Logística eficiente: 5 passos para aumentar suas vendas

O e-commerce brasileiro está vivendo um momento promissor. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o setor pode fechar o ano de 2022 com uma receita líquida de R$ 165 bilhões.

Porém, para melhorar suas vendas, não basta que as condições estejam favoráveis. Um dos aspectos que precisa estar muito bem alinhado é a logística. A seguir, saiba como melhorar as vendas do seu e-commerce com uma logística eficiente!

1 – Estruture o seu fluxo logístico

Essa é a base de tudo. O fluxo logístico é a sequência de todas as etapas, desde a fabricação até a entrega do produto para o cliente final. Quando ele está bem estruturado, a cadência entre as atividades é naturalmente favorável.

Por exemplo: a chegada de um novo lote expedido pelo fornecedor vai acontecer no momento exato em que aquela mercadoria precisava ser reposta no estoque. Assim, ela não vai ter entrado em falta, o que poderia frustrar o consumidor e fazer você perder uma oportunidade de venda. Mas também não vai ficar em excesso perdendo valor no estoque. Porque o fluxo logístico viabilizou a reposição dela no momento oportuno.

E isso vale para a relação entre todas as outras etapas. O fluxo bem estruturado e controlado traz diversos benefícios que impactam diretamente nas vendas:

  • A propensão do cliente sempre encontrar a mercadoria que procura é maior. Isso vai evitar que ele tenha margem para buscar a concorrência;
  • As entregas serão feitas dentro do prazo esperado;
  • O índice de erros no envio da mercadoria diminui, evitando que a empresa perca um cliente em consequência desse tipo de falha.

2 – Proporcione alternativas que ofereçam agilidade ao cliente

Já falamos por aqui sobre como as entregas express têm transformado o setor logístico. A rapidez na entrega tem sido um fator determinante para o consumidor escolher onde vai fazer suas compras.

Nesse sentido, uma logística eficiente é aquela que se preocupa em aumentar essa agilidade. Isso pode acontecer de diversas formas:

  • Implementando uma política de entrega express. Lembre-se de que, para isso, você vai precisar contar com boas transportadoras parceiras. E, mais que isso, ter a tecnologia necessária para monitorar todo o processo e assegurar que a promessa seja cumprida;
  • Possibilitando que o cliente retire a sua encomenda em um ponto de entrega. Muitas empresas têm apostado nas dark stores para isso. Porém, nesse cenário, a disponibilização do produto nesse ponto precisa acontecer de forma rápida. O consumidor precisa ver uma vantagem em se deslocar para ter acesso à sua compra;
  • Estabelecendo parcerias com logtechs para atender clientes que fazem questão dessa entrega rápida. Inclusive, normalmente, quem quer receber o produto no mesmo dia está disposto a pagar o valor dessa comodidade.

O mais importante é ter em mente que uma logística eficiente para melhorar as vendas é aquela centrada na necessidade e demanda do consumidor.

Houve um tempo em que o frete grátis reinava absoluto, especialmente no início dos e-commerces. Era isso que os clientes buscavam. Então, toda a operação logística tentava atender esse anseio. Atualmente, a agilidade tem se apresentado como fator preponderante. Portanto, ela precisa ser considerada.
Lembre-se: quando estiver pensando em uma estratégia para qualquer departamento do seu e-commerce, coloque sempre o consumidor no centro dela. Essa ideia parece óbvia, mas frequentemente é esquecida. E quando é colocada em prática, coloca a sua perspectiva no lugar certo!

3 – Defina uma política de frete estratégica

Acabamos de citar a questão do frete grátis como algo que já foi praticamente “obrigatório”.
Hoje em dia, ele continua sendo bastante atrativo, porém, vale fazer uma reflexão a respeito. Os custos logísticos têm aumentado. Mesmo diante disso, muitas empresas permanecem irredutíveis no propósito de manter o frete grátis, com receio de perder vendas caso abram mão dele. No entanto, para não serem impactadas por esse aumento do curso, precarizam as operações logísticas.


Qual o resultado do cenário descrito acima? Um alto índice de atrasos nas entregas, produtos que chegam avariados ao cliente final ou até errados, prazos de entrega longos, que desestimulam a compra.
Definir uma política de frete estratégia significa, ao invés de simplesmente liberar o frete grátis sem colocar na balança as consequências disso, pensar em:

  • Requisitos pré-concebidos para que o cliente ganhe o frete. Por exemplo: um valor mínimo de compra ou mesmo uma campanha mais específica;
  • Frete fixo para determinadas regiões;
  • Estruturação de um programa de fidelidade em que o frete grátis ou de valor reduzido seja uma recompensa para o cliente fiel;
  • Valorização da velocidade da entrega, para que o cliente veja um benefício claro em pagar pelo frete do seu produto.

4 – Padronize processos na recepção e expedição de produtos

logistica-eficiente-fluxo-logistico

As etapas de recepção e expedição são cruciais, porque podem evitar erros antes que o produto saia para a entrega. Por isso, soluções para padronizar os processos e aumentar a sua assertividade são muito bem-vindas.
Se for expedido o produto errado, quando ele chegar até o cliente, ele vai solicitar a troca ou devolução. Mas mais que isso: esse consumidor vai pensar duas vezes antes de comprar novamente com você.
Portanto, a ideia de melhorar a recepção e expedição para aumentar as vendas deve ser encarada como uma relação de médio e longo prazo. Afinal, muito embora essas etapas sejam executadas com base em vendas que já foram finalizadas, elas vão impactar nas taxas de recompra.

5 – Conte com a tecnologia para tornar a logística eficiente

Não existe a possibilidade de pensar em melhorar as vendas por meio de uma logística eficiente sem que a tecnologia seja uma das grandes protagonistas desse cenário. Por meio dela, os ganhos da sua empresa são inúmeros:

  • Maior controle sobre todas as etapas do fluxo logístico;
  • Monitoramento do produto;
  • Contato facilitado com as duas pontas, ou seja, com o cliente e com a transportadora, para garantir o “Match” ideal;
  • Coleta de dados que vão servir como embasamento para entender o que precisa ser melhorado para alcançar uma logística eficiente e como fazer isso.

Uma logística pensada estrategicamente e executada com recursos tecnológicos é a que tem o real potencial de melhorar as vendas. E ir além: posicionar a sua empresa no mercado competitivo.


A UX Solutions é referência em soluções tecnológicas para todas as etapas da cadeia logística. Com o nosso sistema de simulação, cálculo e conciliação de frete, você garante as melhores condições tanto para o seu cliente quanto para o seu orçamento.
Para saber mais, preencha o formulário e aguarde o nosso contato.

Picture of Maycon Lima

Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados