considere estabelecer parcerias com transportadoras confiáveis que possam oferecer tarifas competitivas e prazos de entrega rápidos. Verifique também a possibilidade de trabalhar com múltiplas transportadoras para oferecer mais opções de envio aos seus clientes.

Para o Dia do Cliente (mas não somente nele) conte com  um sistema de rastreamento de pedidos em tempo real para os clientes poderem acompanhar a entrega de seus produtos. Isso não apenas melhora a experiência, mas também reduz o número de consultas ao suporte sobre o status dos pedidos.

No entanto, mesmo com uma preparação cuidadosa, problemas podem surgir. Esteja preparado para oferecer compensações, como cupons de desconto ou brindes, caso ocorra algum contratempo com a entrega ou a qualidade do produto. Isso mostra que você valoriza o cliente e está comprometido em resolver qualquer problema.

No mais, incentive feedbacks e avaliações sobre a experiência de compra e os produtos adquiridos. Utilize essas informações para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças que possam beneficiar futuros clientes.

Conte com a UX Group!

Esperamos que você aproveite ao máximo o Dia do Cliente em seu e-commerce. Vale lembrar que para isso é imprescindível investir em tecnologia, planejar-se, pensando sempre na experiência do cliente.

Lembre-se que pode contar com UX Group e todas as soluções que desenvolvemos do pré ao pós-venda, totalmente integradas para melhorar todas a sua operação do first ao last mile. Somos um ecossistema completo de inovações em tecnologia, logística e sustentabilidade que auxiliam o seu e-commerce a ir mais longe.

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Lucas Costa

Com mais de 10 anos de experiência em Planejamento de Operações focadas em E-commerce e abastecimento de lojas. Atuei em vários setores desde S&OP / S&OE, Planejamento de Demanda, Footprint da Malha de Distribuição, Planejamento de Recursos Operacionais, Implantação de ERPs, WMS e TMS, Implantação de novos produtos para suportar as operações de CDs, Line Haul e Last Mile. Focado em processos e movido a metas, hoje, meu grande desafio é aplicar o vasto conhecimento que adquiri ao longo dos anos no setor e trazer soluções com priorizem o foco no cliente e na sua experiência no processo de compra.
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