Você sabia que o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é considerado a Black Friday do primeiro semestre? Isso mesmo! Trata-se de uma data na qual, historicamente, são pensadas estratégias e promoções para atrair os clientes, agradá-los e aumentar o faturamento do varejo, incluindo o on-line. Muitas marcas ampliam a comemoração instituindo a semana ou o mês do consumidor.
De acordo com relatório divulgado pela Neotrust, o Dia do Consumidor 2023 não favoreceu tanto as vendas no e-commerce quando comparado aos anos anteriores. Durante os primeiros 15 dias de março do ano passado, foram registrados 13,8 milhões de pedidos, representando uma queda de 19,1% em comparação com os 17 milhões de pedidos realizados no mesmo período em 2022.
Houve uma queda semelhante no faturamento do Dia do Consumidor 2023 em relação ao ano anterior. Em 2022, o e-commerce faturou 7,7 bilhões de reais durante o evento, enquanto em 2023 o valor ficou em 6,7 bilhões de reais, representando uma queda de 12,9%.
Diante disso, o que pode ser feito para mudar o cenário em 2024 e aumentar não só as vendas, como a satisfação do seu cliente? Neste texto reunimos algumas dicas e tendências para que seu negócio aproveite melhor essa importante data e saia na frente da concorrência. Confira.
Para começar: cumpra os prazos de entrega
O Dia do Consumidor é mais uma data sazonal como Natal, Black Friday, Dia das Mães que faz as demandas subirem consideravelmente no e-commerce; por isso, é preciso estar preparado, saber programar e cumprir os prazos de entrega, os quais são uma das coisas que mais frustram os consumidores.
Divulgar as informações referentes a entrega em todos os canais de comunicação sobre a totalidade dos processos é muito importante. Afinal, a transparência é fundamental para uma boa experiência de compra.
Embora muitas vezes isso não seja tão perceptível, a visibilidade é tão importante quanto qualquer outro processo logístico, afinal os consumidores modernos querem atualizações fidedignas e que lhes permitam uma visão clara das etapas de entrega. Fornecer essa conveniência é a melhor forma de construir a confiança dos clientes e garantir que eles retornem para novas compras.
Aliás, a visibilidade está diretamente relacionada à transparência. Ela se refere à capacidade de monitorar e rastrear pedidos e entregas desde a origem até o destino final, fornecendo informações relevantes ao longo de todo o processo. Esses dados podem ser utilizados para melhorar a logística, em especial o last mile, permitindo o planejamento de rotas mais eficientes e o uso otimizado de recursos.
Informações como a posição do veículo e o andamento da operação, são disponibilizadas em tempo real, e o cliente é informado sobre o status da entrega por meio de notificações. Poder receber a mensagem “seu pedido saiu para entrega!” sem precisar buscar essa informação é garantia de satisfação na certa!
Para o Dia do Consumidor, conquiste-o com atendimento e ofertas personalizadas
A inteligência artificial (IA) desempenha um papel super importante no aprimoramento das operações comerciais, permitindo que as empresas compreendam de maneira mais adequada o comportamento e as preferências de seus clientes. Essa compreensão aprofundada é fundamental para oferecer recomendações e ofertas de produtos altamente personalizadas.
Ao identificar o que é mais relevante para seu público-alvo, as marcas conseguem disponibilizar o conteúdo apropriado no momento ideal, resultando em um engajamento mais significativo e em melhores resultados.
Para além da personalização de recomendações, a IA ajuda na análise de grandes volumes de dados, capacitando as empresas a antecipar as necessidades dos clientes. Para os negócios que irão trabalhar o Dia do Consumidor como uma semana ou com o mês inteiro, trata-se de uma “mão na roda”.
Isso não apenas influencia o desenvolvimento de produtos, mas também orienta a estratégia de negócios de forma mais eficaz. Alguns e-commerces já estão utilizando essa tecnologia para identificar clientes com alto risco de rotatividade.
Ao integrar dados operacionais de sistemas como ERP com informações contextuais do cliente, as marcas podem proporcionar uma experiência do cliente (CX) inteligente.
Além disso, a IA e os sistemas conectados desempenham um papel fundamental em agilizar as operações de atendimento ao cliente. Essas tecnologias auxiliam os agentes a acessar rapidamente as informações certas, possibilitando resoluções rápidas e serviços altamente personalizados.
Com insights gerados pela IA, o serviço ao cliente ganha uma abordagem mais proativa, antecipando as necessidades e expectativas dos consumidores, em vez de simplesmente reagir a elas. Isso contribui significativamente para a satisfação do cliente e fortalece a lealdade à marca.
Quanto mais meios, melhor! Diversifique os seus canais de venda
Bom, Dia do Consumidor é sinônimo de competição entre e-commerces. Nesse cenário, destacar-se exige uma abordagem estratégica, concentrando esforços na divulgação de ofertas e na expansão dos canais de vendas.
Para assegurar o sucesso de sua campanha, lembre-se que a escolha das formas de comunicar desempenha um papel fundamental. Dentre os meios disponíveis para fortalecer sua marca e atrair uma audiência mais ampla, os principais são:
- Redes Sociais: A familiaridade com o poder das redes sociais é incontestável para qualquer empreendimento. Assim, é mandatório planejar minuciosamente a estratégia de comunicação nas plataformas mais relevantes, como Instagram, Facebook e TikTok. A interação nesses espaços oferece oportunidades únicas para cativar e envolver os consumidores, potencializando a visibilidade da marca durante a Semana/Mês do Consumidor.
- Anúncios Pagos: A prática de impulsionar anúncios por meio de ferramentas como Facebook Ads e Google Ads é amplamente adotada no mercado. Portanto, considere realizar investimentos em Mídia Paga para amplificar a visibilidade das suas ofertas e direcionar o tráfego qualificado para seu e-commerce. Essa estratégia proporciona um alcance mais amplo e segmentado, maximizando as chances de conversão.
- Marketplaces: A presença em grandes sites de venda representa um caminho eficaz para atrair clientes durante a Semana do Consumidor. Aproveitar esses canais estabelecidos não só amplia sua exposição, mas também confere uma reputação adicional à sua marca, impulsionando a confiança do consumidor.
Não esqueça de possibilitar uma estratégia omnichannel. Deixe que o consumidor escolha
O consumidor espera uma experiência integrada entre os diferentes canais de vendas, sejam eles digitais ou físicos. É por isso que a estratégia omnichannel não pode ser ignorada no próximo Dia do Consumidor. Pesquisa da Opinion Box mostrou que 77% dos usuários gostam da estratégia para ter mais praticidade na hora da compra.
O omnichannel consiste em integrar diferentes canais, para oferecer aos clientes uma experiência completa e conveniente de compra. Isso permite ao cliente escolher entre comprar online ou visitar uma loja física. Trata-se de uma abordagem integrada que busca proporcionar uma experiência de compra consistente e contínua aos consumidores em todos os canais disponíveis, seja online ou offline. O termo deriva da ideia de que os consumidores podem interagir com uma marca através de diversos canais de forma unificada, sem perder a consistência da experiência.
A principal característica da estratégia omnichannel é a integração perfeita entre os diferentes canais de vendas, como lojas físicas, sites, aplicativos móveis, redes sociais e outros pontos de contato. Ela visa atender às expectativas dos consumidores modernos, que desejam flexibilidade para comprar, receber suporte e interagir com uma marca de maneira integrada e conveniente.
O comércio eletrônico e o omnichannel tornaram-se fundamentais para o sucesso do varejo e são necessidades para as empresas que desejam competir no mercado atual e oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. À medida que o uso da internet e dos dispositivos móveis cresce, os consumidores estão cada vez mais acostumados a comprar nos canais digitais.
As empresas que não se adaptarem a essas mudanças podem arriscar ficar para trás, perdendo mercado e clientes para a concorrência. É importante que os varejistas estejam sempre atualizados e dispostos a investir em tecnologia e inovação para acompanhar as tendências em e-commerce e oferecer a melhor experiência de compra possível aos seus clientes.
Frete também é diferencial competitivo. Ofereça vantagens
Até bem pouco tempo, muitos e-commerces adotavam abordagens convencionais na determinação dos custos de frete, utilizando tabelas que consideravam fatores como tipo de veículo, carga, prazos de entrega, dimensões e peso da carga, além de variáveis como taxas, impostos, preço do combustível, distância do deslocamento e riscos.
Com base nesses dados, era possível calcular um preço justo para remunerar as transportadoras, repassando esse custo aos clientes.
Contudo, diante de consumidores cada vez mais exigentes para encontrar as melhores opções on-line, o frete transformou-se em um elemento crítico. O mercado, portanto, busca soluções que não apenas calculem esse custo, mas também identifiquem, em milissegundos, a alternativa mais econômica e rápida para os consumidores.
Nesse cenário, o setor de tecnologia da informação se empenha em atender a essas necessidades.
Assim, não basta apenas uma solução que realize o cálculo. É essencial que seja uma ferramenta veloz a ponto de tornar imperceptível ao cliente a complexidade envolvida nesse processo.
A boa notícia é que já existem métodos para comparar custos de frete e apresentar a opção mais vantajosa de maneira extremamente ágil, alcançando reduções de despesas de frete superiores a 45%, especialmente para volumes menores.
Apresentar o custo do frete no momento certo torna-se essencial para evitar perda de vendas, e se esse frete for o mais econômico possível, melhor ainda. Empresas capazes de implementar tecnologias que atendam a essa demanda específica certamente tendem a conquistar a preferência do cliente.
A solução Fusion, da UX Group, se destaca não apenas por oferecer o cálculo de frete em milisegundos – com regras personalizadas conforme a gestão do seu e-commerce -, como ainda por fazer conciliação de frete, uma espécie de processo de auditoria. Por meio da conciliação, você também pode certificar-se de que os padrões de qualidade esperados estão sendo respeitados.
Campanhas para o Dia do Consumidor são oportunidade para fidelização
O Dia do Consumidor é uma excelente oportunidade para seu e-commerce investir em ações de pós-venda. É nesse contato que você torna sua marca parte da rotina do cliente, entregando benefícios, informações e novas oportunidades de compra.
Para fidelizar clientes no pós-venda, é essencial implementar estratégias de conteúdo personalizado, incluindo seções de Perguntas Frequentes (FAQs) e dados estruturados para otimização de buscas. Essas abordagens fortalecem a relação entre cliente e marca, oferecendo informações relevantes e prevenindo insatisfações.
As FAQs, construídos usando técnicas de SEO, aprimoram a experiência do cliente, permitindo que empresas respondam a dúvidas recorrentes de forma eficaz, destacando-se nos resultados de busca. Investir nessas estratégias não só fortalece a confiança e a fidelidade à marca, mas também constrói uma reputação de excelência no atendimento pós-venda, gerando recomendações positivas e compartilhamento entusiástico.
A experiência pós-venda é fundamental para garantir a lealdade dos clientes e construir uma reputação sólida, diferenciando os e-commerces além da competição de preços.
Além de investir no pós-venda, você pode (e deve) aproveitar o Dia do Consumidor para oferecer a ele uma experiência de compra memorável. Considere o unboxing experience. Esta é a experiência de tirar algo da caixa, da embalagem. No e-commerce, isso se refere ao momento em que o cliente recebe e desembala o seu produto.
A ideia é que a loja virtual capriche na embalagem e surpreenda positivamente o consumidor. Isso pode ser feito com uma caixa personalizada, um bilhete de agradecimento, um perfume borrifado na caixa, um brinde, um desconto para a próxima compra, ou até mesmo uma combinação de todas essas opções.
A criatividade do lojista é fundamental. E contar com um parceiro logístico que pense em tudo isso, lhe deixa mais confiante de que o consumidor será impactado positivamente.
Conte com a UX Group!
Esperamos que você aproveite ao máximo o Dia do Consumidor em seu e-commerce. Vale lembrar que para isso é imprescindível que você invista em tecnologia, planeje-se e pense sempre na experiência do cliente.
Se precisar, pode contar com UX Group e todas as soluções que desenvolvemos do pré ao pós-venda, totalmente integradas para melhorar todas a sua operação do first ao last mile. Somos um hub de inovações em tecnologia, operação e serviços que ajudam o seu e-commerce a ir mais longe.
Conheça as soluções que podemos trazer para o seu negócio bombar no Dia do Consumidor!