Tendências da logística digital para 2023

2022 já está se despedindo e, assim, ficamos de olho no que o próximo ano promete trazer. A previsão é de que o mercado logístico alcance o valor de R$15,5 trilhões até 2023.

Mas como esse mercado vai, de fato, se comportar? Hoje, você vai descobrir quais são as tendências da logística digital para 2023.

O metaverso chegou!

De forma bem resumida, o metaverso pode ser definido como um mundo virtual que proporcionará experiências altamente imersivas e interativas entre os usuários. Embora ainda não faça parte da realidade da maioria das pessoas, já tem ganhado notoriedade. E vai impactar diretamente as tendências da logística digital para 2023.

O metaverso vai potencializar ainda mais a experiência phydigital. Ou seja, a conexão entre o mundo virtual e real. Se, hoje em dia, as pessoas acessam um e-commerce para fazer suas compras, futuramente, farão isso dentro do metaverso.

A sua empresa poderá ter uma loja dentro desse mundo virtual. Os clientes, intermediadas por seus avatares, vão chegar dentro da loja e fazer uma compra. Algumas vezes, esse produto será 100% digital e usado dentro do próprio metaverso. Como por exemplo, um acessório para o avatar. Outras vezes, porém, o produto vai ser comprado no metaverso, mas para ser usado no mundo físico.

A logística digital mais do que nunca vai ter que acompanhar essa dinâmica e a agilidade que ela existe. Afinal, comprar no metaverso e demorar semanas para receber o produto é algo que parece não combinar. As interações nesse mundo virtual pressupõem justamente um avanço tecnológico incrível. Como a sua empresa tem a tecnologia necessária para estar lá, mas não tem para fazer uma entrega rápida e assertiva?

Para as empresas que estiverem preparadas, o metaverso pode trazer oportunidades incríveis no setor logístico. Talvez, esse seja o seu momento de se tornar um case de sucesso!

Entregas por drone

logistica-digital

Quando começou a se falar na possibilidade de fazer entregas por drone, isso parecia uma realidade tão distante. Mas ela já está entre nós! Neste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a primeira operação comercial de delivery via drone.

A partir dessa primeira liberação, existe uma expectativa de que operações logísticas dessa natureza comecem a ganhar mais espaço a partir de 2023. A caixa em que o produto será transportado é acoplada ao RPA e o drone é programado para voar horizontalmente até o ponto de entrega. Depois, também retorna ao ponto de partida de forma automatizada.

Até o momento, existem algumas limitações. Só podem ser transportados por essa via comidas, bebidas, documentos e produtos de supermercado. Mas mesmo para empresas que não atuam nesses segmentos, é essencial ficar de olho nessa tendência. Assim, quando as possibilidades forem ampliadas, seu e-commerce já pode estar preparado para isso!

Contratos inteligentes

Os contratos inteligentes – ou smart contracts – surgiram na blockchain e outra tendência é que passem a ser utilizado na relação entre empresas e transportadoras. Trata-se de um dispositivo que conduz uma transação computadorizada pré-programada. Quando uma condição é cumprida, outra que está atrelada a ela automaticamente também é executada.

No setor logístico, um exemplo de aplicação desse tipo de contrato é no pagamento dos serviços prestados pela transportadora. Quando as condições do contrato são cumpridas, automaticamente, o pagamento já é realizado.

Esse tipo de contrato traz mais transparência para as relações, além de garantir que os acordos serão cumpridos por ambas as partes envolvidas.

Segurança cibernética

Entre as tendências da logística digital para 2023, também se destaca uma preocupação ainda maior com a segurança cibernética. É essencial e urgente que as empresas invistam em uma infraestrutura de segurança digital que as resguarde de possíveis ataques. Um exemplo desses golpes é o roubo de dados confidenciais dos clientes.

A partir do momento em que a logística se torna mais digital, existe um volume maior de informações sendo compartilhadas em determinadas redes. E muitas dessas informações se enquadram como dados sensíveis. Assim, é responsabilidade das empresas garantir que esse compartilhamento ocorra dentro de padrões de segurança cada vez mais rígidos.

Soluções tecnológicas para last mile

Temos falado muito sobre last mile nos últimos meses e o impacto desse último trecho para toda a operação. As soluções tecnológicas de otimização da last mile vão ganhar ainda mais destaque em 2023.

Um exemplo disso são as startups que trabalham com smart lockers. A participação desses empreendimentos no mercado logístico deve crescer no próximo ano. Serviços muito tradicionais de entrega, que não são pautados na tecnologia vão continuar perdendo espaço.

Logística sustentável

Estamos numa era em que o impacto mercadológico de uma marca precisa transcender. As empresas que se destacam em um cenário de concorrência extrema são aquelas que se preocupam com o rastro que deixam no mundo.

A logística sustentável vai justamente ao encontro disso. Mas o que ela tem a ver com tendências da logística digital? Tudo! É a tecnologia que permite o monitoramento de dados e de indicadores capazes tornar as operações mais sustentáveis.

Com a tecnologia certa, é possível, por exemplo:

  • Mensurar com precisão o consumo de combustível;
  • Monitorar o cronograma de manutenções preventivas do veículo;
  • Calcular a pegada de carbono.

E a partir desses e de outros dados obtidos, a empresa consegue traçar estratégias para melhorar seus resultados nesse campo.

Atenção: as tendências da logística digital para 2023 impactam nas profissões da área

Os profissionais que atuam na área logística precisam estar muito bem atentos a essas tendências. Mais que isso: os e-commerces precisam se certificar de que os parceiros que selecionam estão se atualizando.

Para trabalhar no mercado logístico do presente e do futuro, é necessária uma capacidade grande de adaptabilidade, o desenvolvimento de um mindset inovador e outras características. O cerco está se fechando para quem acredita que continuar fazendo as coisas de modo convencional é suficiente.

Nada vem de graça. Se, por um lado, o acesso à tecnologia aumentou, por outro, as responsabilidades decorrentes disso também. O mercado espera operações logísticas cada vez mais ágeis, eficientes e sustentáveis.

A UX Group está plenamente alinhada às tendências da logística digital para 2023. Nossas soluções reúnem o que há de mais atual para adaptar seu negócio às novas tendências, otimizar todas as etapas da cadeia logística e trazer a eficiência que a sua empresa busca. É tecnologia, inovação, entregas mais sustentáveis e operação em prol de resultados.

Quer saber mais? Preencha um pequeno formulário com seus dados para receber o contato e todas as explicações do nosso time de especialistas!

Picture of Willians Dantas

Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados