Os varejos de pequeno porte são cada vez mais representativos na economia brasileira. E eles precisam de serviços e soluções que atendam às suas particularidades, inclusive no campo logístico. A seguir, conheça os melhores serviços logísticos para empresas de pequeno porte e saiba como fazer a gestão desse setor.
1 – Serviço de fulfillment
Um dos grandes desafios dos pequenos varejistas é justamente conseguir crescer. Normalmente, as vendas ainda estão começando a dar retorno, então é preciso encontrar serviços com um bom custo/benefício que ajudem o empreendimento a escalar.
O serviço de fulfillment é um dos melhores serviços logísticos para empresas de pequeno porte. O fulfillment é responsável por cuidar de todos os processos logísticos do e-commerce. Ou seja, ao contratá-lo, o empreendedor não precisa se preocupar diretamente com estoque, packing, picking, expedição e nem com a logística reversa.
Essa é uma possibilidade interessante porque reduz custos e burocracias. A sua empresa não vai ter que se preocupar em contratar funcionários para realizarem todas essas tarefas. E nem em alugar um espaço para organizar o estoque, além de outras facilidades.
Inclusive, é bastante comum que empresas de pequeno porte ainda mantenham seu estoque de mercadorias em casa. Isso não é viável e pode ser solucionado pelo serviço de fulfillment.
2 – Marketplaces
Outra opção para as pequenas empresas que atuam com varejo é utilizar os marketplaces. Existem inúmeras plataformas reconhecidas com essa função, como a Casas Bahia e a Amazon. Na maior parte dos casos, é o próprio marketplace que se encarrega do serviço de entrega, então, o empreendedor não precisa se preocupar com isso.
3 – Terceirização da entrega
Para uma empresa de pequeno porte, é bastante inviável manter uma frota própria de veículos de entrega. Quem opta por isso, inicialmente, vai ter, por exemplo, um veículo de entrega e um motorista. Imagine o quanto essa limitação pode provocar demora. O prazo longo de entrega pode inibir a compra e, assim, impedir que o e-commerce cresça.
Por outro lado, ao terceirizar, uma empresa especializada vai cuidar da parte de transporte, tendo a estrutura adequada para isso. Além de ser uma preocupação a menos para o e-commerce, que não terá funcionários diretos contratados para desempenhar essa função. Assim, esse é um dos serviços logísticos para empresas de pequeno porte que ajudam na redução de custos e de burocracias.
4 – Políticas definidas para frete grátis
O frete grátis ainda é um chamariz que muitas empresas usam para vender. E realmente, inúmeros clientes se baseiam nisso na hora de escolher se vão comprar um produto no e-commerce A ou B.
No entanto, principalmente para empresas de pequeno porte, oferecer frete grátis pode não ser uma estratégia rentável, porque esse custo terá que ser absorvido. Se o volume de vendas ainda não é suficiente para que ele se torne irrisório, pode haver um prejuízo financeiro. Aliás, a ideia do frete grátis tem sido repensada de modo geral, não apenas pelos empreendimentos pequenos.
Isso não significa que você não possa oferecer um frete grátis. Mas que precisa ter políticas definidas e bem planejadas por trás disso. A entrega pode ser gratuita a partir de um determinado valor, por exemplo. Ou para regiões previamente estabelecidas. Vez ou outra, em uma campanha promocional especial e bem estruturada, a liberação do frete grátis pode ser um incentivo à compra também.
O importante é: não se baseie no frete grátis “desmedido” acreditando que essa é a única forma de conseguir vender.
5 – Soluções tecnológicas
Todas as empresas precisam de tecnologia para a sua gestão logística. Independentemente do seu porte. O Fusion1, é uma solução que tem como objetivo auxiliar em toda a gestão de fretes. Isso permite que você tenha agilidade, controle e planejamento do processo desde o cálculo de frete até o rastreamento.
Entre as funcionalidades, estão:
- Simulação de frete;
- Parametrização de tabelas de diferentes transportadoras;
- Conciliação de frete;
- Rastreamento das cargas.
Para o pequeno empreendedor, que tem uma equipe reduzida, esse tipo de tecnologia deixa tudo que ele precisa na palma de sua mão. Chega de papéis e planilhas intermináveis para fazer o controle logístico.
Outros serviços logísticos para empresas de pequeno porte baseados na tecnologia são plataformas para gerenciamento de logística reversa. É bastante comum que essas empresas não estejam preparadas para solicitações de troca e devolução de mercadorias.
Um aplicativo próprio para isso faz a gestão de todo o processo, desde a retirada do produto no domicílio do consumidor até o retorno para o CD. Por meio dele, ainda é possível agendar com o cliente o melhor momento para retirar a mercadoria, trazendo mais agilidade a essa dinâmica.
Extra! Outras estratégias logísticas para empresas de pequeno porte
Além dessa lista de serviços e soluções, existem outras estratégias logísticas a serem implementadas por empresas de pequeno porte:
– Calcular o peso cubado dos produtos para calcular preço de entrega e planejar a armazenagem;
– Negociar valores com as transportadoras, a fim de conseguir as melhores condições possíveis;
– Implementar a análise de dados como base para melhorar continuamente as operações logísticas da empresa;
– Trabalhar com a previsibilidade de demanda, especialmente em datas sazonais marcadas pelo aumento das vendas;
– Manter um relacionamento saudável com as transportadoras parceiras
– Investir em um bom controle de estoque.
Uma logística eficiente é o que vai garantir que o produto certo chegue para o cliente certo, em boas condições e dentro do prazo estabelecido. Portanto, é fundamental que pequenas empresas invistam nela justamente para possibilitar o seu próprio crescimento a médio e longo prazo.
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