Você sabia que a taxa média global de abandonos de carrinho em lojas virtuais é de quase 80%? Esse dado é de um estudo da Barilliance, realizado desde 2006 e atualizado em 2020. A seguir, confira 6 passos para acabar com os abandonos de carrinho no seu e-commerce e vender mais!
Entenda quais são os motivos que levam ao abandono de carrinho
O primeiro passo para resolver qualquer problema é fazer um diagnóstico preciso. Nesse caso, é fundamental entender quais são os principais fatores que provocam o abandono de carrinho na sua loja virtual. Você pode partir das causas mais gerais, observadas em boa parte dos e-commerces:
– Valor de frete muito alto;
– Prazo de entrega mais longo do que o desejado;
– Processo de checkout muito longo;
– Mudança no custo ou em alguma característica do produto que só aparece na hora de finalizar a compra;
– Sentimento de insegurança com o produto ou com o site.
Procure identificar quais desses elementos estão presentes na jornada do seu consumidor. Você pode até fazer uma pesquisa com alguns clientes para entender melhor. Pergunte se eles já abandonaram o carrinho na sua loja virtual em algum momento e o porquê.
Entendendo a causa, será mais fácil atuar na solução.
Ofereça fretes mais atrativos
Um levantamento da Moonsend apontou que o valor alto do frete é responsável por cerca de 60% dos episódios de abandonos de carrinho.
Logo, um dos passos mais importantes para contornar esse problema é oferecer fretes mais atrativos. Como fazer isso? Atuando em diversas frentes:
– Estabeleça parcerias com várias transportadoras. Assim, dependendo da localização do cliente, é possível deixar a entrega a cargo do parceiro que consegue oferecer o valor mais baixo;
– Negocie com as transportadoras parceiras;
– Reduza o tamanho das embalagens, já que isso implica no valor da entrega;
– Certifique-se de que os dados de peso e dimensões dos produtos estão cadastrados corretamente;
– Conte com um serviço de fulfillment;
– Ofereça a opção de retirada do produto em uma loja física ou darkstore;
– Conte com a tecnologia a seu favor. Tenha soluções de gestão de frete que proporcionem cálculos rápidos e precisos que comparem diversas tabelas e ofereçam as melhores opções para o seu cliente na hora da compra.
Todas essas medidas são úteis para reduzir o valor do frete repassado ao cliente, sem que a empresa precise arcar com o custo disso.
Invista em entregas mais rápidas
Alguns consumidores não se importam tanto com o valor do frete. A sua maior prioridade é receber o produto rapidamente. Nesse caso, um prazo de entrega muito longo pode ser o fator que irá motivar o abandono de carrinho. Aliás, para boa parte dos clientes, a entrega rápida não é mais um “plus”, está dentro dos requisitos mínimos esperados.
As entregas rápidas são um diferencial cada vez mais importante para conquistar o cliente. E as dicas citadas no tópico anterior também podem ajudar a proporcionar essa experiência.
Fique de olho na jornada de compra
A jornada de compra online é a trajetória que o seu cliente percorre desde a descoberta de uma demanda até a aquisição do produto.
Ao identificar quais são todas as etapas que a compõem, a sua empresa vai conseguir abordar o consumidor corretamente em cada uma delas. Por consequência, isso pode evitar o abandono de carrinho.
Por exemplo: o cliente colocou o produto no carrinho e está na etapa da jornada de finalizar o pagamento. Porém, ele acabou percebendo um valor diferente daquele que tinha visto no anúncio. Nesse momento, se não houver um suporte eficiente dentro do e-commerce para solucionar o problema que surgiu, a chance de abandono de carrinho é bastante grande.
Priorizar uma jornada de compra satisfatória também é investir em recursos para que o cliente possa visualizar o produto com a maior riqueza de detalhes possível. Seja pelo uso de fotos de alta qualidade, vídeos, realidade aumentada. Esse é um ponto que deixa o comprador mais seguro para concluir a sua aquisição.
Ofereça uma experiência humanizada e personalizada
No comércio virtual, naturalmente, a proximidade entre empresa e cliente tende a se perder. E quando isso acontece, “não custa nada” para o consumidor abandonar o carrinho. Afinal, ele não tem qualquer vínculo com aquele e-commerce. Não está na expectativa de ter uma experiência realmente diferenciada a partir do momento em que fechar a sua compra.
Por isso, a humanização e a personalização são fundamentais. Utilize as ferramentas que você tem ao seu dispor para se conectar com o seu cliente. Assim, todo o processo de compra vai ter um significado maior. Consequentemente, um desejo por parte do consumidor de levá-lo até o fim.
Melhore a sua comunicação com o cliente
É bastante comum “perder” clientes ao longo do processo pela falta de uma comunicação clara. Para resolver isso, existem algumas estratégias que podem ser adotadas:
– Quando o cliente tentar fechar a página abandonando o carrinho, coloque um pop-up para avisá-lo de que ele vai perder os produtos. Muitos não sabem, voltam depois, encontram o carrinho vazio e desistem de fazer a compra;
– Quando houver abandono de carrinho, envie um e-mail gentil para esse consumidor. Inclusive, nessa mensagem, você pode até fazer uma espécie de “enquete” para tentar entender o porquê ele não concluiu a compra;
– Sugira produtos similares aos que o cliente chegou a colocar no carrinho;
Invista em remarketing, estratégia que consiste em exibir anúncios dos produtos que foram colocados no carrinho.
Tudo isso ajuda o e-commerce a se comunicar com o consumidor de uma forma mais direcionada e aumentar a conversão.
Diminuir os abandonos de carrinho é um desafio para grande parte dos varejistas. Mas seguindo esses passos, você certamente já poderá colher bons resultados. Se você mantiver o consumidor no centro da sua estratégia, é meio caminho andado para que as compras sejam finalizadas com sucesso!
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