6 tendências para o e-commerce neste segundo semestre

Estar atento às tendências para o e-commerce é uma maneira de manter o seu negócio sempre atualizado e se saindo na frente das vendas. O mercado de varejo on-line vem crescendo a cada ano. Em 2022 os lucros foram estimados em mais de R$ 170 bilhões e para esse ano os números devem ser ainda maiores. 

Como todo empresário sabe, as evoluções são fruto de muito planejamento e análise, e o segundo semestre – assim como o início de cada ano, é um período vital para os empreendimentos virtuais, repleto de oportunidades e desafios. 

Trata-se do momento ideal para refletir sobre as conquistas e dificuldades enfrentadas nos primeiros meses e traçar estratégias assertivas para impulsionar as vendas. E para isso você precisa preparar seu e-commerce, o que não se resume apenas a ajustes operacionais. 

Reunimos neste texto essas principais tendências para o e-commerce nos próximos meses. Saiba quais são.

Pagamentos digitais

Pagamentos digitais continuarão sendo uma tendência para o e-commerce neste segundo semestre, embora não sejam uma novidade. Carteiras virtuais e criptomoedas estão ganhando popularidade e sendo aceitas em cada vez mais plataformas de comércio eletrônico.

Uma das formas de pagamento digital mais utilizadas é o PIX. O pagamento instantâneo é uma resposta ao comportamento imediatista dos consumidores. No entanto, a tendência é o PIX parcelado, que permite que a pessoa faça compras parceladas sem comprometer o limite do cartão de crédito.

A carteira digital é uma solução que oferece total segurança às informações do usuário por meio da criptografia, reduzindo riscos de crimes cibernéticos. Dessa forma, é um fator que influencia diretamente no comércio digital e na forma como os consumidores realizam suas compras.

As e-wallets oferecem ao mercado mais uma forma segura para os clientes efetuarem os pagamentos das compras. Você sabe o que essa modernidade e praticidade proporcionam ao seu negócio? 

Trata-se de uma oportunidade a mais para atrair os clientes, facilitando as estratégias para a fidelização que tanto buscamos em nosso dia a dia.

A implantação de carteira digital não é nada muito complexo  e ainda tem custo atrativo.  No caso dos e-commerces e seus respectivos aplicativos, as grandes desenvolvedoras de tecnologia de negócios digitais já possuem soluções prontas. Muitas delas, inclusive, com instalação fácil por meio de APIs.

Ao possuir um sistema de gerenciamento compatível com carteira digital, a empresa pode, ainda, reduzir os seus próprios trâmites burocráticos internos. Uma das medidas possíveis é a de pagar os próprios fornecedores através do e-wallet.

Sustentabilidade

Os consumidores estão cada vez mais interessados em comprar de marcas que compartilhem seus valores e tenham responsabilidade social e ambiental. Por isso, informar os clientes sobre as práticas sustentáveis adotadas pela marca e estimular o consumo consciente faz parte das tendências para o e-commerce nesse semestre.

Você sabia que até 2030 as entregas last mile irão crescer 30%? Esse número sobe para aproximadamente 80% se considerarmos apenas as áreas urbanas. Para atender a demanda, mais veículos precisam ir para as ruas. Desta forma, consequentemente, maior será a emissão de CO₂ na atmosfera e contribuição para a poluição atmosférica.

Criar estratégias que reduzam esses elevados índices resultantes das movimentações logísticas, como, por exemplo, a adoção de veículos elétricos ou que não dependam de combustível para rodar, como drones e robôs de entregas, são exemplos de ações aderentes ao conceito de green mile

Essas medidas representam uma tendência cada vez mais presente no setor, com benefícios inquestionáveis. E o melhor: ajudam a criar uma reputação positiva junto aos clientes da sua marca.

Fique atento: embora estejam consumindo mais, ao mesmo tempo, as pessoas estão mais conscientes e certas de que optarão por comprar produtos e serviços que passaram por um processo de produção ecologicamente correto ou que envolvem a reciclagem e proteção dos recursos do planeta.

O green mile ou last mile sustentável une qualidade, sustentabilidade, economia e tecnologia na última etapa de entrega. A soma dessa equação gera um saldo positivo para o negócio, seja ele qual for.

Se você está pensando em como mostrar ao mercado o seu comprometimento com as questões ambientais, investir no green mile e, consequentemente, numa logística sustentável é uma excelente maneira de fazê-lo. 

Eficiência logística e entregas mais rápidas

É possível reduzir, e muito, riscos como atrasos, perdas de produtos, eventos que comprometem a qualidade das mercadorias e outras preocupações que surgem durante o transporte ou gerenciamento de estoque. E que consequentemente impactam, negativamente, o consumidor final.

Pesquisas indicam que o uso dessas soluções de gestão conseguem integrar e elevar a produtividade do armazém em 25%, economizar espaço de utilização em 10-20% e alavancar o fluxo do estoque de forma mais eficaz em 15-30%.

Esse contexto de inovação tecnológica é característico da logística 4.0, evolução da logística tradicional e explora as ferramentas tecnológicas para tornar as operações logísticas mais eficientes e otimizar os recursos envolvidos nelas.

A utilização de ferramentas de rastreamento associadas à utilização de bots automatizados, reduzem, consideravelmente, os chamados ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, desafogando e otimizando o tempo de resposta do atendimento.

Oferecer prazos de entrega menores é importante, uma vez que atende ao imediatismo enraizado no perfil do consumidor que compra pela internet. Faz parte das tendências para o e-commerce que os consumidores busquem por lojas virtuais com prazos de entrega cada vez menores, mesmo que isso signifique pagar um preço mais elevado.

Varejo omnichannel

O e-commerce oferece aos consumidores praticidade e comodidade, permitindo que as empresas alcancem um público maior e expandam seu mercado além das fronteiras geográficas.

O omnichannel é uma estratégia de vendas que integra diferentes canais, como lojas físicas e virtuais, para oferecer aos clientes uma experiência completa e conveniente de compra. Isso permite ao cliente escolher entre comprar on-line ou visitar uma loja física. 

O comércio eletrônico e o omnichannel tornaram-se fundamentais para o sucesso do varejo e são necessidades para as empresas que desejam competir no mercado atual e oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. À medida que o uso da internet e dos dispositivos móveis cresce, os consumidores estão cada vez mais acostumados a comprar nos canais digitais.

As empresas que não se adaptarem a essas mudanças podem arriscar ficar para trás, perdendo mercado e clientes para a concorrência. É importante que os varejistas estejam sempre atualizados e dispostos a investir em tecnologia e inovação para acompanhar as tendências do e-commerce e oferecer a melhor experiência de compra possível aos seus clientes.

Domine o uso de dados para melhor tomada de decisões e personalize a jornada de compra do seu cliente

Com o avanço da tecnologia aplicada aos negócios, a personalização ganha cada vez mais força no varejo. Os algoritmos, ferramentas e tecnologias conseguem entender o comportamento do consumidor e indicar produtos exatamente de acordo com suas necessidades.

O principal benefício disso é a satisfação do cliente e uma experiência positiva no e-commerce, aumentando as vendas. Cada interação do cliente com o site, cada produto pesquisado e acessado, cada categoria visitada, cada item adicionado ao carrinho e cada compra realizada geram dados para que a inteligência artificial possa entender o comportamento desse usuário.

A personalização é uma tecnologia presente em diversas ferramentas do dia a dia, como Netflix, Spotify, Facebook e muitas outras redes sociais. É o famoso algoritmo, que apresenta ao usuário aquilo que sabe ser do seu interesse.

A personalização é uma estratégia poderosa para todos os mercados, especialmente o varejo. Após ter um sistema de e-commerce bem construído, a personalização é o próximo passo para o crescimento do negócio e, portanto, merece ser vista com todo o seu potencial.

Hiperautomação

Atualmente, estamos deixando de fazer uma automação simples para seguir um modelo inteligente com algoritmos avançados que usam machine learning e IA, entre outros, para dar mais autonomia às atividades diárias do seu negócio.

A IA, por exemplo, ganhou espaço como solução para melhorar a vida das pessoas e também a produtividade. Um dos principais ganhos da tecnologia é a capacidade de mapear padrões de comportamento e gerar respostas automáticas. Nesse sentido, a IA se responsabiliza por desenvolver e implementar modelos usando a própria tecnologia.

A hiperautomação também tem um papel importante para que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado, oferecendo informações privilegiadas para tomadas de decisão, a partir de sistemas inteligentes de gestão da inovação e resultados.

Um levantamento da MarketsandMarkets revelou que, até 2024, o mercado de chatbots deve crescer 30%. Essa é uma hiperautomação que muitos e-commerces fizeram ou tem implementado para atender os clientes. Com essa tecnologia, você consegue programar um robô para que ele responda e interaja com um cliente de maneira automatizada.

O uso de chatbots pode ampliar a abrangência de plataformas de comunicação, já que muitas vezes são eles que vão interagir com os usuários 24 horas por dia, otimizando o atendimento ao cliente sem sobrecarregar os recursos humanos.

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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