Como a sinergia entre cliente e fornecedor faz a diferença na implantação de um projeto?

Quem já fez a  implantação de um serviço, produto ou solução tecnológica sabe que não se trata de um processo automático é necessário sinergia. 

Não existe passe de mágica e, tampouco, há uma receita de bolo que garanta que tudo será resolvido e que o projeto avance e comece a dar resultados. 

Quando estamos falando de soluções para área de e-commerce ou logística, isso pode ser mais específico ainda. Cada um tem uma necessidade, uma dor, um problema a ser resolvido ou mesmo um objetivo a ser alcançado. 

E é aí que muitos projetos tendem a falhar. A questão é: mas, de quem é a responsabilidade de fazer tudo acontecer? Do cliente ou do fornecedor? Não é de um e nem do outro isoladamente e sim dos dois. 

A sinergia e o cumprimento de algumas etapas é o que faz a diferença, não só para encurtar caminhos, como para evitar desperdícios de recursos e, principalmente,  chegar aos resultados esperados. 

Por que os projetos de tecnologia ou operação logística  falham? 

Quem nunca começou com um projeto, achando que tinha uma dor e depois percebe que não necessariamente aquela era sua principal dor? Muitas vezes o que mais impacta está em outra fase do projeto e não na que aparentemente parece.

Além disso, assim como os objetivos de um projeto são inúmeros, os motivos pelos quais eles chegam a fracassar também são. Às vezes esses processos de implantação empacam por problemas que ocorrem em uma fase anterior à implantação da tecnologia, por exemplo. 

Para a integração de um sistema, é preciso subir ou enviar de tabelas, notas fiscais. E nem sempre conseguimos fazer isso dentro de casa, no prazo acordado. Vamos postergando as decisões e acabamos não percebendo o quanto isso pode ser prejudicial e nos gerar frustração lá na frente. 

Outro ponto importante, é que não adianta acelerar. Normalmente, estamos falando de serviços 100% customizáveis de acordo com projeto, nicho, segmento, necessidades, e por isso demora mais para sair do papel. 

E o que é pior, a comunicação em diversas situações não é clara e as particularidades não são passadas da maneira certa, fazendo com que o caminho adotado, nem sempre seja condizente com as expectativas criadas.

No entanto, a falta de engajamento de qualquer uma das partes seja talvez um dos principais entraves. Quem está implementando o projeto espera de um lado que você faça. E, do outro, nem sempre você sabe o que tem que fazer e como fazer. 

Mas, o que pode fazer a diferença nesse processo? 

Sabe aquela história de que sozinho não se chega a lugar algum? É bem assim que funciona o processo de implementação de uma tecnologia ou de uma operação. 

Ter alguém que entenda suas necessidades e dificuldades. Pegue você pela mão, busque com você as melhores soluções para cada um desses problemas e para superar os desafios é algo  que pode fazer a diferença. 

Ou seja, um parceiro estratégico que entenda não só do negócio dele – a solução tecnológica ou serviço que ele está vendendo – como também entenda do seu negócio. Alguém que possa ouvi-lo, dar orientações, consultorias, agir proativamente antes mesmo que o problema ocorra. 

A base de tudo isso, obviamente, está na troca. É preciso estar aberto a conversas, fornecer as informações que forem solicitadas, cumprir as etapas do processo tanto com dados, como com atividades sendo executadas e todos os prazo estabelecidos. 

Transparência, confiança e comunicação são itens fundamentais para que prestador e cliente conectem-se e os projetos tenham melhor fluidez.

Além disso, ter esse acompanhamento no dia a dia, em especial na fase inicial, torna o processo leve e evita o desgaste, tanto na operação, como lá na ponta.  

Essa é a vantagem de ter alguém realizando uma integração com você, transferindo conhecimento, trazendo as principais atualizações de mercado e apoiando em cada uma das etapas que você irá percorrer. 

Contando com o apoio de quem entende 

Todo mundo gosta de ser cuidado, certo? E é exatamente esse o objetivo da Incubadora da UX: zelar pelo processo de implantação, tanto de operação quanto de tecnologia,  direcionando, acompanhando e agilizando todas as etapas de um projeto. 

Para criar uma sinergia entre o cliente e fornecedor no processo de implantação, essa área formada por especialistas,  atua juntamente com um time de Customer Sucess que, além de oferecer treinamentos e materiais sobre cada etapa do processo e sobre cada ferramenta dentro da solução, também está ali para o que o cliente precisar.

Os alinhamentos constantes entre time de customer sucess e de tecnologia, por exemplo, servem ainda não só para entender as dores do cliente e dificuldades, como  para dar feedback de melhorias da tecnologia, de como podemos melhorar e facilitar a vida dos clientes.

Afinal, se um ganha, todos ganham.

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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