Mercado competitivo e clientes cada dia mais exigentes. Esse é o cenário do varejo on-line hoje. O foco no consumidor é uma obrigação, razão para sobrevivência. Por isso, você precisa tomar medidas que ajudem a entender essa pessoa e agir de acordo com esse entendimento.
Nessa jornada, os dados são uma ferramenta essencial. Eles permitem que se conheça com muito mais detalhes o perfil dos consumidores e público-alvo do seu negócio. E no que isso vai resultar? É simples, você não somente conseguirá impactar os seus clientes de maneira mais precisa, como também poderá criar estratégias com menor dispersão de recursos.
Você já sabe que oferecer uma experiência satisfatória para o cliente é indispensável para o crescimento sustentado de qualquer negócio, seja ele on ou offline. Uma experiência positiva do consumidor promove lealdade, ajuda a retê-lo e incentiva a defesa da marca.
O uso de dados para melhor tomada de decisões e ofertas para clientes durante todo o processo logístico – da compra até a entrega é o tema do nosso texto. Vamos falar sobre como esses dados mostram o comportamento do consumidor e, principalmente, como utilizá-los a favor do seu e-commerce.
A importância dos dados para um e-commerce
Quando se tem um e-commerce, as informações mais importantes de serem acompanhadas são aquelas que permitem entender melhor o interesse e o comportamento dos seus atuais e potenciais clientes. E como fazer isso?
Por meio dos dados! Essa é a resposta. São eles que permitem otimizar a experiência de compras, deixando o processo mais simples e eficiente. Isso gera um benefício de mão dupla, tanto para o seu consumidor como para você e seu negócio, afinal você poderá aumentar o número de vendas ou o ticket médio.
Ah, não esqueça também que temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que delimita que as empresas façam a coleta das informações pessoais dos consumidores a partir da autorização deles e com responsabilidade. Sempre avise ao seu consumidor que as informações e hábitos dele estão sendo captados para lhe proporcionar uma experiência melhor.
E quais dados são importantes? Existe uma série de métricas e informações que podem ser coletadas por meio de ferramentas. Mas, é fundamental ter um objetivo de análise e uma hipótese para cada um. Dessa forma, você conseguirá gerar inteligência para o e-commerce e não apenas números.
Alguns dados costumam ser mais importantes para traçar o perfil e os hábitos de compras do seu consumidor. Os principais são:
Taxa de conversão
Entender essa métrica é um dos pontos mais básicos e importantes para um e-commerce. A porcentagem de conversão no varejo on-line mostra, a partir de todas as pessoas que acessam o seu site, quantas de fato realizam uma compra. A taxa de conversão é calculada a partir da seguinte equação:
Taxa de conversão (%) = (número total de vendas – total de visitantes no e-commerce) x 100.
Custo de Aquisição (CAC)
Você sabe quanto custa cada cliente para o seu e-commerce? Faz sentido continuar investindo nessa mesma segmentação de público? Esses questionamentos devem ser sempre feitos por gerentes ou donos de lojas virtuais.
Para entender o CAC do seu e-commerce, é preciso somar todos os investimentos realizados para conquistar um cliente e dividir pelo número de clientes conquistados no mesmo período.
Ticket médio
Saber quanto, em média, um cliente costuma gastar no seu e-commerce pode ajudar a fazer previsões de vendas mais certeiras e a pensar em otimizações. O ticket médio é calculado somando o montante de vendas realizadas dividido pelo número de vendas feitas.
Abandono de carrinho
Você sabia que a taxa média global de abandonos de carrinho em lojas virtuais é de quase 80%? Esse dado é de um estudo da Barilliance, realizado desde 2006 e atualizado em 2020.
O primeiro passo para resolver qualquer problema é fazer um diagnóstico preciso. Nesse caso, é fundamental entender quais são os principais fatores que provocam o abandono de carrinho na sua loja virtual. Você pode partir das causas mais gerais, observadas em boa parte dos e-commerces:
– Valor de frete muito alto;
– Prazo de entrega mais longo do que o desejado;
– Processo de checkout muito longo;
– Mudança no custo ou em alguma característica do produto que só aparece na hora de finalizar a compra;
– Sentimento de insegurança com o produto ou com o site.
Procure identificar quais desses elementos estão presentes na jornada do seu consumidor. Você pode até fazer uma pesquisa com alguns clientes para entender melhor. Pergunte se eles já abandonaram o carrinho na sua loja virtual em algum momento e o porquê. Entendendo a causa, será mais fácil atuar na solução.
O abandono de carrinho pode contar muito mais sobre a saúde do seu e-commerce do que apenas sobre os hábitos de consumo.
Taxa de abandono de carrinho (%) = total de pessoas que colocam um produto no carrinho / número de pessoas que finalizam a compra x 1000.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI é extremamente importante para entender a saúde dos investimentos e quanto eles trazem em retorno. Se você investe muito em mídia paga, por exemplo, mas tem um ROI extremamente baixo ou negativo, talvez seja a hora de pensar em outras maneiras de captar clientes.
O cálculo é o seguinte:
ROI = [(receita – custo) / custo] x 100.
A tríade das vantagens de tomar decisões baseadas em dados
O uso de dados resulta em uma série de melhorias para os resultados obtidos em todos os tipos de atividades. Listamos as três principais a seguir:
Amplia o conhecimento sobre o perfil do consumidor
Isso porque é possível mensurar as interações do cliente com o conteúdo na sua plataforma e com o tipo de produto que desperta o interesse dele. Nesse caso, é possível avaliar a quantidade de tempo que ele passa visualizando cada item e a maneira como interage com a marca pelas redes sociais etc.
Os dados são muito mais completos do que se fosse feita uma análise apenas no momento em que se realiza a compra. A partir disso, é possível prever comportamentos e se adiantar, mostrando a cada usuário uma solução personalizada. Esse conhecimento também permite tomar decisões melhores que as dos concorrentes, uma vez que nem todos dominam ainda essa tecnologia. Saia na frente!
Ajuda a aumentar as taxas de conversão
Com base nas informações minuciosas colhidas do perfil dos clientes, há uma grande base para fazer promoções personalizadas, direcionar ofertas distintas a cada comprador, ter melhores estratégias de marketing digital e segmentar grupos de consumidores, o que vai orientar as ações de relacionamento com eles.
Considere ainda que esses fatores ajudam a demonstrar o valor que o seu negócio confere ao cliente, permitindo que ele se sinta importante para a marca. Consequentemente, usuários se tornam leads, que se tornam compradores, que se tornam admiradores.
Permite melhorar a experiência com a marca
Todos esses dados podem ser analisados para descobrir se existem gargalos entre um processo e outro, o que tem como resultado bases mais consistentes para a tomada de decisão e a melhoria das falhas. Você também pode entender quais produtos precisam ser mantidos em maior quantidade no estoque, para evitar rupturas.
Outro ponto é que as descrições das mercadorias podem ser feitas a partir da personalidade do comprador, o que fará com que ele se identifique ainda mais e tenha o real desejo de consumir. Lembre-se que o emprego dos dados não lhe dará uma resposta pronta do que você deve fazer, mas sim insights para a tomada de decisões.
Personalização nas vendas: o poder dos algoritmos para melhorar resultados
O avanço das tecnologias aplicadas nos negócios abriu permitiu algo que ganha cada vez mais força no varejo: a personalização. Sabe quando o cliente tem a sensação de que a loja on-line indicou exatamente o que ele precisava na lista de recomendados? Isso não é apenas uma percepção. São algoritmos, ferramentas e tecnologias capazes de entender o comportamento do consumidor e, assim, saber o que ele está procurando.
O principal benefício disso é claro: clientes mais satisfeitos e uma experiência muito mais positiva dentro do e-commerce, aumentando números de vendas. Cada clique que o cliente dá no site, cada produto que busca e acessa, cada categoria que visitou, o produto que adiciona ao carrinho, o que já foi comprado antes, TUDO vai gerando elementos para que a inteligência artificial (IA) entenda o comportamento daquele usuário.
É assim que funciona a personalização. É uma tecnologia presente em inúmeras ferramentas do dia a dia, como Netflix, Spotify, Facebook e muitas outras redes sociais. É o famoso algoritmo, que nos apresenta aquilo que “sabe” que é do nosso interesse.
A personalização surge como uma estratégia poderosa para todos os mercados, especialmente o varejo. Depois de ter um sistema de e-commerce já bem construído, a personalização é o próximo passo para o crescimento do seu negócio e, assim, merece ser vista com todo esse potencial.
Análise de dados e inteligência artificial promovem uma verdadeira revolução na logística
Entregar produtos aos clientes no menor tempo possível, minimizar o tempo de viagem e prever situações que possam impossibilitar a entrega são algumas das principais preocupações que os e-commerces enfrentam atualmente. Mas, graças à análise de dados e ao uso da IA, esses desafios podem ser solucionados de maneira eficaz.
A entrega no menor tempo possível é um dos principais desafios logísticos e para ser resolvido as empresas precisam de uma estratégia eficaz de roteirização e cálculo de frete da entrega. Essa roteirização é um processo no qual usa-se algoritmos e análises para determinar a melhor rota para a entrega dos produtos.
Com o uso da IA e análise de dados, é possível tornar essa roteirização ainda mais eficaz, determinando a melhor rota para a entrega dos produtos em tempo real, levando em consideração o trânsito, as condições climáticas e outras variáveis.
Observe que a IA tem grande potencial na otimização de rotas. Veja algumas das maneiras de como podemos explorá-la.
Análise de tráfego em tempo real
A análise de tráfego com algoritmos de IA permite determinar em tempo real a melhor rota para uma entrega. Ao levar em consideração o congestionamento do tráfego e outros fatores, a IA pode ajudar as empresas de logística a evitar atrasos e reduzir os prazos de entrega. Com a IA é possível usar algoritmos de otimização para encontrar a melhor rota para várias entregas, levando em consideração fatores como janelas de entrega, capacidade do veículo e localização do cliente.
Aprendizado de máquina
Algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar dados históricos de entrega para identificar padrões e tendências. Ao fazer isso, a IA pode ajudar a oferecer ao seu cliente o melhor cálculo de frete possível, entregando com precisão o prazo de entrega com base no desempenho anterior.
Roteirização dinâmica
A IA pode redirecionar dinamicamente veículos de entrega com base em dados em tempo real, como mudanças na demanda do cliente ou condições de tráfego inesperadas. Além disso, os e-commerces podem prever situações como acidentes de trânsito, atrasos na entrega de mercadorias e outras situações imprevistas usando análise de dados e IA.
Otimização do tempo de viagem
Outro desafio da logística é minimizar o tempo de viagem, o que pode ser resolvido através da otimização do processo de carga e descarga de mercadorias. Com o uso da IA e análise de dados, as empresas podem determinar o tempo necessário para carregar e descarregar as mercadorias, e ajustar as rotas de entrega para minimizar o tempo de viagem. Além disso, os e-commerces podem usar tecnologias, como RFID e sensores, para rastrear as mercadorias em tempo real e garantir que elas sejam entregues no menor tempo possível.
Por último, prever situações que impossibilitem a entrega também é um desafio constante. A IA pode usar análises preditivas para prever possíveis problemas que podem afetar os prazos de entrega, como condições climáticas ou fechamento de estradas. Dessa forma, a IA permite que você planeje rotas alternativas com antecedência para evitar atrasos com o uso de algoritmos e análises preditivas. Assim, é possível prever situações que possam afetar a entrega e tomar medidas preventivas para garantir que a entrega seja feita no prazo e o cliente fique satisfeito.
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