Com demandas crescentes, a gestão logística no e-commerce de moda faz toda a diferença para oferecer a melhor experiência para o cliente. Embora, muitas marcas ainda não tenham isso como mindset, é preciso uma virada de chave.
Para isso, o apoio da tecnologia, a estruturação de processos de forma clara e planejada faz toda a diferença. E diversos fatores devem ser considerados.
Nesse conteúdo, abordaremos um pouco mais do cenário atual e como ele influencia na gestão logística do varejo de moda e o que pode ser feito, com a ajuda de um parceiro estratégico para aprimorar esses processos.
Como chegamos à alta demanda do e-commerce de moda?
Não é novidade que o perfil do consumidor tem mudado nos últimos anos, especialmente após a pandemia de covid-19, que obrigou as pessoas a se acostumarem com as compras on-line. E essa conveniência aliada ao poder das mídias digitais, e por que não dos grandes influenciadores, aumenta diariamente a demanda dos e-commerces.
E para atender essa alta demanda, as marcas precisam se reestruturar para dar conta de tantos pedidos e fazer os clientes felizes.
Entre os produtos mais buscados atualmente estão roupas e calçados. O Brasil está dentre os 10 maiores mercados de moda mundiais. E a briga das marcas para fidelizar os clientes, cada vez mais exigentes, cresce diretamente proporcional ao aumento das compras. Desenvolver uma operação afinada é garantia de aumento de vendas e lucros.
Engana-se quem pensa que comprar uma camisa ou vestido ainda exige a presença física do consumidor na loja para provar a peça. Nada disso! Com tecnologias pensadas para esse fim, já existem provadores digitais que dão a real noção se o item servirá no corpo ou não.
Mas todo bônus tem o ônus, não é assim que dizem? Se por um lado os pedidos estão em alta, do outro os clientes estão ávidos por uma entrega rápida. E no varejo de moda não é diferente.
Existem também as dificuldades logísticas, principalmente por o Brasil ser um país de dimensões continentais, ou seja, as empresas precisam pensar em como atender com prazos de entregas, com custos de fretes competitivos, cada vez mais curtos e sem aumento significativo nos custos de transporte.
Consumo rápido exige uma gestão logística no e-commerce de moda a altura
O abastecimento da moda segue modelos próprios e específicos, contudo, mesmo com a chamada “fast fashion”, conceito utilizado para definir a produção de peças e novos modelos em curto espaço de tempo, é possível que a atuação da logística seja um diferencial e tanto. A seguir, observaremos o porquê.
O investimento em logística permite que as lojas sejam bem mais reabastecidas durante as diferentes coleções e o que antes era limitado pelo fluxo tradicional de reposição de estoque passa a ser ditado muito mais pelo ritmo de produção e de vendas.
Caso a sua gestão logística não seja eficiente, o produto não estará disponível no momento em que o consumidor estiver realizando o processo de compra. Essa é uma das maiores frustrações relatadas pelos clientes: não encontrar a peça que ele viu anunciada.
Gestão da logística reversa no e-commerce de moda é pilar estratégico
Quando o assunto é gestão logística para e-commerce de moda, a logística reversa é uma ação fundamental. Como dito anteriormente, a experiência de comprar roupas no varejo digital difere da de uma loja física, quando é possível comprar com os olhos, experimentar e, se não servir, trocar rapidamente.
Quando falamos de compras on-line, precisamos ter em mente que o cliente só terá certeza de que o item comprado atende a sua necessidade no momento em que recebe no seu endereço.
Pode ser que o tamanho e outras características não caiam como imaginado e, então, acontecem devoluções e trocas. E para isso, a logística reversa precisa estar muito bem planejada para reduzir dores de cabeça e frustrações, tanto para o cliente como para a marca.
Ao cliente não cabe ter o trabalho de embalar novamente a mercadoria a ser trocada ou devolvida, se locomover para deixá-la em um posto dos Correios e lidar com toda a burocracia que pode haver. O ideal é que o item seja coletado e devolvido no seu endereço, sem dificuldades.
Vale destacar que quando o cliente solicita a troca de um item, a expectativa dele em relação ao recebimento do produto se renova e é bem maior que da primeira entrega. Ou seja, se houver dificuldades nesse processo, as chances de insatisfação aumentam. Quando o processo é fácil e sem custos para o cliente, mais de 90% deles voltam a comprar na loja.
O seu negócio precisa ter uma política de troca e devoluções bem estruturada, clara e sempre em fácil acesso ao consumidor. O cliente não pode ficar perdido, sem saber como proceder nos casos da logística reversa.
Estamos diante de uma operação que pode ser onerosa, mas fundamental para sua marca e com grandes chances de fidelização do consumidor.
A própria legislação brasileira, no Código de Defesa do Consumidor, prevê que empresas que vendem on-line precisam ter um processo para troca e devolução de mercadorias.
Se o cliente perceber que será complicado devolver ou trocar um produto, ele pode desistir da compra. Quando essa frustração acontece com a compra já feita, o e-commerce perde a oportunidade de finalizar com sucesso o final do funil, não fidelizando os compradores.
Integração é fundamental para melhorar a gestão logística de seu e-commerce de moda
O e-commerce de moda exige atenção triplicada no quesito organização, uma vez que trabalha com diversas opções de tamanho, cor, estampa e modelo de um mesmo produto. Um estoque integrado ao seu e-commerce, muitas vezes com a ajuda de um ERP, pode otimizar o seu tempo e oferecer bons frutos ao seu negócio.
Soluções que disponibilizam a integração com diversas ferramentas no que diz respeito às informações sobre o rastreamento de mercadoria. Com isso, é possível reduzir o número de atendimentos via SAC e outros problemas gerados pela falta de controle no rastreio.
A implantação de um sistema de gestão de fretes pode ser integrada com um ERP para emissão automática de NF no momento da compra ou até mesmo nas plataformas de e-commerce. Portanto, é gerada mais agilidade no acesso e disponibilização das informações referentes ao rastreio.
A integração das ferramentas do e-commerce traz harmonia ao funcionamento do seu negócio. Assim, diferentes sistemas utilizados passam a “falar a mesma língua”, comunicando-se uns com os outros.
Ferramentas de otimização logística ajudam na gestão logística no e-commerce de moda, mas é importante conversarem com a plataforma de vendas. Dessa forma, pode-se evitar justamente que outros problemas aconteçam, como a compra de um produto inexistente no estoque. Com a integração, os números do estoque são automaticamente atualizados, garantindo que o catálogo corresponda com o que há disponível no estoque.
O importante é contar com soluções fáceis de usar, que promovam uma adaptação facilitada para o negócio. E principalmente: que realmente solucionem as demandas que você tem.
Controlar de forma inteligente as etapas da gestão de frete
Quando falamos da gestão logística de um ecommerce de moda, o frete entra como um importante diferencial competitivo. Uma gestão de fretes 100% automatizada e transparente é essencial, desde a simulação do frete até a conciliação. Assim, como oferecer variedade de fretes, inclusive com compensação de carbono.
Isso ajuda a ter a certeza de que foi oferecido o melhor frete para o seu cliente e que você está pagando o que de fato foi acordado com a transportadora.
Cuidando do last mile no varejo fashion
Essa etapa precisa ser bastante precisa e controlada. Com o auxílio de um TMS e de uma solução de rastreamento, é possível ter total controle e transparência em todas as etapas da entrega, assim saber quando e como o seu produto será entregue para o cliente.
Além disso, é preciso lembrar que quando alguém compra qualquer produto a entrega atrasa ou essa pessoa simplesmente perdeu a informação de onde está esse produto, é comum a dúvida de quem procurar? O primeiro caminho é o seller, o intermediador da compra. No entanto, muitas vezes ele não tem autoridade e nem ingerência sobre essa etapa. Aí é necessário literalmente “ir de galho em galho”, o que faz com que um pedido de informação acabe transformando-se em três ou quatro ligações, muitas vezes sem sucesso.
Contar com uma solução que faz todo o fluxo integrado dessas etapas em um único ambiente, centralizando as informações do marketplace (seller), do centro de distribuição e das transportadoras e ainda permitindo interações entre esses elos da cadeia, é um excelente diferencial na gestão logística de um e-commerce de moda.
Tecnologias RFID e coletor de dados agilizam o processo
Grandes varejistas de moda investem em robôs para reduzir o tempo de entrega. A inclusão de robôs no processo de seleção e separação de produtos em estoque já ocorre há bastante tempo, mas a pressão da demanda pela integração de canais de distribuição começou desde o início da pandemia, com o aumento das vendas online.
Adotar controles de mercadorias através de sistemas gerenciadores de estoques e tecnologia via RFID (identificador de produtos via rádio frequência), os chamados “tags”, ajuda a controlar eficientemente todos os movimentos na cadeia de suprimentos do “fast fashion”.
Este é um segmento no qual já existem empresas que estão implementando etiquetas de RFID. Elas emitem sinais para antenas, que controlam a saída na indústria e a movimentação nos prestadores de serviços de logística. No varejo, informam exatamente o status do pedido, posicionamento da peça, inclusive com o controle de estoques através de plataformas via web.
Com as etiquetas de RFID é possível fazer a gestão de todo o processo logístico do e-commerce de moda, saber onde cada mercadoria está, sem que seja preciso ir de lugar em lugar para checar. Ou seja, ela torna o controle mais fácil e a expedição de produtos mais ágil.
A chamada Distribuição 4.0 – centros de distribuição adaptados à logística 4.0 – baseia-se na automatização das rotinas diárias. Isso acontece por meio da Internet das Coisas, softwares, aplicativos e outras tecnologias desenvolvidas com essa finalidade.
A ideia central é tornar os centros de distribuição mais inteligentes, seja recebendo a mercadoria pela utilização de etiquetas em RFID ou por coletores de dados. Os sistemas de monitoramento possibilitam a virtualização do armazém e a coleta de dados relacionados a todas as operações que acontecem nele. Assim, o gestor pode investir em estratégias de melhoria contínua.
Como falamos desde o início deste texto, o e-commerce de moda demanda um volume sempre crescente dos mais diversos produtos e das mais variadas origens, que devem chegar aos clientes o mais rápido possível em diferentes regiões do país e até mesmo em outros continentes. Essa agilidade, e consequentemente a segurança, é garantida pela gestão logística e pela tecnologia empregada nesse processo.
O uso da tecnologia, como a do coletor de dados, tem sido vital para as empresas conseguirem ter uma maior gestão e eficiência na logística do varejo de moda. Com o estoque controlado o varejista consegue evitar custos desnecessários, bem como indisponibilidades de produtos. Resultado: mais vendas, mais lucro e clientes satisfeitos.
Fulfillment: garantia de clientes mais satisfeitos e com desejo de comprar mais no seu e-commerce de moda
Há também quem opte por terceirizar o fulfillment, que é o nome dado para definir todos os processos envolvidos na gestão logística de uma loja on-line, desde a hora do pedido até a saída para a entrega ao consumidor final.
O fulfillment terceirizado é uma opção popular para lojas de moda que vendem grandes volumes de pedidos. Com ele, a sua marca contrata uma empresa especializada em fulfillment, como a UX Fulfillment, para armazenar, embalar e enviar seus pedidos.
Você pode me questionar por que o fulfillment terceirizado é conveniente? E eu te respondo com facilidade: porque você não precisa se preocupar com o armazenamento, a embalagem ou o envio, e pode se concentrar em outras áreas de seu negócio.
Por mais que o comércio de moda tenha muitos concorrentes, alta taxa de mudanças em curto espaço de tempo, demandando muito esforço e alta agilidade, trata-se de um segmento com grande crescimento e que desperta paixão nos clientes.
Se o seu negócio souber alimentar diálogo com o cliente e tiver uma boa gestão logística com processos otimizados, você estará trilhando o caminho do sucesso.
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