Logística sustentável: 6 formas de como aplicar na sua empresa

Uma das maiores tendências da logística atual é a sustentabilidade. Estima-se que esse setor, em conjunto com o de transporte, seja responsável pela emissão de 14,4% dos gases do efeito estufa. Assim, na busca por reduzir o impacto ambiental das operações, as empresas do segmento procuram alternativas para otimizar as entregas e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo. A boa notícia é que é possível, com a logística sustentável! Descubra como no texto de hoje!

Logística sustentável x logística convencional

Em ambas as perspectivas, o objetivo é garantir a eficiência de todas as operações que envolvem circulação, armazenagem e entrega de mercadorias. A diferença é que, na logística sustentável, existe uma preocupação em fazer tudo isso reduzindo o impacto ambiental. Seja diminuindo o consumo de recursos naturais ou a poluição gerada, por exemplo.

Importante ressaltar que optar por uma perspectiva mais sustentável não significa, de forma alguma, abrir mão da eficiência. Pelo contrário, hoje em dia, os avanços observados nessa área já permitem que a logística baseada na sustentabilidade seja tanto ou mais eficiente do que a tradicional.

Otimizar entregas e cuidar do meio ambiente: como fazer?

A seguir, confira algumas práticas de logística sustentável e eficiente que já podem ser adotadas pelo seu e-commerce ou marketplace:

1 – Definição de metas

Qualquer mudança precisa ser orientada pela definição de metas específicas. É o acompanhamento desses indicadores que vai mostrar se as medidas implementadas estão sendo realmente eficientes ou se precisam ser revistas.

Existem diversos tipos de metas para mensurar a sustentabilidade das operações logísticas. Por exemplo: reduzir em 30% a emissão de gases poluentes no período 2 meses; implantar a compensação de carbono até o mês de dezembro; assegurar que todas as transportadoras parceiras tenham a sustentabilidade como pilar, fazendo a transição necessária para isso até o mês X…

As metas devem ser definidas de acordo com as prioridades da sua empresa. O importante é que sejam específicas, mensuráveis e tenham prazo para serem cumpridas.

2 – Seleção de transportadoras parceiras alinhadas a esse objetivo

A terceirização do transporte normalmente é mais viável para os e-commerces do que contar com uma frota própria. Logo, para garantir uma logística sustentável e eficiente, é preciso selecionar parceiros que tenham esses mesmos objetivos.

A transportadora que trabalha fazendo as suas entregas deve manter as manutenções dos veículos sempre em dia, para evitar a emissão excessiva de poluentes, por exemplo. Deve ter suas atividades também orientadas pela sustentabilidade. Afinal, é ela quem vai realizar boa parte do trabalho prático.

Já existem também empresas que trabalham com veículos elétricos para reduzir drasticamente a emissão de CO2. É o caso da UX Delivery, que possui motos elétricas para o last mile.

Por isso, estabeleça critérios para escolher esses parceiros baseado nessa meta de alcançar uma logística sustentável.

3 – Escolha da embalagem

logistica-sustentavel
Escolha pacotes que sejam amigáveis ao meio ambiente

A embalagem dos seus produtos também faz parte da operação logística. Ela é amigável ao meio ambiente? É composta por material biodegradável? É reutilizável?

Mais do que buscar materiais mais amigáveis ao meio ambiente, também cabe à sua empresa orientar o consumidor. Por exemplo: você pode colocar na embalagem uma descrição de como fazer o descarte correto dela. Ou colocar dicas de como ela pode ser reutilizada no dia a dia.

4 – Logística reversa

A quantidade de empresas estruturando programas de logística reversa tem aumentado.

Basicamente, consiste em recolher as embalagens dos produtos depois de usados pelo consumidor e, em troca disso, oferecer algum tipo de “premiação”. O modelo mais comum é: na devolução de um número certo de embalagens, o cliente ganha um novo produto prédeterminado.

Dessa forma, a empresa consegue garantir que essas embalagens que forem retornadas vão ser destinadas corretamente. Além disso, por ser uma ação que se torna conhecida pelo público, também é uma forma de agregar valor à imagem da marca, além de aumentar a adesão dos consumidores.

5 – Roteirização de entrega

A roteirização de entregas é uma das ações mais eficazes quando se trata de otimizar as entregas e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo! Ela consiste em planejar as rotas e sequência de entregas, de modo que elas sejam realizadas mais rapidamente e com menos gasto de recursos.

Nessa roteirização, a empresa consegue definir qual é o melhor trajeto a ser seguido pelos veículos de transporte, para fazer o maior volume de entregas possível no menor intervalo de tempo.

6 – Otimização e automatização de processos

A tecnologia tem sido uma grande aliada da sustentabilidade na logística. Graças aos softwares que atuam no controle das operações de ponta a ponta, a necessidade de papel é praticamente inexistente.

Além disso, essas ferramentas também podem ser utilizadas para possibilitar a execução de todas as etapas anteriores. A roteirização de entregas, por exemplo, é realizada de forma bem mais precisa se houver um sistema desenvolvido para isso. Além do que, o aplicativo ajuda a eliminar o uso de papel nas operações. Todo o controle da entrega vai ser acompanhado pelo próprio celular!

Desse modo, empresas que ainda resistem à modernização do seu setor logístico não estão somente se tornando obsoletas perante a concorrência. Elas também estão sofrendo perdas significativas em termos de eficiência e sustentabilidade.

Por que investir na logística sustentável?

Afinal, vale a pena mudar os processos logísticos da empresa em nome da sustentabilidade? Confira os benefícios que esse movimento traz ao seu negócio e decida por si só:

  • Economia: quando falamos em utilizar menos recursos naturais para ter o mesmo resultado, isso também vai levar a uma economia no seu orçamento. A conta é simples: com menos gastos, você tem mais verba para investir ou para aumentar a sua margem de lucro;
  • Imagem da marca: clientes, parceiros e outros stakeholders estão cada vez mais atentos a tudo que vai além do aspecto mercadológico de uma empresa. Demonstrar uma preocupação genuína com o meio ambiente, que se traduz em ações práticas, é uma forma de agregar valor à imagem do seu empreendimento;
  • Melhora no sistema de entregas: quando você pensa em formas de otimizar os recursos envolvidos no processo de entregas, elas se tornam mais eficientes. O resultado disso são clientes mais satisfeitos e fiéis;
  • Posicionamento: em um cenário altamente competitivo, a sua empresa precisa de um posicionamento consistente para se destacar. Esse posicionamento deve estar atrelado a um propósito que vai além de vender um produto de qualidade. Seu cuidado com o meio ambiente pode fazer parte disso.

A UX Group oferece ferramentas que aumentam a eficiência de todas as etapas que acontecem dentro do centro de distribuição. A partir disso, pode ajudar as suas operações logísticas a se tornarem mais sustentáveis. Entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções.

Picture of Eneas Zamboni

Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados