Marketplace e a logística simplificada: entenda a importância dessa relação

Os marketplaces têm sido grandes responsáveis pelo crescimento do e-commerce no Brasil. De acordo com um relatório do The Global Payments Report 2022, esse mercado deve crescer 95% no Brasil até 2025. Esse dado reflete um aumento da atenção sobre as particularidades logísticas desse segmento. A seguir, vamos explorar a relação entre marketplace e logística simplificada. Confira!

Como funciona a logística em marketplace?

Por natureza, o marketplace é um portal de e-commerce que reúne produtos de diferentes vendedores, os chamados sellers. Normalmente, a plataforma oferece somente o suporte online, mas toda a parte logística fica por conta desses sellers.

Quando o consumidor vai fazer uma compra em um marketplace, ele encontra a seguinte informação: “produto vendido e entregue por…” Ou seja, fica sinalizado que a entrega da encomenda não será de responsabilidade da plataforma, mas de quem está vendendo.

No entanto, muitos players desse mercado têm visto vantagem em assumir não apenas o domínio da plataforma, mas também todo o processo logístico. Isso pode ser um ponto de obtenção de lucratividade, além de garantir maior controle sobre as vendas.

Quando o marketplace assume o controle logístico, torna-se possível manter o mesmo parâmetro de qualidade em todas as entregas, independentemente do vendedor. Essa pode ser uma estratégia para atrair mais compradores para a plataforma e, consequentemente, aumentar a sua rentabilidade.

Marketplace x logística simplificada: saiba como funciona essa relação e porque ela é tão importante

marketplace

A ideia da logística simplificada consiste justamente em eliminar o excesso de etapas e processos que compõem a cadeia logística. O maior objetivo é trazer mais eficiência e rapidez para o processo, garantindo que ele chegue ao cliente dentro de um prazo satisfatório.

Algumas estratégias de simplificação logística já têm sido adotadas pelas empresas, como: a terceirização dos transportes, adoção de ferramentas mais tecnológicas para gerenciar todas as etapas e implementação de plataformas e processos para comunicação interna.

Integração logística entre sellers e plataforma de marketplace

Anteriormente, mencionamos que nos marketplaces, existem casos em que a logística é assumida pelo vendedor e outros em que a plataforma se encarrega dela. Além disso, outro formato que tem se popularizado e que está muito alinhado à ideia de simplificar a logística nesse mercado é a integração.

Nesse caso, funciona da seguinte forma: o vendedor é responsável por informar peso e dimensões das suas mercadorias, além das faixas de CEP de entrega. Com esses dados, o cliente vai poder calcular o prazo e valor de entrega da sua compra.

Quando o pedido é confirmado, a plataforma de marketplace disponibiliza a etiqueta de envio para o vendedor fazer a postagem da mercadoria.

Essa dinâmica facilita o trabalho de ambos os lados, portanto, simplifica o processo. Assim, a tendência é que o produto chegue até o cliente mais rapidamente.

Vale ressaltar que, nessa situação, a plataforma tem requisitos pré-definidos. Caso o produto ultrapasse o peso ou as dimensões aceitas, por exemplo, o vendedor ficará responsável integralmente pelo envio.

A verdade é que esse controle do marketplace sobre os processos logísticos, ocorrendo parcial ou totalmente, simplifica-os e proporciona maior eficiência para o cliente.

Geração do código de rastreio

Quando o marketplace divide com o vendedor a responsabilidade logística – ou a assume para si – uma das vantagens é a possibilidade de gerar automaticamente o código de rastreio.

Muitos vendedores que operam em marketplace são empreendedores de pequenas empresas. Assim, não contam com as ferramentas tecnológicas para a geração do código de rastreio e etiquetas de envio de forma automática.

O suporte da plataforma para essas funções simplifica a logística, já que agiliza a preparação do pedido para entrega, além de trazer credibilidade para o consumidor. Receber o código de rastreio instantaneamente traz mais transparência para a relação de compra e venda.

Alta competitividade

Simplificar a logística no marketplace, de modo que a mercadoria chegue para o consumidor de forma mais rápida e sem erros, também é uma questão de posicionamento.

Dentro de um marketplace, o vendedor está enfrentando concorrência direta na mesma plataforma. O cliente vai ter acesso ao mesmo produto vendido por outras lojas sem sequer precisar acessar outro site.

Nesse sentido, quem oferece condições de entrega mais atrativas pode ganhar esse cliente.

Por outro lado, se o vendedor ainda aposta em fluxos logísticos manuais e não conta com a tecnologia, ele começa um passo atrás. Isso porque, terá um excesso de processos, muitos deles suscetíveis a um alto índice de falha humana. Esse contexto pode deixar a desejar no prazo e qualidade das entregas.

Assim, quando a plataforma assume em parte ou totalmente as funções logísticas, existe mais igualdade nesse sentido. Normalmente, o marketplace tem mais estrutura tecnológica para oferecer boas condições de entrega quando comparado ao seller.

Logística simplificada como estratégia para os marketplaces

Se o marketplace oferece suporte logístico de qualidade, ele consegue atrair mais sellers para venderem seus produtos pela plataforma. Isso porque esse apoio contorna os desafios que mais preocupam os vendedores.

No entanto para que essa ideia seja colocada em prática e realmente torne a logística simplificada ao invés de mais complicada, é preciso contar com a ferramenta adequada.

Foi pensando nisso que a UX Solutions lançou uma solução desenvolvida para os marketplaces. Ela reúne três funcionalidades cruciais para simplificar a logística nesse tipo de mercado: gateway de frete, rastreamento em tempo real e etiquetas para envio.

Com as funções descritas acima, essa solução traz inúmeras vantagens:

  • Simplifica a logística;
  • Aumenta a conversão de vendas;
  • Padroniza a qualidade entre todos os vendedores;
  • Proporciona excelência no atendimento;
  • Controle absoluto da performance de seus transportadores e sellers;
  • Traz credibilidade à plataforma;
  • Atrai novos sellers;
  • Atrai novos clientes.

Com o Shipn, você vai tornar o seu marketplace mais atrativo para clientes e vendedores. Tudo isso graças à tecnologia e sem a necessidade de assumir o controle manual de todas essas atividades!

Se você quer elevar a sua plataforma de marketplace a um novo patamar, conte com a UX Solutions! Fale com o nosso time para conhecer essa solução.

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Carol Pacheco

Com mais de 20 anos de mercado, a maior parte de minha experiencia foi na área suporte comercial e de reversa comercial, mas como sou munida por desafios de muito dedicação, não parei por aí. Fui trabalhar com operação de reversa e tudo que veio ao longo desses mais 12 anos me levaram até a UX. Vim com o desafio de estruturar junto a tecnologia o departamento de Suporte e Implantações e hoje estou junto ao time de gigantes estou a frente como PM do nosso TMS Embarcador.
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