6 benefícios para o e-commerce de moda e os principais sistemas para gestão de entregas

A indústria da moda vem dominando os meios digitais e  tornou-se o Top 1 de faturamento no e-commerce global, segundo pesquisas de mercado. O segmento gera uma receita anual de US$ 525 bilhões e há uma projeção de crescimento médio anual de 11,4% nas vendas on-line. Com isso, espera-se que o mercado atinja a marca de trilhão de dólares em dois anos.

Com o recente avanço tecnológico, o mercado passou por uma transição e os consumidores alteraram a forma de comprar seus produtos. Roupas, calçados, acessórios e outros itens passaram  a ser muito mais adquiridos via  internet, o que levou a uma queda nas vendas físicas. Para se ter uma ideia, em 2022, as vendas on-line cresceram 16% em relação ao ano anterior.

A indústria da moda também passou por essa transformação e precisou se adaptar rapidamente ao mercado digital, destacando-se quase que instantaneamente. Além de liderar o ranking de e-commerce em 2022, durante o período da coleção outono e inverno, houve um aumento considerável de 13% nas compras on-line nesse segmento. Na lista dos produtos mais vendidos, lideram vestuários e calçados.

Ocorre que para acompanhar esse crescimento é preciso que o e-commerce de moda invista em tecnologia, especialmente para fazer a gestão adequada de suas vendas, o que, consequentemente, resultará na satisfação do consumidor. 

Mas como fazer isso? No que exatamente investir? E mais, quais os benefícios efetivos desses investimentos para o negócio? Falaremos disso neste conteúdo. Acompanhe!

Sistemas de gestão de entrega: soluções que auxiliam além do transporte de pedidos

Sistemas de gestão de entregas são soluções integradas que permitem acompanhar o envio de produtos e mercadorias desde o momento em que são coletados no ponto de origem até a entrega ao destinatário. Esse processo envolve não apenas o transporte em si, mas também a gestão de estoque, o controle de frete, a interação com motoristas e o rastreamento de pedidos.

Quando falamos da gestão logística de um e-commerce de moda,  o frete entra como um importante diferencial competitivo. Uma gestão de fretes 100% automatizada e transparente é essencial, desde a simulação até a conciliação. Assim, como oferecer variedade de fretes, inclusive com compensação de carbono. Isso ajuda a ter a certeza de que foi oferecido o melhor frete para o seu cliente e que você está pagando o que de fato foi acordado com a transportadora. 

Além disso, um sistema de gestão de entregas também pode abranger a relação com parceiros, clientes e distribuidores, garantindo uma comunicação eficiente e facilitando a coordenação de todas as etapas do processo de entrega.

Esta é uma solução abrangente que permite controlar e monitorar todas as atividades relacionadas ao transporte e entrega de mercadorias, garantindo uma operação eficiente e um serviço de qualidade aos consumidores.

Vale frisar que com o rastreamento em tempo real, você mantém mais controle sobre o processo de atendimento de pedidos e pode resolver rapidamente quaisquer problemas que surjam. Sem um sistema como esse, informações importantes podem ser perdidas, resultando em um acúmulo de e-mails de compradores insatisfeitos.

Seis benefícios de utilizar um sistema de gestão de entregas no e-commerce de moda

São muitos os benefícios que seu e-commerce de moda passa a usufruir quando adota um sistema de gestão de entregas. Apresentamos os principais a seguir.

  1. Monitoramento em tempo real

Gerenciar as coletas e entregas em tempo real traz agilidade para a sua operação. A obtenção de informações atualizadas, a cada segundo, permite ter controle total do que está acontecendo na rota. Isso inclui saber se um pedido foi entregue ou não, se a frota está cumprindo o horário planejado, se ocorreu uma pausa não prevista por parte do motorista e se o comprovante de entrega foi assinado pelo cliente.

Esse acompanhamento constante simplifica a rotina operacional e melhora a produtividade. Em caso de atrasos, os dados disponíveis permitem tomar medidas para evitar o descumprimento do prazo de entrega acordado.

Além disso, a central de operações mantém contato direto com os motoristas e pode acompanhá-los por meio de painéis de dados e telas com mapas, mostrando seu deslocamento e os serviços realizados. No geral, essa abordagem permite que a equipe lide de forma ágil com imprevistos, garantindo que as entregas sejam realizadas no prazo acordado com o cliente.

  1. Redução de custos

Situações como furtos e roubos de carga acarretam grandes prejuízos para as empresas. No entanto, por meio de um sistema eficiente de gestão de entregas, as transportadoras têm a capacidade de reduzir essas perdas ao criar automaticamente rotas mais seguras e acompanhar o percurso de cada carga.

É importante destacarmos que possíveis cancelamentos de pedidos também resultam em altos custos, geralmente decorrentes de atrasos significativos e falta de transparência com o cliente. Felizmente, esses problemas podem ser evitados ao oferecer a opção de rastreamento da mercadoria, proporcionando maior segurança e confiança para todas as partes envolvidas.

Assim, ao utilizar um sistema de gestão de entregas em seu e-commerce de moda, as transportadoras conseguem minimizar os prejuízos decorrentes de motivos adversos, garantindo um serviço mais seguro, eficiente e confiável para seus consumidores.

  1. Facilita a contratação de transportadoras

Contratar os serviços de uma transportadora terceirizada é uma prática comum em logística, por oferecer uma alternativa mais econômica e eficiente para empresas que adotam esse processo.

Embora as facilidades proporcionadas sejam evidentes, ainda existem desafios a serem superados. Por exemplo, o gestor da empresa contratante precisa lidar com uma série de atividades, como:

  • Gerenciamento dos fretes;
  • Análise do fluxo de estoque;
  • Cumprimento dos prazos de entrega;
  • Tratamento de casos de devolução e reentrega;
  • Monitoramento da satisfação dos clientes.

Essas são rotinas complexas que exigem o suporte de tecnologias para serem executadas de maneira ágil e confiável. Afinal, até mesmo pequenos erros podem causar problemas na operação logística. Portanto, contar com sistemas tecnológicos é fundamental para garantir o sucesso e a eficiência nesse processo.

  1. Tomada de decisão mais ágil

Outra vantagem de utilizar um sistema de gestão de entregas é que o e-commerce de moda consegue compreender seus pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas, já que o sistema fornece uma série de informações precisas, como:

  • Eficiência de cada motorista;
  • Taxas de cumprimento de prazos e atrasos;
  • Cumprimento das rotas;
  • Taxas de roubos e extravios;
  • Número de problemas com os veículos, entre outros.

Dessa forma, você pode tomar as melhores decisões, otimizar os processos e obter um retorno financeiro que torna o negócio mais competitivo.

  1. Melhora a experiência (e satisfação) dos clientes

A gestão de entregas é fundamental para tornar o transporte de cargas mais rápido, seguro e eficiente. Ao implementar um bom gerenciamento, seu e-commerce conseguirá realizar mais entregas em menos tempo, reduzindo o tempo de espera dos clientes.

Isso tem um impacto significativo na percepção da sua empresa pelos consumidores, aumentando sua satisfação. Além disso, quando as empresas conseguem reduzir os custos operacionais e oferecer taxas de entrega mais acessíveis, os benefícios se tornam ainda mais evidentes. Lembre-se que uma boa experiência é quase uma garantia de uma nova compra.

  1. Facilita a logística reversa

Quando o assunto é gestão logística para e-commerce de moda, a logística reversa é uma ação fundamental. A experiência de comprar roupas no varejo digital difere da de uma loja física, quando é possível comprar com os olhos, experimentar e, se não servir, trocar rapidamente. Quando falamos de compras on-line, precisamos ter em mente que o cliente só terá certeza de que o item comprado atende a sua necessidade no momento em que recebe no seu endereço.

Pode ser que o tamanho e outras características não caiam como imaginado e, então, acontecem devoluções e trocas. E para isso, a logística reversa precisa estar muito bem planejada para reduzir dores de cabeça e frustrações, tanto para o cliente como para a marca.

Ao cliente não cabe ter o trabalho de embalar novamente a mercadoria a ser trocada ou devolvida, se locomover para deixá-la em um posto dos Correios e lidar com toda a burocracia que pode haver. O ideal é que o item seja coletado e devolvido no seu endereço, sem dificuldades. Vale destacar que quando o cliente solicita a troca de um item, a expectativa dele em relação ao recebimento do produto se renova e é bem maior que da primeira entrega. Ou seja, se houver dificuldades nesse processo, as chances de insatisfação aumentam. Quando o processo é fácil e sem custos para o cliente, mais de 90% deles voltam a comprar na loja.

O seu negócio precisa ter uma política de troca e devoluções bem estruturada, clara e sempre em fácil acesso ao consumidor. O cliente não pode ficar perdido, sem saber como proceder nos casos da logística reversa.

Os principais sistemas para a gestão do last mile de seu e-commerce de moda

Essa etapa precisa ser bastante precisa e controlada. Com o auxílio de um Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS) e de uma solução de rastreamento, é possível ter total controle e transparência em todas as etapas da entrega, assim saber quando e como o seu produto será entregue para o cliente.

Além disso, é preciso lembrar que quando alguém compra qualquer produto a entrega atrasa ou essa pessoa simplesmente perdeu a informação de onde está esse produto, é comum a dúvida de quem procurar? 

O primeiro caminho é o seller, o intermediador da compra. No entanto, muitas vezes ele não tem autoridade e nem ingerência sobre essa etapa. Aí é necessário literalmente “ir de galho em galho”, o que faz com que um pedido de informação acabe transformando-se em três ou quatro ligações, muitas vezes sem sucesso. 

Grandes varejistas de moda investem em robôs para reduzir o tempo de entrega. A inclusão de robôs no processo de seleção e separação de produtos em estoque já ocorre há bastante tempo, mas a pressão da demanda pela integração de canais de distribuição começou desde o início da pandemia, com o aumento das vendas on-line.

Listamos abaixo os cinco principais sistemas para gestão de entregas em e-commerce de moda. Confira.

  1. Sistema de roteirização

A roteirização de entregas é o processo de criar e organizar as melhores rotas de entrega a serem cumpridas pelos motoristas. Os objetivos dessa atividade envolvem:

  • Otimizar recursos, como tempo e combustível, reduzindo os custos da operação e maximizando os lucros;
  • Garantir que todas as entregas sejam de fato realizadas;
  • Assegurar que os prazos de entrega prometidos ao consumidor sejam cumpridos;
  • Reduzir a ociosidade de trabalhadores e veículos;
  • Diminuir o desgaste do veículo, prolongando a sua vida útil;
  • Obter maior assertividade nas rotas traçadas.

A junção desses aspectos nos leva diretamente ao aumento da satisfação do consumidor. As falhas no processo de entrega estão entre as maiores queixas de quem faz compras on-line. Ao minimizá-las, seu e-commerce  torna-se mais confiável e se posiciona como a primeira opção do cliente.

  1. Cálculo de frete

Com o consumidor cada vez mais exigente e ávido por descobrir as melhores opções disponíveis no universo on-line, o frete passou a ser uma questão crítica e o mercado agora vive em busca de soluções que não apenas façam o cálculo deste custo, mas também descubram a alternativa mais barata e mais rápida para o consumidor, em apenas milissegundos.

Saiba que existem formas de comparar fretes e apresentar a melhor alternativa para o cliente de forma extremamente ágil, alcançando índice de mais de 45% na redução de despesas de frete no caso de volumes pequenos. 

Mas para isso, é preciso investir em tecnologia desenvolvida com base em muito conhecimento em logística, considerando detalhes e peculiaridades – tudo para as tabelas serem cada vez mais inteligentes. 

Apresentar o frete no momento certo é fundamental para não perder a venda, e se este frete for o mais em conta possível, melhor ainda. Quem conseguir implementar tecnologias que satisfaçam este tipo de necessidade, certamente ganhará o cliente.

  1. TMS embarcador

Um TMS embarcador é um sistema utilizado por empresas que precisam coordenar e controlar o transporte de suas cargas. Ele oferece recursos para calcular fretes, selecionar transportadoras, rastrear as entregas em tempo real e gerenciar todas as etapas do processo logístico.

O TMS embarcador é especialmente voltado para empresas embarcadoras, ou seja, aquelas que fabricam produtos e precisam enviá-los aos seus clientes. Ele permite otimizar o planejamento e a execução das entregas, garantindo maior eficiência, redução de custos e melhor controle dos recursos. 

  1. WMS

O sistema de gerenciamento de armazéns é uma ferramenta essencial para transportadoras com potencial competitivo no mercado.

Além de auxiliar no dia a dia das operações referentes ao estoque, o WMS também consegue fazer o controle de inventário, entrada e saída de produtos, portaria do estoque e otimizar de forma automatizada o processo de picking.

Esse sistema também pode ser parametrizado para controlar as informações das mercadorias por meio do código de barras ou executar o rastreamento das mercadorias com as etiquetas de RFID (Radio-Frequency Identification, na sigla em inglês).

  1. Rastreamento ou tracking

A utilização de ferramentas de rastreamento associadas à utilização de bots automatizados, reduzem, consideravelmente, os chamados ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, desafogando e otimizando o tempo de resposta do atendimento.

Lembre-se também de nunca deixar o consumidor desassistido. Em caso de problemas, tenha uma central de atendimento com estrutura adequada e que permita  rastrear a entrega, antecipando-se a possíveis ocorrências e prestando assistência ao consumidor.  No geral, o fator de sucesso está em não gerar atritos, cumprindo o combinado.

Na logística 4.0, não tem como ser diferente: logística e tecnologia precisam ser inseparáveis. Podemos ver essa união em sistemas de tracking operacional em tempo real e de pedidos, informações de entrega, documentos eletrônicos, gerenciamento de incidentes, torre de controle, para citar alguns.

Contar com um aplicativo, por exemplo, que não só rastreia pedidos, como unifica as informações de todos os envolvidos no processo de compra, centralizando tudo em um único local e, ainda, permitindo interações entre quem compra, quem vende e quem entrega, é realmente uma facilidade e tanto. Vale para os dois lados: quem precisa ter e quem precisa prover a informação.

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O e-commerce de moda demanda um volume sempre crescente dos mais diversos produtos e das mais variadas origens, que devem chegar aos clientes o mais rápido possível em diferentes regiões do país e até mesmo em outros continentes. Essa agilidade, e consequentemente a segurança, é garantida pela gestão logística e pela tecnologia empregada nesse processo.

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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