Last mile sustentável e a urbanização

A pandemia da COVID-19 acelerou o aumento da demanda sobre o last mile, o último trecho de entrega de um produto. De acordo com um estudo da DHL, o incremento que estava previsto para acontecer até 2030 foi atingido em apenas 12 meses, na América Latina. Entre as reflexões que ganharam força nesse cenário está o impacto da urbanização no last mile sustentável.

Urbanização e last mile: qual o impacto

Atualmente, cerca de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas. Essa taxa de urbanização não implica somente em um aumento do número de pessoas morando nas cidades. Ela também significa mais veículos trafegando pelas vias, mais movimentação no trânsito e, consequentemente, maior dificuldade para agilizar a entrega. Especialmente no que se refere ao last mile.

O last mile é a última etapa de entrega do produto. Ou seja, quando ele sai para ser entregue no endereço do consumidor. Considerando a alta taxa de urbanização, esse movimento acontece predominantemente dentro de grandes centros urbanos, ainda que as compras online também tenham crescido na zona rural.

Portanto, quando falamos em last mile, nos referimos justamente ao transporte do produto dentro da cidade. Em geral, o segmento de logística e transporte já é responsável por mais de 14% dos gases do efeito estufa. Num contexto de alto tráfego urbano, o veículo responsável pela entrega permanece mais tempo em trânsito. O que pode intensificar ainda mais a emissão de gases poluentes, indo contra a ideia de um last mile sustentável.

Embora essa diferença possa parecer irrisória, é necessário enxergar em uma perspectiva mais ampla. Imagine quantos veículos de entrega transitam diariamente por todas as cidades brasileiras. A soma desses “pequenos” acréscimos na emissão de gases poluentes vai resultar em um nível de poluição bem mais elevado. E a logística moderna tem buscado justamente o oposto disso, ou seja, reduzir o impacto ambiental.

Como contornar o impacto da urbanização no last mile sustentável?

É hora de colocar dois elementos em jogo: planejamento e tecnologia. Apenas por meio deles é possível encontrar estratégias eficientes para proporcionar agilidade no last mile dos centros urbanos e reduzir a poluição gerada por ela.

Smart Lockers

Muitos e-commerces têm disponibilizado os smart lockers, ou armários inteligentes. É um tipo de armário tecnológico cuja abertura pode ser acionada por uma senha programada. É uma forma de possibilitar que o consumidor retire a sua encomenda em um desses lockers. Para empreendimentos que não possuem ponto físico de retirada, pode ser uma boa estratégia.

Dark store

A ideia da dark store é a mesma do smart locker. Ou seja: permitir que o cliente retire o seu pedido em um ponto determinado ao invés de aguardar para recebê-lo em casa.

Diferentemente dos centros de distribuição, que costumam ficar em regiões afastadas, a dark store fica justamente dentro da cidade. Ou seja, é um local de fácil acesso. Muitas vezes, existe uma dark store próxima da casa ou do local de trabalho do cliente.

Assim, ele consegue receber a sua compra rapidamente sem que seja necessário o deslocamento de um veículo até o seu endereço.

Roteirização da entrega

A roteirização de entrega tem grande impacto para tornar a last mile mais sustentável nos centros urbanos. Por meio de um bom planejamento, é possível identificar rotas alternativas que sejam mais viáveis em termos de economia de recursos e redução de emissão de poluentes.

Além disso, também permite organizar todas as entregas a serem feitas em uma sequência mais lógica no sentido de otimizar o tempo dos veículos nas ruas.

É por isso que o serviço de last mile da UX Delivery, que através da tecnologia embarcada oferece uma roteirização de entrega com cubagem entre as suas funcionalidades. Assim, oferecemos aos nossos clientes a ferramenta necessária para planejar suas entregas com inteligência, torná-las mais efetivas e sustentáveis nessa última milha.

Horários alternativos

Alguns municípios brasileiros já têm, inclusive, estabelecido em sua legislação que entregas sejam feitas fora dos horários de pico. Especialmente no que se refere ao transporte via veículos de grande porte, como os caminhões.

Assim, os veículos destinados a realizarem as entregas não vão “competir” com os automóveis utilitários em momentos de maior tráfego.

Além disso, alguns clientes até têm preferência por receber suas compras em momentos alternativos, como durante a noite ou aos finais de semana. É bastante comum que a encomenda chegue em horário comercial, quando ninguém está em casa para receber. Em residências sem portaria, isso pode fazer com que o pedido retorne e demore mais para ser entregue com sucesso ao seu destinatário.

Logo, essa é uma estratégia eficiente para contornar a questão da urbanização e ainda atender a uma demanda frequente entre os clientes.

Faixas exclusivas para os veículos de entrega

Fora do Brasil, em algumas cidades, já existem faixas para tráfego exclusivo de veículos que carregam mercadorias para entrega. Independentemente do seu porte. Esse é um tipo de mudança muito maior que depende do replanejamento de toda a mobilidade urbana. No entanto, considerando que já é uma realidade lá fora, nada impede de deixar essa solução no radar.

Uma das cidades que colocam essa iniciativa em prática é Los Angeles, na Califórnia. Um programa intitulado Clean Truck foi o responsável por planejar e executar a abertura de faixas destinadas a veículos de entrega.

Veículos elétricos

O uso de veículos elétricos também é uma maneira de reduzir a emissão de CO2 nas movimentações logísticas. A UX Delivery já inseriu em suas operações a entrega por meio de motos elétricas. Cada moto consegue transportar até 30 itens de baixo volume simultaneamente!

Recursos tecnológicos

Com as ferramentas tecnológicas adequadas, a empresa consegue não apenas otimizar o fluxo logístico, mas gerar dados a respeito dele. E a informação, como se sabe, é a base para a tomada de decisão mais assertiva. Analisando esses dados, o e-commerce consegue identificar quais soluções podem ser eficientes no seu caso em específico e não apenas de forma genérica.

A tecnologia também é uma aliada para substituir tarefas que, antes, eram feitas no papel. Por exemplo: com o app trux, o TMS da UX Solutions, o motorista acompanha o roteiro de entrega e confirma a finalização pelo celular, sem uso do papel.

Por meio dessas e de outras medidas, é possível tornar o last mile ainda mais eficiente e sustentável nos grandes centros urbanos. Afinal, o desenvolvimento da economia e dos empreendimentos só é possível, nos dias de hoje, pautado nesses dois valores: eficiência e sustentabilidade.

Além do sistema para last mile, a UX Delivery conta com outras ferramentas dedicadas à melhoria do serviço de entrega dos e-commerces. Quer conhecer todas elas, saber quais são as mais adequadas ao seu negócio e solicitar um orçamento sem compromisso? É muito fácil! Preencha o nosso formulário para receber o contato dos nossos especialistas.

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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