5 dicas para oferecer um unboxing experience inesquecível

O parceiro logístico perfeito é aquele que oferece suporte do início ao fim. Portanto, quando se trata de garantir experiências incríveis, cada etapa que ocorre após o cliente confirmar sua compra com um clique precisa receber atenção especial, para que faça a diferença lá na frente e isso inclui a embalagem.

Desde o recebimento dos produtos, conferência, endereçamento, armazenamento, separação, preparação do produto, embalagem, envio para o primeiro e último trecho da entrega, acompanhamento e rastreamento, tudo isso deve ser muito bem planejado, na tentativa de minimizar erros que possam transformar o que era para ser maravilhoso em uma catástrofe.

De todos os pontos mencionados acima, um deles ainda não recebe o devido valor por muitos e-commerces: a embalagem dos produtos. Muito mais do que trazer segurança para o item, as embalagens tornaram-se uma forma de aprimorar  a experiência dos clientes. Contar com um parceiro logístico que pense e execute isso é garantia de que a entrega será ainda mais especial.

Aliás, ultimamente, especialmente com a cultura dos influenciadores digitais, tem ganhado destaque o unboxing experience, que nada mais é do que a experiência do consumidor ao desembalar um pedido e ter o primeiro contato com a compra que fez na internet.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para lhe contar sobre o poder das embalagens para além da segurança das mercadorias e como pequenos detalhes fazem a diferença para encantar e fidelizar o seu cliente. Entre outros, falaremos também sobre o conceito de unboxing experience. Acompanhe e saiba mais.

Embalagens importam tanto quanto os produtos que carregam

Para muitos clientes, guardar a embalagem original faz parte do processo. E chega a ser, em alguns casos, mais valioso do que o que está dentro. Podemos fazer uma analogia com o varejo físico. Muitos clientes esperam ansiosamente pelo momento de entrar na loja e sair com aquela sacola bonita – que depois vão levar de um lado para o outro. Isso faz parte da experiência, e no e-commerce isso também precisa ser considerado.

Por isso, na hora de preparar o produto para ser enviado, todo cuidado é pouco. As caixas originais precisam ser preservadas e envoltas corretamente, com lacres adequados. Plástico bolha, caixas reforçadas para a embalagem original e suportes de isopor para encaixar o produto e evitar danos – vale tudo.

É importante ressaltar que, além da natureza do produto, a embalagem precisa ser compatível com o transporte utilizado. Portanto, é fundamental que o seu parceiro logístico conheça o seu negócio, entenda a importância do que ele embala e transporta, e saiba o que traz felicidade ao seu cliente.

Surpreenda positivamente o seu cliente desde o momento que ele recebe até a abertura da embalagem

Além de garantir que a embalagem original seja preservada e que nenhum dano ocorra, é importante proporcionar ao cliente uma sensação de “uau” e personalização ao receber o produto tão esperado.

Embalando os produtos em caixas personalizadas, que se comunicam com o consumidor e transmitem a identidade da marca, estamos falando da prática conhecida como packvertising, do inglês packaging (embalagem) e advertising (publicidade).

Além disso, há a possibilidade de personalizar o processo final da expedição. Pode-se optar por enfeites, perfumes que remetam à marca. Considere todos os aspectos da embalagem, como a experiência sensorial, segurança e fidelização. A sustentabilidade também é um diferencial importante e positivo para as marcas, especialmente devido ao discurso e às práticas de ESG.

Ao entregar um produto em uma embalagem personalizada, é possível considerar todos os sentidos para proporcionar uma experiência sensorial completa. 

A visão será conquistada com uma apresentação bonita; o tato pode explorar diferentes texturas; e o olfato, sem dúvida, é um dos sentidos que mais impactam as pessoas. Enviar um cheiro agradável ou um aroma especial da marca certamente irá tocar o coração até dos clientes mais durões.

E não para por aí! Que tal uma mensagem personalizada? Isso também é muito valorizado e ajuda a estreitar o relacionamento com o cliente. No caso de e-commerces de pequeno porte, muitas vezes eles entregam produtos com cartas feitas à mão ou adicionam algum toque manual na embalagem, humanizando o processo de compra e venda virtual.

Mas mesmo algo simples e singelo, como um cartão impresso com o nome do consumidor e um agradecimento especial pela compra, já faz uma grande diferença. Incluir um brinde especial, além de ser uma surpresa agradável, pode incentivar o consumidor a comprar mais itens em sua próxima compra.

Quanto mais detalhes colocar, mais cuidado e atenção transparecerá, estabelecendo uma relação de proximidade com o consumidor, garantindo a sua fidelização.

Unboxing experience: o que é e qual a importância dessa tendência para o e-commerce?

O unboxing experience é a experiência de tirar algo da caixa, da embalagem. No e-commerce, isso se refere ao momento em que o cliente recebe e desembala o seu produto.

A ideia é que a loja virtual capriche na embalagem e surpreenda positivamente o consumidor. Isso pode ser feito com uma caixa personalizada, um bilhete de agradecimento, um perfume borrifado na caixa, um brinde, um desconto para a próxima compra, ou até mesmo uma combinação de todas essas opções. A criatividade do lojista é fundamental. E contar com um parceiro logístico que pense em tudo isso, lhe deixa mais confiante de que o consumidor será impactado positivamente.

Para ter ideias de como aplicar o unboxing experience em seu e-commerce, você pode analisar suas próprias experiências de compra on-line. Lembre-se das melhores e piores experiências que teve ao receber uma encomenda e coloque-se no lugar do cliente. Veja o que mais combina com o seu produto.

Com o crescimento das redes sociais e do próprio e-commerce, os vídeos de unboxing tornaram-se populares na internet. Influenciadores digitais e consumidores começaram a compartilhar suas impressões sobre os produtos.

Investir no unboxing experience é mais uma maneira eficaz de destacar seu e-commerce. Ao transformar a entrega do pedido em uma experiência encantadora e única para o consumidor, você adiciona valor à compra e fortalece a conexão com ele. Isso pode levar à fidelização dos clientes e, consequentemente, ao aumento do faturamento.

Segundo a pesquisa Customer Trends, do Opinion Box, 81% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência em todas as interações com a marca, desde o atendimento até a entrega final. Além disso, um unboxing experience bem planejado pode servir como uma estratégia eficaz de publicidade para sua loja.

Quando os clientes ficam positivamente surpreendidos com a entrega do pedido, eles têm mais chances de compartilhar suas experiências nas redes sociais, recomendando sua loja para amigos e familiares. Isso pode transformá-los em promotores da sua marca, aumentando sua visibilidade e atraindo mais clientes em potencial.

A Insecta Shoes é uma marca de moda vegana e ecológica. Suas embalagens são recicladas e recicláveis, o que por si só já é um convite para os consumidores que seguem esse estilo de vida. A caixa da coleção adulto, por exemplo, vira um porta livros e um cachepô. Mas não somente isso. Nas redes sociais, a empresa já compartilhou uma parte do seu processo logístico no seu centro de distribuição.

Além de todo cuidado com o produto, embalado manualmente, com etiqueta personalizada, um cheirinho característico é borrifado, para tornar o recebimento do pedido ainda mais agradável.

E aí, pronto para oferecer um unboxing experience inesquecível? Separamos algumas dicas para surpreender o cliente de seu e-commerce

  1. Personalize as embalagens

Além de proteger os produtos durante o transporte, as embalagens têm o potencial de causar uma ótima primeira impressão nos compradores. Não é necessário investir em formatos ou materiais muito diferentes. Uma embalagem de qualidade, resistente e com um design bonito e funcional já transmite uma boa imagem do seu negócio. Considere também embalagens práticas, que os clientes possam guardar e reutilizar no dia a dia.

Personalize a embalagem com a identidade visual da sua marca, incluindo cores, logotipo e outros elementos estéticos associados à sua loja. Dessa forma, quando o consumidor receber a encomenda, imediatamente identificará que é uma compra feita em seu e-commerce. Essa personalização ajuda a fortalecer o reconhecimento da marca e a criar uma conexão emocional com o cliente.

  1. Envie uma mensagem junto com o produto

Dependendo da situação, o texto pode ser escrito à mão, o que traz um toque pessoal e especial ao recado. Além disso, é interessante chamar o cliente pelo nome, mostrando que você se importa com ele de forma individualizada.  Isso geralmente é mais difícil para empresas maiores, mas, se você tiver uma pequena loja virtual, pode ser uma ótima estratégia.

Incentive-o a fazer uma avaliação on-line da compra, pois isso é importante para o seu negócio. Se necessário, você pode se inspirar em um modelo geral de recado, mas lembre-se de personalizá-lo de acordo com o seu segmento e a compra específica do cliente. Isso demonstrará cuidado e atenção aos detalhes, aumentando a satisfação do cliente.

  1. Ofereça brindes, amostras e cupons de desconto

Quem não gosta de receber um presente, não é mesmo? Essa é exatamente a razão pela qual enviar pequenos brindes junto dos pedidos é uma excelente maneira de surpreender seus clientes.

Ao se basear nos produtos comprados e no perfil do seu público-alvo, você pode incluir presentinhos que sejam atrativos. Pode ser algo simples, como adesivos, chocolates ou amostras grátis, que ainda apresentam novos produtos da sua loja aos consumidores. Essa prática ajuda a criar uma experiência positiva e memorável, além de fortalecer a fidelização dos clientes.

Você também pode enviar um cartão com um cupom de desconto no pacote. Essa é uma forma de agradar o cliente e incentivá-lo a voltar ao seu site para fazer novas compras, fidelizando-o. Os códigos promocionais podem oferecer diferentes tipos de benefícios, como frete grátis, desconto ou crédito para a próxima compra. Além disso, o cupom pode ser presenteado para algum amigo do cliente, ajudando a atrair novos consumidores para o seu e-commerce.

  1. Aposte do poder olfativo

Assim como a Insecta Shoes, você pode borrifar uma essência ou perfume na caixa para tornar a experiência ainda mais sensorial. Toda vez que o cliente sentir um aroma parecido, irá lembrar da sua marca.

  1. Aproveite datas comemorativas

Aproveite datas comemorativas para personalizar as encomendas do seu e-commerce. Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães… Selecione datas relevantes para o seu segmento e ofereça embalagens, brindes e mensagens temáticas nesses períodos.

Essa é uma ótima maneira de aproveitar a sazonalidade e proporcionar um unboxing experience ainda mais especial para os seus compradores.

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Lucas Costa

Com mais de 10 anos de experiência em Planejamento de Operações focadas em E-commerce e abastecimento de lojas. Atuei em vários setores desde S&OP / S&OE, Planejamento de Demanda, Footprint da Malha de Distribuição, Planejamento de Recursos Operacionais, Implantação de ERPs, WMS e TMS, Implantação de novos produtos para suportar as operações de CDs, Line Haul e Last Mile. Focado em processos e movido a metas, hoje, meu grande desafio é aplicar o vasto conhecimento que adquiri ao longo dos anos no setor e trazer soluções com priorizem o foco no cliente e na sua experiência no processo de compra.
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