Marketplaces de nicho: saiba como destacar seu negócio nos segmentos de saúde, beleza e bem-estar

Os segmentos de saúde, beleza e bem-estar estão no topo da lista dos grandes impulsionadores do varejo digital. E não param de crescer! No Fórum E-commerce Brasil 2023, inclusive, estes nichos tiveram amplo destaque, com especialistas falando sobre as oportunidades e desafios enfrentados por sellers em marketplaces voltados para essas áreas.

Também é valioso reconhecer a relevância de complementar a experiência do canal digital, utilizando o aplicativo como parte da estratégia para oferecer uma logística mais rápida. A omnicanalidade pode ser um dos diferenciais competitivos que o marketplaces podem e devem utilizar a seu favor.

Especialistas já frisaram que os sellers enfrentam diversos desafios ao operar em diferentes plataformas. A qualidade do atendimento ao cliente, a operação logística e a dinâmica comercial foram apontados como pontos críticos. 

É neste âmbito que, para muitos, paira no ar o questionamento: o que fazer para se destacar em marketplaces de saúde, beleza e bem-estar? 

Tanto para os que já investem, como para os que desejam investir nesses segmentos, um fator é fundamental de considerar: o emprego da tecnologia por meio de soluções que irão alavancar suas vendas. Discorremos sobre isso neste texto. Confira!

O que explica o crescimento acelerado dos marketplaces de saúde, beleza e bem-estar?

O mercado de beleza é um dos segmentos que mais cresce atualmente, devido a uma série de razões. Isso não se deve apenas aos constantes lançamentos, desenvolvimento de novas tecnologias, novos serviços e novas fórmulas, mas também ao fato de que as pessoas estão investindo mais em produtos e serviços que promovem o bem-estar e a autoestima. A cada ano surgem novas marcas e produtos que impulsionam o mercado e o tornam mais dinâmico.

Este segmento oferece uma gama de produtos, com  diversidade de cores, texturas e efeitos que atendem todos os consumidores, com faixas de preços na medida para todos os públicos. Segundo especialistas, hoje, o que configura a categoria como fundamental e top seller nos marketplaces é o fato de termos uma população mais ávida em cuidar da autoestima e do bem-estar, reforçando uma cultura que foi muito marcante na pandemia.

Outro fator que impulsionou as vendas foi o aumento da omnicanalidade e seu acesso por parte do público. As redes de varejo, perfumaria, saúde e beleza, em resposta às necessidades do mundo atual, migraram para o mercado digital, o que resultou em um aumento geral na categoria. Isso fez com que as marcas se tornassem mais conhecidas por meio da vitrine virtual. 

No Brasil, o setor  ainda não chegou ao auge do desenvolvimento de mercado. Ocupamos o terceiro lugar no mundo na lista de países que mais consomem produtos de beleza. Mesmo com a expansão, tanto o varejo físico quanto o on-line ainda representam pouco do seu real potencial. Ainda há muito espaço para crescer e apostar em negócios diferentes, marcas novas e parcerias com indústrias de determinados mercados.

E já que mencionamos a pandemia, as mudanças nos hábitos de consumo da população ocasionadas pela emergência sanitária levou à digitalização das farmácias. Como sabemos, o varejo farmacêutico foi um dos setores que mais precisou se adequar ao ambiente on-line, pois a grande maioria das farmácias ainda não estavam adaptadas a este cenário. 

Com isso, marketplaces e sem excluir as entregas delivery foram um excelente caminho de transição e um novo canal de vendas.

Quais as vantagens de investir em marketplaces de nicho, como os de saúde, beleza e bem-estar?

Quem possui um negócio físico sabe que ter presença on-line é fundamental para impulsionar e mantê-lo em crescimento. E aqueles que já trabalham apenas no ambiente digital sabem o quão importante é estar presente nesses canais, seja por meio de um e-commerce próprio ou através de marketplaces.

Além das diferentes opções de venda, uma estratégia promissora para atrair mais consumidores é investir em marketplaces de nicho. 

Assim como os marketplaces generalistas, os “nichados” funcionam como shoppings virtuais, mas com a diferença de que eles se concentram em atender segmentos específicos, buscando suprir as demandas exclusivas de determinados grupos de produtos. É o caso das plataformas voltadas para saúde, beleza e bem-estar.

Para os sellers, o principal benefício em fazer parte de um marketplace de nicho é poder contar com uma melhor segmentação de interesse do público. Mas no que isso se reflete? 

Ocorre que esse modelo tende a atrair consumidores que possuem necessidades ou desejos relacionados aos produtos da categoria específica, sendo necessário apenas o desenvolvimento de uma boa estratégia pelo seller para poder se destacar frente aos concorrentes.

Há também as vantagens comuns de estar presente em qualquer marketplace. Você consegue ter uma estrutura montada para a comercialização dos produtos, com potenciais clientes que já navegam pela plataforma diariamente, sem a necessidade de gastar energia para iniciar um site próprio do zero. 

Especialistas afirmam que trabalhar com diversas categorias de produtos é interessante desde que você consiga administrar o estoque e manter sempre abastecido com as novidades de cada nicho. E um modelo não exclui o outro. Ou seja: você pode estar em um marketplace de nicho e em outro mais abrangente, desde que faça a gestão adequada do negócio.

Para quem tem como objetivo crescer rapidamente e destacar sua marca, os marketplaces, especialmente os de nicho, costumam ser um atalho, oferecendo várias vantagens para o varejo. Confira as principais delas:

  • Meios de pagamento: Uma das principais vantagens é a estrutura já consolidada, na qual os vendedores podem aproveitar um ambiente pronto, reduzindo a preocupação com detalhes importantes como implementação de sistemas, codificação, funcionalidades, segurança, integração com meios de pagamento e desenvolvimento de métodos de entrega. Isso permite que você se concentre nas ações de marketing e vendas.
  • Operação logística: Além disso, aderir a um marketplace significa menor investimento de tempo e dinheiro, dispensando várias ações que seriam necessárias ao desenvolver um e-commerce próprio. O marketplace oferece uma estrutura comum para todos os vendedores, incluindo logística.
  • Visibilidade: Anunciar em um marketplace também traz visibilidade. Muitas marcas se beneficiam ao estar presentes em uma plataforma que naturalmente atrai um grande público devido ao seu tamanho. Isso pode ser uma oportunidade para alcançar novos públicos e impulsionar as vendas, em vez de construir uma audiência do zero.
  • Aumento de receita: Todas essas vantagens permitem direcionar recursos para outras ações igualmente importantes, como atrair público e  aumentar receita.
  • Gestão multicanal: Apostar em múltiplos canais é uma das estratégias para expandir as vendas no digital. Isso pode se dar criando uma loja virtual própria, escolhendo os marketplaces que fazem sentido para o seu negócio e ainda cuidando de uma loja física. Diferentemente dos e-commerces, os marketplaces entregam muitos visitantes mensais, mas você e sua marca estarão concorrendo com centenas de vendedores. Vender em marketplace é conveniente para novos empreendedores, pois a estrutura já está pronta e economiza tempo e dinheiro.
  • Gestão de frete: Uma eficiente gestão de frete é importante porque em caso de erros, na visão do cliente, a culpa recairá sobre o site que ofereceu o produto, e não no serviço terceirizado. Dessa forma, caso ocorra algum problema na entrega de um pedido, para o cliente, a responsabilidade é do marketplace. Questões desse tipo podem ser levantadas pelo cliente de forma legal, já que a compra foi feita por meio do seu portal. Por isso, é fundamental o acompanhamento da eficiência e a qualidade dos serviços de entrega que os parceiros oferecem. Para que uma gestão do frete em marketplaces seja eficiente, é preciso mudar o cenário atual investindo em planejamento, tecnologia, estratégia e inovação. E contar com uma tecnologia que agrega tudo isso, faz toda a diferença.

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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