A adesão de práticas ESG , como a compensação de carbono, é um caminho sem volta e isso, hoje, implica diretamente no posicionamento de uma marca na sociedade, especialmente no que compete às ações de sustentabilidade. A preocupação com o meio ambiente é uma obrigação de todos, mas também se sobressai como um diferencial competitivo.
No ramo do e-commerce, muitas empresas vêm adotando, constantemente, a chamada compensação de carbono. Trata-se de uma prática que busca neutralizar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelos processos logísticos.
A compensação de carbono pode ser realizada de diversas formas, desde o uso de tecnologias mais sustentáveis até a implementação de projetos de reflorestamento e de energias renováveis, por exemplo. Todos os meios levam a um único fim: reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades logísticas e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Se você ainda não é uma empresa carbon free e deseja tornar-se, ou mesmo para aqueles que desejam saber mais sobre o tema, este texto foi pensado para isso: esclarecer o que é, como funciona e os benefícios que a compensação de carbono traz para o e-commerce. Acompanhe e boa leitura!
Comportamento do consumidor dita regras que mostram porque investir em sustentabilidade
O estudo Who Cares Who Does (WCWD), realizado pela Kantar em 2021, constatou que a pandemia fez com que as pessoas refletissem mais sobre os impactos humanos na natureza. Como resultado, atualmente, 62% dos consumidores latino-americanos são ecologicamente sustentáveis quando vão às compras.
Nos próximos dez anos, mais da metade da população deverá se enquadrar no perfil de consumidor Eco Ativo. Isso significa que, se hoje as pessoas já buscam por marcas com embalagens recicláveis e produtos com selos orgânicos, amanhã o Google poderá priorizar sites sustentáveis que tenham menos consumo de energia e impacto ambiental reduzido.
Na verdade, o Google já está priorizando alternativas sustentáveis, aliás, como quando buscamos por passagens aéreas: o buscador prioriza voos com redução na emissão de CO2.
Por falar em Google, cada vez mais pessoas buscam termos relacionados à sustentabilidade. No Google Trends, as pesquisas relacionadas a ESG cresceram mais de 4.000% nos últimos cinco anos. Ou seja, vale a pena mostrar que o seu negócio é sustentável e preocupa-se com o meio ambiente.
Compensação de carbono é uma das alternativas sustentáveis que conquistam os consumidores
Estudos indicam que nas próximas décadas, as entregas last mile terão um aumento de 30%, acompanhando a tendência constante de compradores on-line. Em áreas urbanas, espera-se que a demanda aumente em até 78% até 2030.
Mas o que isso significa? Em resumo, significa que em até oito anos teremos um aumento anual de 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera e um aumento de 21% no trânsito das grandes cidades. Apesar desse cenário ser complexo e exigir tempo para ser resolvido, há alternativas que a logística pode adotar para impedir o avanço da poluição.
Uma opção para reduzir a poluição é a adoção de veículos que não dependam de combustíveis fósseis, como drones e robôs de entregas.
O uso de veículos elétricos também é uma maneira de reduzir a emissão de CO2 nas movimentações logísticas.
Outra maneira é a compensação de carbono, que a UX Group, por exemplo, oferece em parceria com a Carbonext.
Como o próprio nome já diz, o termo refere-se a compensação de CO2 ou outros gases que provocam o efeito estufa. Ela ocorre quando uma empresa ou organização financia projetos que atuam na contrapartida, removendo esses da atmosfera ou evitando que sejam liberados no meio ambiente.
A compensação de carbono pode ser realizada com ações mais simplórias, como plantar árvores, ou então mais complexas, como direcionar investimentos a tecnologias de captura de carbono.
Uma alternativa viável e impactante para os e-commerces tornarem o last mile mais sustentável é a compra de créditos de carbono verificados. Eles apoiam os esforços de reflorestamento e preservação florestal que neutralizam a produção de carbono.
Os benefícios são inquestionáveis. A utilização da compensação de carbono para entregas no last mile pode ser considerada uma das soluções mais interessantes para quem deseja focar na logística verde.
Pesquisa realizada pelo Reclame Aqui apontou que 85% dos participantes responderam que dariam preferência a produtos e serviços que compensam suas emissões com o plantio de árvores, sendo ainda 70% dos consumidores pagariam a mais para a compensação de carbono relacionada ao frete dos produtos.
Além disso, a UX Group oferece ainda serviço de cálculo de frete que oferece no check out a opção da entrega verde., dando ao consumidor, no ato da compra, a opção de seguir ou não com essa possibilidade de pagar pelo frete com compensação de carbono.
Além da Ondetah, que permite a compensação de carbono no pré ou pós venda. Com essa solução, você pode realizar o last mile sustentável através da tecnologia e entregar o certificado de compensação de carbono nominal no final da entrega ou oferecer para ele a possibilidade que a compensação seja feita após a compra. Hoje, por meio dessa solução, a UX Group junto aos seus clientes já compensa 20 toneladas de carbono por mês.
Por que seu e-commerce deve adotar o frete com a compensação de carbono?
A busca por alternativas que neutralizam as emissões de carbono traz benefícios para as empresas em vários aspectos, incluindo a geração de retornos financeiros positivos a longo prazo. Além disso, os créditos de carbono surgem como uma opção para empresas que emitem excesso de gases, como no caso dos e-commerces com seus processos logísticos, permitindo que elas possam colaborar com a proteção da natureza por meio da compra de carbono.
Adotar a meta de carbon free é importante para chamar atenção aos impactos do homem sobre a natureza e tentar buscar um equilíbrio para uma vida saudável para todos, incluindo a vida econômica.
Neste contexto, listamos a seguir quatro benefícios para seu e-commerce ao aderir uma solução que facilite a compensação de CO2 no meio ambiente. Confira.
- Acompanhar as tendências de mercado e o comportamento do consumidor
Nos últimos anos, tem havido um aumento notável na conscientização de que as mudanças climáticas são uma ameaça real e que é preciso fazer algo para reduzir a emissão de carbono. Como resultado, muitos consumidores estão demonstrando uma crescente preferência por marcas que adotam práticas sustentáveis e oferecem opções de compensação de carbono.
Para se destacar e atender a essa demanda crescente, muitas empresas estão prestando atenção nisso e oferecendo opções alinhadas com essa mentalidade ambientalmente consciente. E não é só isso, investir em sustentabilidade também pode trazer grandes benefícios empresariais, como maior engajamento dos funcionários e aumento da fidelidade dos clientes.
De fato, as empresas que conseguem equilibrar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente estão se destacando no mercado atual. É importante lembrar que essa consciência ambiental não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma necessidade premente para a saúde do planeta e das gerações futuras.
- Estar em consonância com pressões regulatórias
À medida que a conscientização sobre as mudanças climáticas aumenta, as empresas estão sofrendo uma pressão cada vez maior para adotar práticas sustentáveis. Muitos governos em todo o mundo já estão implementando políticas relacionadas às emissões de carbono, e, portanto, adotar a compensação pode ser um passo importante para se antecipar a um cenário inevitável no médio prazo.
As empresas que se dedicam a essas práticas estão se destacando no mercado atual, não só por sua contribuição para a preservação ambiental, mas também por sua capacidade de se adaptar a um cenário em constante mudança.
- Contribuição efetiva para o meio ambiente
O sistema de compensação por quilômetro percorrido tem se mostrado uma alternativa interessante para equilibrar as emissões de CO2 geradas pelas entregas de empresas. Por exemplo, a cada 1 milhão de quilômetros percorridos, há uma economia de cerca de 400 kg de CO2. Embora possa parecer pouco, se todas as empresas adotassem essa medida, os resultados para o meio ambiente seriam significativos.
No entanto, é importante lembrar que a compensação de carbono é apenas um passo em direção à preservação ambiental, e outras ações precisam ser tomadas em conjunto para garantir uma redução efetiva das emissões. Iniciativas como a adoção de energias renováveis, melhoria da eficiência energética e minimização do desperdício são cruciais para que as empresas possam fazer a sua parte para proteger o planeta.
- Melhorar a reputação da marca
A adoção da compensação de carbono por parte de uma empresa significa que esta está comprometida em assumir a responsabilidade por suas emissões de carbono e em tomar ações para reduzi-las. Esse compromisso em relação à sustentabilidade ambiental e à mitigação das mudanças climáticas é uma iniciativa importante que melhora significativamente a reputação da empresa.
Evidenciar a responsabilidade e o comprometimento por meio de medidas de mitigação de emissões, é um reflexo da capacidade da empresa em se adaptar a mudanças socioambientais.
Proporcione entregas verdes com o auxílio da tecnologia
Conheça todas as soluções da UX Group voltadas para entregas verdes e amplie a responsabilidade social e ambiental de sua empresa. Mostre a seus clientes o seu compromisso com o futuro, agregando valor ao seu negócio e conquistando mais um diferencial competitivo no mercado.
Estamos aguardando o seu contato. Acesse nosso site e nos deixe lhe ajudar.