Interoperabilidade: sistemas integrados para uma operação de e-commerce mais eficiente

Vivemos na era da quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas (IoT), interoperabilidade e computação em nuvem, proporcionando uma produção mais eficiente e flexível.

Inevitavelmente, esse conceito também se aplica ao e-commerce, que para  manter-se em destaque num mercado cada vez mais competitivo precisa investir em inovação e tecnologias, que resultarão, entre outras coisas, em melhor gestão operacional e agilidade na tomada de decisões.

Um dos princípios fundamentais é a interoperabilidade, definida como a capacidade de dois ou mais sistemas intercambiarem informações e utilizarem os dados trocados.

E-commerces interoperáveis são empresas que possuem sistemas de diversas naturezas integrados e uma estrutura concisa eficiente de compartilhamento de dados, visando alcançar suas metas e obter benefícios a partir disso. A interoperabilidade aumenta a competitividade às organizações, pois se relaciona às estratégias de negócio e é um fator crucial para o sucesso das empresas, influenciando diretamente na produtividade geral.

Tem dúvidas sobre o tema? Preparamos este texto especialmente para você. Falaremos sobre como a interoperabilidade, sua importância e como ela é mais uma aposta para o sucesso do seu comércio eletrônico. 

O que é interoperabilidade?

A interoperabilidade pode ser definida como a habilidade de um sistema trabalhar com outro sem ações específicas, mesmo que não sejam semelhantes. 

Essa troca de informações deve ocorrer de forma segura, garantindo eficiência e integridade dos resultados, especialmente em um ambiente em que há um grande volume de dados circulando via internet, como é o caso de um e-commerce, por exemplo. 

Para um sistema ser considerado interoperável, ele deve ter padrões abertos ou trabalhar com ontologias, que são capazes de transformar informações em afirmações que possibilitam a comunicação.

Vale destacar que interoperabilidade não é sinônimo de integração de sistemas. Embora complementares, os conceitos têm significados distintos. Como assim?

A integração é a conexão de dois ou mais sistemas, com dependência tecnológica entre eles, facilitando o acesso à informação e unificando as atividades do negócio. 

Já a interoperabilidade é o processo de comunicação entre sistemas, sem dependência tecnológica, transferindo informações de maneira uniforme de um setor para outro.

Interoperabilidade de sistemas em e-commerces

No comércio eletrônico, após a definição das decisões sobre o mercado, produtos, concorrência e consumidores, um dos maiores desafios é criar uma loja virtual. O site é a vitrine e a principal forma de comunicação entre a empresa e o consumidor. 

Você deve planejar cuidadosamente para compreender e atender a todos os aspectos do negócio. Um dos questionamentos mais comuns no varejo virtual envolve a seleção da plataforma de e-commerce, que abrange não somente essas questões, mas também uma série de outros aspectos, como segurança e confiança. 

Sendo o sistema base sobre o qual o negócio é construído e trabalhado, podemos afirmar que a plataforma de e-commerce é o coração do negócio.

A interoperabilidade num e-commerce é uma maneira de assegurar que as informações do negócio sejam transmitidas entre os diversos sistemas utilizados, tanto nas lojas físicas quanto on-line, e até mesmo nos marketplaces. Isso evita a duplicação de dados e lacunas que podem gerar erros na gestão e logística do negócio. 

A integração – e consequentemente a interoperabilidade, de seu negócio é a principal responsável por garantir a harmonia no funcionamento entre os diversos sistemas e ferramentas utilizados na rotina de um e-commerce.

Nas plataformas de e-commerce, as informações de estoque, prazos de entrega e outras informações são disponibilizadas aos clientes por meio de um sistema integrado, como um ERP. Esse tipo de sistema permite a integração de todos os dados e processos de uma empresa em um só lugar, para realizar a gestão administrativa, financeira, empresarial, de recursos humanos, de estoque, entre outras. 

Investir em um ERP é crucial para realizar uma gestão mais ágil e eficiente de todo o negócio, escalando o crescimento das vendas em um curto espaço de tempo, ajudando na monitorização de estoque, processamento de pedidos, faturamento, envio de produtos de forma rápida e eficiente, além de tornar a experiência do cliente mais completa e otimizada, melhorando consideravelmente os resultados de cada negócio.

Favorecendo a interoperabilidade: as integrações indispensáveis para otimizar o seu e-commerce

Com o avanço constante das tecnologias são muitas as ferramentas disponíveis para o e-commerce. ERP, CRM, TMS, automação logística, entre muitas outras, são ótimos exemplos de como o avanço tecnológico pode trazer mais agilidade.

Realizar a integração desses sistemas adequadamente pode exigir recursos financeiros consideráveis, além da contratação de profissionais especializados na área. Ainda assim, a integração é fundamental na evolução dos negócios e na busca por uma experiência de compra mais eficiente e segura para seus clientes.

Todas as soluções e sistemas de e-commerce possuem funcionalidades extremamente importantes para o bom funcionamento do negócio, seja para o setor logístico, operacional, financeiro e até mesmo de marketing. Com o uso de tantas ferramentas, no entanto, surge um novo problema a ser solucionado: a integração de todas elas.

Podemos definir a integração como uma forma de harmonizar. O que pode ser entendido também como “fazer com que todas as ferramentas falem a mesma língua”. Isso porque os dados obtidos por uma ferramenta podem gerar uma lacuna em outra.

Além disso,  pode ocorrer a duplicação de dados e problemas adicionais que prejudicam a gestão financeira, a logística e outros setores do e-commerce.

Assim como existem diversas empresas especializadas em soluções tecnológicas para e-commerce, também existem empresas que fornecem a integração. O importante é contar com soluções fáceis de usar, que promovam uma adaptação facilitada para o negócio. E que realmente solucionem as demandas do seu e-commerce. Conheça algumas delas:

  • CRM

A principal função de um CRM é melhorar o relacionamento com o cliente e aprimorar a gestão das vendas. Com um software de CRM, é possível acessar dados importantes sobre a clientela e potenciais clientes, permitindo antecipar necessidades e desejos dos consumidores. 

Dessa forma, torna-se mais fácil compreender a jornada de compra e analisar o comportamento dos visitantes que navegam na loja on-line. Além do CRM, é interessante investir em soluções específicas de fidelização, como plataformas de cashback, que estão em alta no momento.

  • TMS, ERP, WMS para uma gestão integrada e completa

Todas as receitas e despesas da sua empresa precisam estar registradas no fluxo de caixa para se avaliar os gastos. Assim, você deve contratar um software de gestão direcionado ao mercado de transportes para auxiliar a parte financeira e ter um diferencial no mercado.

O mais conhecido deles é o TMS, que realiza o gerenciamento completo, permitindo ao usuário realizar o acompanhamento e a otimização dos processos, com qualidade e confiança.

Essa gestão completa que o TMS possibilita otimiza a logística, permitindo que você e sua equipe controlem as operações e as entregas de um jeito amplo e integrado. Ou seja, o TMS possibilita existir um monitoramento e controle sob os custos específicos de cada operação. O resultado disso? Maior economia para sua empresa.

Esse sistema é utilizado para gerenciar o transporte de mercadorias, especialmente em cadeias de suprimentos, podendo ser integrado com outros softwares, como ERP e WMS, para automatizar o processo.

Além de auxiliar no dia a dia das operações referentes ao estoque, o WMS também consegue fazer o controle de inventário, entrada e saída de produtos, portaria do estoque e aprimorar por meio da automação o processo de picking.

Para otimizar o seu estoque é recomendado que você disponha de uma boa solução de gestão: um WMS integrado a um ERP. Isso é crucial para que o controle de estoque contábil da empresa seja muito bem gerido por esse WMS e, por sua vez,   garanta a acurácia nos processos de separação.

Quando não se encontra o item, o tempo de separação dele torna-se maior, fazendo com que se necessite de apoio para localização. É, então, que começam os problemas que  refletem, principalmente, em cancelamentos e todos os transtornos que os clientes que compram on-line terão por não receberem aquilo que compraram.

Normalmente, gestores de e-commerces pensam que implantar um sistema é a solução de todos os problemas para gestão e guarda dos produtos em seus respectivos endereços. Contudo, se você não tiver a garantia de que todos os itens presentes no sistema também estão no centro de distribuição, esse mesmo sistema pode se voltar contra você, ocasionando perda  de eficiência e de proatividade, além de atraso das entregas.

  • Marketplaces

Para quem tem em vista crescer rapidamente e destacar a sua marca, os marketplaces costumam ser um atalho, oferecendo inúmeras vantagens para o varejo. A principal delas é a estrutura, uma vez que os sellers podem usufruir de um ambiente já consolidado,  reduzindo a preocupação do varejista com alguns detalhes importantes, como a implementação de  sistemas, codificação, funcionalidades, segurança, integração com meios de pagamento e desenvolvimento de formas de entrega. Com isso, você pode se concentrar nas ações de marketing e vendas.

Mas não para por aí. Aderir a um marketplace é sinônimo de menores investimentos de tempo e de dinheiro, dispensando uma série de ações que seriam necessárias quando se opta por desenvolver um e-commerce próprio, uma vez que o marketplace conta com uma mesma estrutura para todos os sellers, inclusive de logística.

Anunciar em um marketplace também traz visibilidade. Muitas marcas  beneficiam-se ao estar presentes em uma plataforma que, por seu tamanho, naturalmente atrai um grande público. Essa pode ser uma oportunidade de se apresentar para novos públicos e impulsionar as vendas, em vez de construir uma audiência do zero. 

Os hubs de integração são ferramentas essenciais para quem trabalha com vários marketplaces, pois permitem o gerenciamento de múltiplas contas em um só lugar. Com as atualizações automatizadas e 100% integradas, você não precisa perder tempo modificando as informações individualmente. 

Dependendo do hub escolhido, é possível unificar os estoques de todos os marketplaces, gerenciar pedidos e solicitações do SAC, replicar anúncios e promoções em todas as plataformas de marketplaces, cadastrar os produtos em todas as contas de uma única vez e muito mais.

  • Atendimento omnichannel

Para manter a satisfação dos clientes, é importante que sua empresa ofereça uma variedade de canais de atendimento, mas esses canais precisam estar interligados. Por isso, é fundamental integrar sua loja virtual com plataformas de atendimento omnichannel. 

Essa solução garante que os clientes possam migrar de um canal para outro sem precisar repetir as informações fornecidas anteriormente. Por exemplo, o atendimento pode começar via chat, continuar pelo e-mail e ser finalizado pelas redes sociais. 

Além da praticidade, a integração do seu e-commerce com alguma plataforma omnichannel é essencial para quem deseja prestar um bom atendimento e manter a satisfação dos clientes.

Com a interoperabilidade, você visualiza os processos na íntegra, melhorando a gestão do seu e-commerce

A interoperabilidade possibilita uma visão ampla do negócio, que você visualize em um sistema tudo o que integra a organização de seu e-commerce. A amplitude de visão dos processos, é sem dúvidas a maior vantagem de digitalizar e automatizar os processos ligados ao seu negócio.

Com ela, você consegue ter a real noção de possíveis gaps, seja onde estiverem, no início, meio ou fim da operação, e agir rapidamente para solucioná-los.

Conte com a UX Group!

Assim como existem diversas empresas especializadas em soluções tecnológicas para e-commerce, também existem empresas que fornecem a integração. E o melhor, há empresas que oferecem os dois serviços de uma só vez. O importante é contar com soluções fáceis de usar, que promovam uma adaptação facilitada para o negócio. E o mais importante: que realmente solucionem as demandas do seu e-commerce.

As tecnologias desenvolvidas pela UX Group possuem mais de 1.000 integrações. Você não precisa abrir mão dos sistemas que já utiliza, mas pode contratar os nossos serviços para aprimorar a operação que você tem atualmente.

Quer saber mais detalhes de como funciona a interoperabilidade e saber como ela pode ser aplicada de forma personalizada ao seu negócio? Entre em contato conosco e faça um orçamento.

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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