Sim, pessoal, adentramos o penúltimo mês do ano, as aulas ainda não encerraram, mas engana-se quem acha ser cedo para pensarmos no próximo ano letivo. Pelo menos para nós que atuamos no varejo eletrônico já é hora de começar a se estruturar para a volta às aulas. Como assim?
Se você possui um e-commerce de materiais escolares, quais sejam eles, papelaria, livros e tecnologia (notebooks, computadores, tablets e leitores digitais), deve já pensar na alta demanda que vem por aí, afinal não quer perder clientes para concorrência e, principalmente, desejar conquistar e fidelizá-los neste momento, não é mesmo?
Mas por que estamos falando disso? É bem simples: com as listas cada vez mais longas de materiais exigidos pelas escolas, especialmente nas séries iniciais, e com as pessoas querendo facilitar e otimizar esse processo (sem ter que ir às lojas físicas), os e-commerces se tornaram um fiel escudeiro.
A volta às aulas é mais um período sazonal que exige que a operação do seu e-commerce esteja mais do que preparada para atender elevadas demandas. E, obviamente, isso exigirá que você tenha uma boa gestão de fulfillment e um adequado centro de distribuição para evitar, acima de tudo, problemas com o estoque. Tudo o que não queremos é oferecer uma experiência ruim ao nosso cliente, não é?
Por isso, neste texto vamos ressaltar a necessidade de o e-commerce ter um serviço de fulfillment bem estruturado, já que será bastante demandado no período de volta às aulas. Nesse âmbito, contar com o apoio de um parceiro que ajude nesse processo, que não pode haver erros, é fundamental. Saiba mais sobre como preparar o seu e-commerce para esse período a seguir.
Volta às aulas tornou-se mais um período de aquecimento de vendas no e-commerce
Se antes o mercado de volta às aulas era muito forte nos primeiros meses do ano, atualmente esse período de compras tem se antecipado cada vez mais. As aulas nem terminam e muitas escolas já disponibilizam sua lista de materiais para o ano subsequente, principalmente se levarmos em conta as séries iniciais, com uma quantidade extensa de itens exigidos dos alunos.
Estima-se que o brasileiro gasta, em média, 22% do salário com as demandas escolares dos filhos. Ou seja, o período de volta às aulas movimenta bastante as finanças, evidenciando uma oportunidade de ganhos significativos. Se pararmos para analisar, entre o final e início do ano artigos escolares estão no topo das buscas do Google, mostrando também uma mudança no comportamento dos consumidores.
Abrindo um parênteses, falando em internet, muitos consumidores aproveitam a facilidade que ela oferece e usam como um grande buscador de preço e, na maioria das vezes, encontram muito mais vantagens comprando em uma loja virtual. Por isso, cadastre os seus produtos nesses comparadores para que seu e-commerce seja encontrado facilmente.
A turma da Geração Y ou Millennials, aqueles nascidos entre 1981 e 1996, certamente devem se lembrar da “festa” que era sair às compras com os pais para encontrar os produtos das listas escolares. Era um verdadeiro acontecimento. Hoje, para a Geração Z, isso é quase impensável. E os pais acompanham essa tendência. Com uma sociedade cada vez mais “sem tempo”, comprar pela internet é sinônimo de praticidade e otimização do tempo.
Apesar da alta procura por itens de papelaria e material escolar para o retorno às aulas, o mercado é concorrido. E, para se destacar, é preciso encantar não somente os estudantes, como também agradar os pais e responsáveis pela compra desses produtos.
Falando nisso, os pais e responsáveis devem ser o foco de campanhas de vendas. Adeque a linguagem e tenha em mente que, para os pais, o fator decisivo na hora das compras de volta às aulas é o preço.
Também entre as vantagens de apostar em vendas de volta às aulas é que existe um grande potencial de mercado, por isso, você pode vender tanto para consumidores finais quanto para outras empresas, escolas e universidades. Sabendo montar a estratégia correta e estruturar toda a parte de logística é possível criar atrativos para vendas em larga escola e, consequentemente, aumentar muito os lucros do seu e-commerce.
Esteja preparado para as vendas de volta às aulas: tenha uma boa gestão de fulfillment!
O aumento das vendas com a volta às aulas, assim como em outras datas sazonais, não tem espaço para improvisos e erros. Não basta vender mais, tem que fazer isso com excelência, garantindo a satisfação do consumidor. Para isso, ter um bom serviço de fulfillment em seu e-commerce é essencial.
São muitos os problemas que podem ser sanados com o apoio do fulfillment, mas o principal deles é o gerenciamento do estoque com inteligência.
O fulfillment representa pelo menos metade da experiência do cliente. Ele contribui para clientes saírem satisfeitos e quererem comprar mais e as empresas, após investimento inicial, ganham uma operação muito mais rentável e com mais vendas.
E-commerces se apoiam no fulfillment para despachar com rapidez as mercadorias vendidas aos clientes. Lembram da praticidade e otimização de tempo que falamos no início deste texto e que os clientes buscam?
Vale ressaltar que os esforços de um fulfillment sofisticado devem começar ainda antes: no armazenamento dos produtos para facilitar a coleta e a montagem dos pedidos. Não basta saber o período em que o volume de vendas aumenta. Para gerenciar o estoque você também precisa entender quais são os produtos mais procurados na volta às aulas (bem como em outros períodos de aquecimento de vendas).
Com as atividades de logística bem gerenciadas, é possível alcançar novas praças e disponibilizar seus produtos para consumidores de diferentes localidades, o que pode levar a um aumento das vendas e, consequentemente, um incremento na receita.
Benefícios de investir em uma boa gestão de fulfillment para períodos de alta demanda, como a volta às aulas
A gestão de fulfillment pode trazer ainda outros benefícios, como cuidar de toda a sua operação. Isso varia de acordo com o formato do serviço contratado, porém, entregar a sua logística na mão de quem analisou cada etapa, lhe dá a certeza de que o melhor está sendo feito para o seu negócio.
Ainda, em caso da terceirização da operação, você tem a possibilidade de trabalhar com diversas transportadoras, já parceiras, para aprimorar a experiência do cliente, além de auxiliar na gestão de devoluções e trocas, melhorando a reputação da empresa. Sem esquecer, é claro, da possibilidade de ter um parceiro que faça a gestão do seu estoque de múltiplos canais de venda, concentrando em um único lugar as suas vendas próprias e de marketplaces, garantindo que você não se “perca” com o estoque.
A propósito, a volta às aulas pode ser uma oportunidade para “fazer a limpa” em seu estoque, afinal mercadoria parada é sinônimo de dinheiro parado! Por isso, uma das dicas para gerenciar o estoque em momentos como esse é enxergá-lo como chance para fazer os produtos girarem.
Para isso você deve fazer um inventário para saber exatamente tudo que está estocado e, assim, identificar aqueles itens que estão há mais tempo sem saída. Aproveite a volta às aulas para fazer promoções específicas para esses itens. Assim, você aumenta as chances de venda e evita que eles fiquem parados.
E como você pode fazer isso? Valendo-se desde os tradicionais descontos até a montagem de combos, promoção progressiva e frete grátis. Lembre que você está diante de um período de vendas em potencial. Não desperdice isso!
Lembre-se que, ao oferecer uma política de devolução transparente e eficiente, o consumidor sente-se mais seguro para comprar, pois sabe que tem a opção de devolver ou trocar o produto caso seja necessário. Isso tende a aumentar a confiança dele na marca, resultando em fidelização e recomendação para outras pessoas.
Períodos de aumento da demanda fazem com que muitas empresas se atrapalhem com a operação logística. As transportadoras parceiras não dão conta de fazer todas as entregas. O cliente recebe o produto errado ou fora do prazo e uma série de outros inconvenientes. Consequentemente, o fluxo de logística reversa aumenta: uma grande quantidade de produtos começa a retornar para o centro de distribuição.
Nos dois cenários, é necessário ter um bom planejamento de logística reversa. Caso contrário, a chegada desses produtos pode comprometer a gestão do seu estoque.
Invista em uma gestão de fulfillment especializada e se prepare para o aumento da demanda com a volta às aulas. Conte com a UX Group!
Contar com uma gestão parceira especializada em fulfillment pode auxiliar no redesenho e otimização do centro de distribuição, considerando fatores, como espaço, capacidade de armazenagem, sistemas de automação, gerenciamento do estoque e padronização de processos.
A contratação de uma gestão de fulfillment também pode ajudar a identificar soluções inovadoras para os problemas que o seu e-commerce enfrenta no processo logístico, aumentando a competitividade e o sucesso nos negócios.
Esse trabalho permite aprimorar a sua operação, melhorar a velocidade de entrega, reduzir custos e, ainda, garantir a satisfação dos seus consumidores nas compras de volta às aulas.
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