Estamos nos aproximando dos momentos finais de mais um ano, mas a mente de todo bom gestor de e-commerce já deve estar com um pé em 2024. Um turbilhão de novas tendências em e-commerce sempre chega e a cada um cabe escolher aquilo que é aplicável e faz sentido para alavancar as vendas e fazer bombar o seu negócio.
À medida que avançamos em direção a 2024, o panorama do varejo e do comércio eletrônico continuará evoluindo, impulsionado pela inovação tecnológica, mudanças nos padrões de consumo e a busca por eficiência e praticidade. Marcas que se adaptarem a essas tendências estarão em vantagem para prosperar nesse ambiente em constante transformação.
Para ajudar você a preparar-se, apresentaremos neste algumas das tendências para 2024 que devem fazer a diferença no comércio eletrônico no próximo ano.
08 tendências em e-commerce para 2024
- Varejo phygital
As mudanças de comportamento e os desejos dos consumidores são responsáveis por impulsionar os negócios a fazerem uma verdadeira revolução: a de se transformarem e tornarem o físico e o digital em uma só experiência satisfatória, envolvendo o produto e a interação on-line, que não envolve somente o produto em si, mas o que ele traz consigo, as sensações que ele desperta.
É fundamental que os varejistas invistam no phygital e preparem-se para oferecer aos seus clientes alternativas mais práticas, intuitivas e eficientes para solucionar seu problema.
Estudos atestam que aproximadamente 75% dos consumidores estão dispostos a gastar mais em lojas que ofereçam uma boa experiência e alternativas de canais para consumirem no formato que desejarem.
No phygital, o consumidor escolhe a sua própria jornada de compra, optando por canais físicos ou digitais, conforme seus desejos e preferências. Ou seja, o consumidor dita a regra!
Para que o phygital atinja o seu máximo potencial e as empresas consigam oferecer uma experiência 100% conectada, independente do canal ou forma de interação, não é possível deixar de lado estratégias omnichannel.
Esse é o principal passo para integração entre todos os canais de venda, tornando tudo mais fluído e sem entraves durante a jornada de compra.
- Estratégia omnichannel
O omnichannel é uma estratégia de vendas que integra diferentes canais, como lojas físicas e virtuais, para oferecer aos clientes uma experiência completa e conveniente de compra. Isso permite ao cliente escolher entre comprar on-line ou visitar uma loja física.
O comércio eletrônico e o omnichannel tornaram-se fundamentais para o sucesso do varejo e são necessidades para as empresas que desejam competir no mercado atual e oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. À medida que o uso da internet e dos dispositivos móveis cresce, os consumidores estão cada vez mais acostumados a comprar nos canais digitais.
As empresas que não se adaptarem a essas mudanças podem arriscar ficar para trás, perdendo mercado e clientes para a concorrência. É importante que os varejistas estejam sempre atualizados e dispostos a investir em tecnologia e inovação para acompanhar as tendências em e-commerce e oferecer a melhor experiência de compra possível aos seus clientes.
- Social commerce
O social commerce é um tipo de e-commerce baseado nas redes sociais, uma tendência que está crescendo rapidamente tanto para empresas que vendem exclusivamente on-line quanto para aquelas que possuem uma loja física e buscam a transformação digital.
Por meio dele, as empresas podem alcançar um público amplo, atraindo novos clientes devido ao grande número de usuários presentes nas redes sociais ao redor do mundo. O social commerce permite que os usuários realizem suas compras diretamente nas redes sociais, sem a necessidade de acessar outra página ou aplicativo.
Essa estratégia é eficiente, pois o consumidor não precisa sair da plataforma, o que resulta em um tempo de compra reduzido e aumenta a taxa de conversão das marcas.
Essa tendência pode ser adotada por qualquer empresa e de forma bastante fácil, através de anúncios patrocinados que redirecionam os usuários para a página de vendas na própria rede social.
Ao utilizar o social commerce, a sua marca consegue interagir diretamente com seus clientes nas redes sociais, estabelecendo uma relação de confiança com seu público e, consequentemente, aumentando a fidelidade dos consumidores e o valor vitalício do negócio.
- Voice commerce
O voice commerce, ou comércio por voz, está emergindo como uma tendência significativa no cenário do comércio eletrônico. Consiste no uso de assistentes de voz, como Alexa da Amazon, Google Assistant e Siri da Apple, para realizar compras e transações on-line por meio de comandos de voz.
Para 2024, espera-se que o voice commerce cresça ainda mais, impulsionado por avanços na tecnologia de reconhecimento de voz, interfaces de usuário mais intuitivas e maior adoção de dispositivos habilitados para voz. Isso oferece às empresas uma oportunidade de se conectar de maneira mais direta e conveniente com os consumidores, simplificando o processo de compra.
No entanto, desafios como garantir a segurança das transações, a precisão na compreensão dos comandos de voz e a personalização das experiências de compra continuam sendo áreas a serem aprimoradas. À medida que essa tendência se desenvolve, as empresas precisarão adaptar suas estratégias de marketing e vendas para se destacarem nesse ambiente orientado por voz e oferecerem uma experiência de compra mais fluida e segura para os consumidores.
- Gamificação
A gamificação – do inglês gamification -, é uma técnica que utiliza elementos e dinâmicas de jogos ou videogames em contextos externos com o objetivo de engajar e estimular a curiosidade, tornando as atividades mais prazerosas, motivadoras e atraentes para os usuários.
No e-commerce, esse processo tem como objetivo conquistar a fidelidade do consumidor e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão. Você já parou para pensar que num mundo onde recebemos uma grande quantidade de informações e enfrentamos tanta competição, um conteúdo capaz de chamar a atenção das pessoas é certamente um diferencial? Se ainda não, está passando da hora!
Para isso, são criadas situações em que o espírito competitivo humano é estimulado por meio de desafios constantes e recompensas para que eles realizem ações específicas, semelhantes a jogos. Isso pode incluir a definição de prazos para determinada ação, motivação do usuário com recompensas e outros sistemas que envolvem pontos, competições e até punições, com o objetivo comum de conceder benefícios ao cliente.
A gamificação traz muitas vantagens para o seu varejo digital, pois você também ganha pontos com os clientes e constrói uma marca mais forte no mercado.
- Chatbots
Os e-commerces estão cada vez mais adotando chatbots e sistemas de atendimento ao cliente automatizados para oferecer suporte rápido e eficaz aos clientes em tempo real. Em 2024, espera-se que esses sistemas se tornem mais avançados, utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina para resolver consultas e problemas de maneira eficiente, proporcionando uma experiência de atendimento mais personalizada e proativa.
Um levantamento da MarketsandMarkets revelou que, até 2024, o mercado de chatbots deve crescer 30%. Essa é uma hiperautomação que muitos e-commerces fizeram ou tem implementado para atender os clientes. Com essa tecnologia, você consegue programar um robô para que ele responda e interaja com um cliente de maneira automatizada.
O uso de chatbots pode ampliar a abrangência de plataformas de comunicação, já que muitas vezes são eles que vão interagir com os usuários 24 horas por dia, otimizando o atendimento ao cliente sem sobrecarregar os recursos humanos.
- Inteligência artificial para ampliar personalização do atendimento
A inteligência artificial (IA) ajuda as empresas a entenderem melhor o comportamento e as preferências de seus clientes, a fim de fornecer recomendações e ofertas personalizadas de produtos. Ao identificar o que é mais relevante para seu público-alvo , as marcas podem fornecer o conteúdo certo no momento certo para um melhor engajamento e resultados.
Além de oferecer recomendações personalizadas, a IA poderá analisar grandes quantidades de dados, capacitando as empresas a antecipar as necessidades dos clientes e informar o desenvolvimento de produtos e a estratégia de negócios. Há empresas que já usam IA para identificar aqueles com alto risco de rotatividade, permitindo que priorizem o estoque para os mais valiosos. Ao conectar dados operacionais de ERP e outros sistemas a dados contextuais do cliente, as marcas podem oferecer CX inteligente.
A IA e os sistemas conectados auxiliam os agentes a encontrar rapidamente os dados certos para fornecer resoluções rápidas e serviços altamente personalizados. Com insights de IA, o serviço se torna proativo em vez de reativo.
- Logística sustentável
Os consumidores estão cada vez mais interessados em comprar de marcas que compartilhem seus valores e tenham responsabilidade social e ambiental. Por isso, informar os clientes sobre as práticas sustentáveis adotadas pela marca e estimular o consumo consciente faz parte das tendências para o e-commerce também no próximo ano.
Você sabia que até 2030 as entregas last mile irão crescer 30%? Esse número sobe para aproximadamente 80% se considerarmos apenas as áreas urbanas. Para atender a demanda, mais veículos precisam ir para as ruas. Desta forma, consequentemente, maior será a emissão de CO² na atmosfera e contribuição para a poluição atmosférica.
Criar estratégias que reduzam esses elevados índices resultantes das movimentações logísticas, como, por exemplo, a adoção de veículos elétricos ou que não dependam de combustível para rodar, como drones e robôs de entregas, são exemplos de ações aderentes ao conceito de green mile.
A compensação de carbono também é uma estratégia viável para o seu negócio. A UX Group, em parceria com a Carbonext, oferece essa opção. A compensação envolve financiar projetos que atuem na remoção ou prevenção desses gases na atmosfera. Ela pode variar desde ações mais simples, como o plantio de árvores, até investimentos em tecnologias avançadas de captura de carbono.
Uma alternativa prática para e-commerces tornarem suas entregas last mile mais sustentáveis é a aquisição de créditos de carbono verificados, apoiando projetos de reflorestamento e preservação que neutralizam as emissões de carbono.
Com relação aos benefícios, eles são super notáveis. Estudos apontam que 85% dos consumidores preferem produtos e serviços que compensam suas emissões plantando árvores, e 70% estariam dispostos a pagar mais pelo frete com compensação de carbono.
E não para por aí! A UX Group também oferece um serviço de cálculo de frete que permite aos consumidores escolherem a opção de entrega sustentável durante o check out. Com soluções como o CF Carbon, a UX e seus clientes, consequentemente, já compensam 20 toneladas de carbono por mês. Uma contribuição e tanto para o meio ambiente.
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