Ter acesso às informações sobre o paradeiro do produto a partir do momento em que ele é entregue ao transportador até chegar ao consumidor final é um desafio bastante conhecido de quem atua no comércio eletrônico. A tão sonhada monitoria de rastreamento.
A necessidade de um sistema de monitoramento que permita ao encarregado da logística, por exemplo, confirmar se a rota está sendo seguida, assegurar a ausência de problemas com o veículo ou o motorista, além de,principalmente, garantir o cumprimento do prazo de entrega.
Por isso, Não dispor de uma plataforma adequada para gerenciar essa comunicação ou então não atualizar as informações no sistema faz com que os pedidos fiquem parados. O resultado é uma bola de neve de problemas, que podem causar prejuízos diversos.
Mas como resolver esse desafio? A utilização da tecnologia e de um serviço de monitoria de rastreamento são excelentes aliados. Continue lendo e saiba como a UX Group pode ajudar a solucionar mais essa dor do e-commerce.
Por que investir em monitoria de rastreamento para o e-commerce?
É mais do que sabido que os problemas de comunicação na logística podem gerar impactos significativos no fluxo operacional dos e-commerces. Isso porque a falta de atualização de informações precisas e em tempo real resulta, por sua vez, em atrasos nas entregas, desvios não identificados de rotas planejadas, e até mesmo a perda ou dano de produtos durante o transporte.
Além disso, a ausência de uma comunicação eficiente entre os diversos elos da cadeia logística, como fornecedores, transportadoras e clientes, pode levar a um aumento nos custos operacionais, insatisfação dos clientes e perda de competitividade no mercado.
Esses problemas evidenciam a importância crítica de sistemas de monitoramento e tecnologias que garantam uma comunicação contínua e precisa ao longo de toda a jornada logística.
Diante desse contexto, investir em serviços de monitoria de rastreamento representa uma estratégia inteligente para garantir a eficiência operacional.
A comunicação precisa na logística não é mais um luxo, mas sim uma necessidade para garantir uma boa experiência para o cliente e o sucesso do negócio. Com a monitoria de rastreamento, as empresas podem otimizar seus processos, tornando-os mais ágeis, transparentes e confiáveis e, principalmente, preenchendo essas lacunas de comunicação.
O resultado será visto em entregas mais pontuais, aumento da satisfação do cliente e, consequentemente, melhoria na reputação da empresa.
A solução por trás de uma comunicação transparente e eficiente
A UX Group, ciente das demandas do e-commerce, desenvolveu uma solução para mitigar essa dificuldade.
O objetivo dessa monitoria de rastreamento é garantir uma comunicação contínua e precisa entre e-commerce, transportador e consumidor final.
Por meio de uma plataforma tecnológica avançada, é possível acompanhar o trajeto da carga em tempo real, identificar eventuais desvios da rota programada, além de monitorar o desempenho do veículo e do motorista.
Na prática: como funciona a monitoria de rastreamento
Para garantir que as informações que estão sendo acompanhadas reflitam a realidade, a plataforma Fusion é alimentada pelos dados provenientes do sistema utilizado pelo transportador. A vantagem é que esses indicadores podem ser parametrizados e selecionados de acordo com a necessidade do embarcador.
É possível, por exemplo, cobrar do transportador por que tal pedido encontra-se há tantos dias parados. Do mesmo modo, é possível identificar se foi entregue devidamente ao cliente Outra situação é quando você precisa saber quantos pedidos da região de São Paulo estão atrasados. Usando essa solução é possível ter um retrato bastante claro desse cenário.
Além disso, para tornar o monitoramento dos produtos ainda mais completo e garantir que de fato todos estejam na mesma página e que os dados rastreados sejam fidedignos, esses mesmos dados podem ser disponibilizados para o cliente.
É aí que entra a Ondetah, uma solução também desenvolvida pela UX Group para acompanhar o ciclo de pedidos que estabelece conexões por meio da comunicação, incluindo um sistema de autoatendimento via chatbot.
Trata-se de um aplicativo que integra toda a cadeia logística, desde a gestão de pedidos até a coleta, roteamento, gestão de entregas e monitoramento em tempo real do status das operações.
Essa solução oferece uma visão abrangente e integrada da cadeia, otimizando processos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional. A Ondetah traz ainda para o seu cliente uma visão personalizada de entregas, rastreamento em tempo real da localização dos veículos e gestão da comunicação com os clientes durante todo o processo de entrega.
Invista em comunicação eficaz entre todos os elos da cadeia logística
Agora que você compreende a importância da monitoria de rastreamento, considere como essa solução pode aprimorar a logística do seu negócio e elevar a experiência do seu cliente final.