O mundo mudou. Ficou mais digital e o consumidor tornou-se muito mais exigente. A indústria, assim como todos os outros segmentos de mercado, teve que acompanhar essas mudanças para não ficar para trás.
Estamos falando de quebra de paradigmas e de uma mudança forte de posicionamento de para quem e como vender. As indústrias, antes acostumadas a fazerem negócios com o varejo, passam a lidar diretamente para o consumidor on-line – ou seja, migram do B2B para o D2C, iniciando um relacionamento com um novo público, em um novo canal. Isso significa também mudanças na forma como esses produtos chegam aos consumidores.
E, dentro desse contexto, a digitalização e a transformação digital tornaram-se inevitáveis e extremamente benéficas. Nessa nova era, contar com uma tecnologia que permite agilidade, precisão e transbordo muito maior, facilita o processo e dá visibilidade para o cliente final.
E é sobre os benefícios de investir em sorter – uma solução de roteirização de cargas, integrada com um Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS), que iremos falar.
Aumentando a digitalização na logística industrial
O conceito de sorter está inserido na digitalização da logística, inclusive no âmbito industrial, permitindo processos mais assertivos, inteligentes e eficientes, resultando, automaticamente, em redução de erros e perdas de ativos, otimização de frotas e eficiência de roteirização e melhora significativa da eficiência operacional.
A digitalização da logística é um caminho sem volta e condição sine qua non para manter-se competitivo no mercado. Em termos de processos, o uso de soluções específicas pode melhorar a transparência e aumentar a visibilidade dos procedimentos relacionados com a administração da cadeia de abastecimento e distribuição, permitindo processos ágeis em tempo real.
Sua empresa irá ganhar em produtividade, aumentando a eficiência dos serviços e reduzindo consideravelmente o tempo de utilização, o que se traduz em eficiência e competitividade.
Para não esquecer: o que é mesmo sorter?
Nós já falamos aqui no blog sobre sorter, que é um sistema de classificação automática de pedidos, realizada conforme o local de destino. Depois de separados, os pedidos são encaminhados para esse sistema, que se encarrega de distribuir cada pacote em diferentes rampas na consolidação das expedições.
Estamos diante de uma tecnologia que está impulsionando os Centros de Distribuição (CDs) e que reduz o tempo de permanência dos pedidos entre a venda realizada até as liberações para as próximas etapas do transporte, que pode ser no middle mile ou no last mile.
O sorter pode ser aplicado tanto em setores de recebimento, expedição de embarcadores/operadores logísticos e transportadores (cross-docking).
Em muitas empresas o sorter é realizado manualmente, diminuindo tanto a precisão da informação quanto a possibilidade de otimização dos custos operacionais, tornando-os maiores.
Mas será que dá para potencializar ainda mais esses recursos?
Como vimos, o sorter por si já consegue dinamizar e a roteirizar os produtos de maneira mais rápida e eficaz. Cada uma das rampas, por exemplo, significa que aquela mercadoria irá para um caminho diferente, para ser coletada por um transportador, que já conhece o destino disso.
Independente do processo, o uso do sorter evita que se perca tempo separando, roteirizando, pesando e cubando a mercadoria. Que é um processo muito importante de logística. Com o sorter Isso é feito de forma automática nas esteiras.
Pois bem! Ainda é possível ir além, ganhar mais performance, velocidade e visibilidade. E é aí que entra o TMS é um sistema de gerenciamento de transporte que ajuda empresas a planejar, executar e otimizar suas operações logísticas.
Importante ter bem claro que a questão não é optar por um ou outro. Estamos falando de sistemas complementares que devem ser integrados.
O TMS é uma solução que permite aos usuários gerenciar todos os aspectos do transporte, incluindo planejamento de rotas, gestão de frota, gestão de estoque, gestão de pedidos e faturamento. Como seu objetivo é garantir que os produtos sejam entregues no local correto e na hora certa, ao mesmo tempo, em que reduz os custos operacionais.
Além disso, o TMS fornece visibilidade em tempo real de toda a cadeia de suprimentos, permitindo que os usuários monitorem o status do transporte e identifiquem problemas ou gargalos rapidamente.
Com um TMS, as empresas podem monitorar e gerenciar suas operações de transporte de forma mais eficiente, automatizando processos manuais, melhorando a eficiência da frota e reduzindo o tempo necessário para gerenciar as atividades logísticas.
Ele é responsável por fazer a emissão de documentos de frete, controle fiscal, baixa de entrega, integração entre as etapas e sequenciar rotas para as entregas.
Mas como eles trabalham juntos? Quando são integrados toda vez que cai um pedido, o TMS manda automaticamente essas informações para o sorter, dizendo a rota que esse pedido seguirá. Ou seja, é exatamente o TMS que determina para que rampa será enviada a mercadoria.
E no final das contas o que as indústrias ganham com isso?
Diante dos altos custos do setor logístico, nível elevado de exigência dos consumidores frente a um mercado cada vez mais competitivo, estamos falando de ganhos importantes, especialmente para as indústrias que trabalham com múltiplos centros de distribuição e precisam casar agilidade com visibilidade.
Integrando os dois sistemas é possível entender os principais gargalos da performance da operação e assim crescer de uma forma saudável. O principal benefício é a velocidade e o ganho estratégico na malha, com menos pessoas envolvidas no processo. Tudo já vai separado e organizado e não precisa ter um terceiro envolvido nesse momento. aprimorando e ajudando a criar uma rota mais eficiente e inteligente.
Essa junção antecipa o benefício de consolidação pelo perfil de carga para a próxima etapa de expedição, reduzindo a necessidade de manuseio pelo time de carregamento nas docas. Além disso, proporciona a previsão de carga por rota para as transportadoras preventivamente, dando visibilidade da onda que virá mesmo antes da expedição.
Ainda podemos listar outros benefícios:
- Melhoria na eficiência operacional: o sorter integrado ao TMS permite que as empresas automatizem o processo de separação e classificação de pedidos, reduzindo o tempo necessário para preparar os envios e aumentando a produtividade.
- Redução de erros: com a automatização da separação e classificação de pedidos, a chance de erros humanos é reduzida, garantindo uma maior precisão no processamento de pedidos e envios.
- Melhoria na visibilidade de inventário: ao integrar o sorter ao TMS, é possível ter uma visão mais clara do estoque e da localização dos produtos em tempo real, o que ajuda a evitar atrasos e aperfeiçoar a gestão do inventário.
- Maior satisfação do cliente: a automatização do processo de separação e classificação de pedidos permite que as empresas entreguem os produtos mais rapidamente, o que é importante para fidelização dos clientea.
- Redução de custos: o uso do sorter integrado ao TMS pode reduzir os custos de mão de obra e aumentar a eficiência operacional, resultando em uma redução de custos geral para a empresa.
Porque integrar o TMS e o Sorter em sua indústria com o apoio da UX Group
Como vimos, criar estratégias e ter soluções que realmente aumentem os diferenciais do seu negócio são fundamentais para entregar um serviço que ofereça a melhor experiência a quem está comprando. Não precisamos lembrar você que não cumprir prazos de entrega se reflete em altos índices de reclamações.
Por isso, buscar maneiras de reduzir custos e aumentar o nível de serviço deve ser premissa de qualquer negócio, ainda mais quando se fala de um novo modelo de atuação com o D2C. E o melhor: além de melhorar os índices de satisfação dos clientes, sua empresa ainda consegue tornar a operação muito mais rentável.
A UX Group pode apoiá-lo nesse processo de digitalização e automação, promovendo a integração, fornecendo tecnologia para todas as etapas do fluxo de operações, gerando informação em tempo real no processo de venda de e-commerce e marketplaces por meio de uma gestão completa de fretes.
Entre as soluções está o TRUX, focada em entregas e que traz informação em tempo real integrada ao TMS para embarcadores. Isso permite a interação com parceiros e clientes de forma mais produtiva e agiliza o processo de tomada de decisões em transportes.
Com o TRUX, sua empresa poderá oferecer entregas seguras, mais rápidas e com total otimização dos recursos. Faça uma revolução no sistema de entregas da sua empresa e surpreenda seus clientes com mais eficiência!
Consulte a UX Group para saber como implementar um sistema de sorter em seu negócio!