Tecnologia RFID e a logística

Você já ouviu falar sobre a tecnologia RFID? Para muitos, esse pode ser um conceito desconhecido, mas tem conquistado vários empresários que precisam ter uma área logística altamente eficiente. As etiquetas RFID estão substituindo o uso do código de barras, não que eles não sejam eficientes, mas essa nova tecnologia é um pouco superior.

A Associação Brasileira de Automação realizou uma pesquisa que mostrou que o código de barras é utilizado em 81% das mercadorias que circulam no país. Mas não para por aí. 88% dos que utilizam o código, acreditam que facilita a administração do negócio.

É por isso que o uso do RFID é tão revolucionário, pois é ainda mais prático e ágil que o código de barras. Continue lendo e entenda melhor sobre!

O que é a tecnologia RFID?

As etiquetas RFID auxiliam na identificação e rastreio de mercadorias através do sinal de radiofrequência. A grande facilidade é que não é preciso ler a etiqueta para identificar onde ela está, o sinal é emitido ininterruptamente para a antena que capta essas informações e as disponibiliza para o usuário.

Ou seja, é possível acompanhar todo o processo logístico, onde cada mercadoria está, sem que seja preciso ir lugar em lugar para checar. Ou seja, ela torna o controle mais fácil e a expedição de produtos mais ágil.

Se você ainda está na dúvida sobre como essa tecnologia funciona, vamos trazer para você coisas simples e que provavelmente já fazem parte do seu dia a dia. Sabe aquela tag de pedágio que faz a cobrança automática? Ela possui tecnologia RFID. O cartão que você usa para passar na catraca do ônibus ou do metrô utiliza essa mesma inovação.

Tipos de etiquetas RFID

Não existe apenas um tipo de etiqueta RFID, cada uma possui uma característica e alguns modelos são mais indicados para finalidades específicas. Vamos explicar melhor sobre a seguir:

Etiqueta passiva

Esse tipo de etiqueta não possui bateria e se alimenta através das ondas eletromagnéticas que vem da antena leitor. Esse é o modelo mais simples, elas não podem iniciar nenhuma comunicação por conta própria e funcionam a curta distância, no entanto tem uma boa vida útil e ótimo custo-benefício.

Etiqueta semipassiva

Essa etiqueta já possui bateria interna, no entanto, ela continua dependendo do sinal do leitor para conseguir transmitir suas informações. Ela serve apenas para alimentar circuitos internos, pois não consegue criar um sinal de radiofrequência.

Etiqueta ativa

Essa etiqueta é mais complexa e possui bateria para alimentar seu circuito próprio. Diferente das demais, ela consegue se comunicar com sensores e dispositivos semelhantes externos. Além disso, ela também possui maior capacidade de armazenamento. Tudo isso permite que ela execute tarefas mais complexas. Por conta de toda essa complexidade e tecnologia, ela tem um custo mais elevado.

Além dos diferentes tipos, as etiquetas RFID também possuem frequências diferentes que vão do 125 Khz até 5,8 Ghz e essa característica está diretamente relacionada a distância entre a etiqueta e o seu leitor. Sendo o de 5,8Ghz, o com maior alcance, que é muito utilizado em projetos industriais e dificilmente são usados comercialmente.

Leia também: 6 formas de como a tecnologia influenciará as profissões da área logística no futuro

Quais as vantagens da tecnologia RFID?

A tecnologia RFID é muito superior ao código de barras, isso você já percebeu. Mas, as vantagens não param por aí:

Detecção de informações

Como nós mencionamos, não é preciso ler a etiqueta para coletar suas informações. Isso ocorre à distância, sem que seja preciso ocorrer nenhuma intervenção humana. Ou seja, é muito mais prático e ágil, garante também a maior produtividade de todos os envolvidos no processo em questão.

Agilidade na expedição

Uma das etapas que requer mais atenção na área logística é a expedição de mercadorias. Afinal, qualquer erro nessa fase, pode prejudicar não só a empresa, como também o consumidor final. Por isso, é tão importante controlar todo o processo de expedição. Com as etiquetas RFID isso se torna muito mais fácil, prático e rápido.

Melhor controle de estoque

A melhor forma de saber tudo o que há no seu estoque é mantendo seu inventário atualizado. No entanto, isso envolve uma quantidade significativa de pessoas e muito trabalho manual. Mas, com as etiquetas essa realidade fica bem diferente. Com alguns cliques você consegue checar tudo o que está no estoque, tudo o que está saindo e o que já foi expedido.

Capacidade de armazenamento

As etiquetas não mandam apenas as informações para a antena, como também tem a capacidade de armazená-las. Ou seja, é possível acompanhar o histórico das mercadorias. Além disso, possui a capacidade de enviar essas informações simultaneamente, sem que seja preciso ler etiqueta por etiqueta.

Durabilidade

Além de serem super duráveis, o que interfere em seu custo-benefício, as etiquetas também podem ser reutilizadas.

Confiabilidade

As etiquetas não são manipuladas por nenhum humano e isso garante ainda mais a confiabilidade dos dados registrados. Afinal, é totalmente possível que alguém realize a leitura de um código de barras errado. Mas, como já dissemos algumas vezes, as etiquetas com tecnologia RFID não precisam ser lidas.

Leitura simultânea

Com essa tecnologia, é possível acompanhar todos os itens em tempo real. Isso facilita muito o dia a dia de quem trabalha com a logística de qualquer segmento. É muito mais praticidade e agilidade no dia a dia.

Como escolher a etiqueta RFID correta?

Agora que você já conhece essa super tecnologia, deve estar se perguntando: como implementá-la em sua empresa e qual a correta? O ideal é que você identifique qual o seu objetivo com as etiquetas e como elas serão utilizadas, isso irá te ajudar a identificar o tipo de etiqueta e a frequência correta.

Além disso, é importante levar em consideração os custos, para entender qual oferece o melhor custo-benefício para a sua empresa. Afinal, essa ainda é uma tecnologia com um alto custo, por isso, é importante saber se vale a pena esse investimento para o seu negócio, neste momento.

Esperamos que o conteúdo compartilhado tenha ajudado você a compreender melhor sobre a tecnologia RFID e as inúmeras vantagens que ela oferece. Clique aqui e os siga nas redes sociais para ficar sempre por dentro dos assuntos de tecnologia e operação logística, estamos sempre publicando conteúdos sobre esse universo!

Picture of Willians Dantas

Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados