Dark Store X Centro de Distribuição: o que são, quais as diferenças entre eles e qual escolher?

Um dos grandes desafios dos e-commerces é a armazenagem adequada dos produtos. Afinal, ela precisa conciliar uma série de fatores: desde a segurança da mercadoria até a agilidade do fluxo logístico.

Nesse texto, vamos trazer duas formas de acondicionar os itens da sua loja virtual: o dark store e o centro de distribuição.

Saiba o que são, quais as diferenças e como escolher o mais adequado!

O que é um centro de distribuição?

O centro de distribuição é um tipo de armazenagem mais conhecido por quem trabalha com comércio eletrônico. Também chamado de CD, é um espaço físico para armazenamento e despacho das mercadorias.

No CD, a mercadoria é recebida, organizada, armazenada e depois, conforme ocorre a compra, separada e encaminhada ao cliente final.

É importante ressaltar, portanto, que o centro de distribuição não se destina exclusivamente à armazenagem do produto. Se fosse assim, ele seria um armazém. No entanto, existem todas essas outras operações que ocorrem no CD: recebimento da mercadoria encomendada com o fornecedor, armazenamento interno, separação para envio e expedição.

A empresa precisa sempre pensar em uma localização estratégica para o seu centro de distribuição. Ou seja, ele deve estar em uma região que facilite tanto a chegada quanto o envio dos produtos. Isso é essencial para reduzir os custos.

Além disso, também deve ter uma dimensão suficiente para centralizar todo o estoque e comportar toda essa dinâmica de supply chain.

O que é uma dark store?

Enquanto o centro de distribuição já é um velho conhecido, nem todos os empreendedores já ouviram falar da dark store. Traduzindo literalmente, o termo significa “loja escura”. Ela também se destina ao armazenamento, separação e expedição de produtos.

A primeira diferença entre a dark store e o centro de distribuição é que o conceito da “loja escura” já foi concebido pensando no e-commerce.

Além disso, ela também costuma ser bem menor do que os centros de distribuição convencionais, além de ficar localizada em grandes centros urbanos. O CD, até por conta do seu tamanho, normalmente fica em regiões um pouco mais afastadas e muito próximo a grandes rodovias.

O layout da dark store também é diferente de um CD. Ele é bem parecido com uma loja, porém, sem que os consumidores possam ter acesso. Inclusive, é daí que vem a sua nomenclatura.

A dark store começou a ganhar mais força com a pandemia. Inclusive, muitas lojas físicas foram transformadas em dark store durante esse período, com as vendas acontecendo no online, seja por site, aplicativos ou whatsapp.

Com a retomada do formato presencial, muitas empresas mantiveram a sua dark store no mesmo local da loja física. Reservaram um espaço para armazenar e movimentar as mercadorias compradas online, no mesmo lugar de funcionamento do ponto de venda.

Uma das maiores vantagens desse formato é justamente a sua localização. Por ficar dentro das cidades, torna-se possível fazer uma entrega mais rápida para o consumidor final. Aliás, a dark store está muito alinhada com o aumento da importância da last mile, que começou a ser bastante discutido ultimamente.

Além disso, optar pelas “lojas escuras” para armazenar os produtos e gerenciar a dinâmica logística tem outras vantagens:

– Redução dos custos de manutenção. Isso vale para as lojas físicas que foram transformadas em dark stores. Com essa mudança, a necessidade de investir em elementos estéticos praticamente desapareceu. Afinal, o consumidor não será mais recebido naquele espaço. Essa economia também se aplica no comparativo com os centros de distribuição: como são bem maiores demanda mais investimento;

Redução dos custos com as transportadoras. Já que a mercadoria está mais próxima fisicamente do seu destino final o custo acaba sendo menor;

– Maior controle sobre a entrega do produto ao consumidor final;

Melhoria da experiência do cliente. Afinal, ele vai receber suas compras mais rapidamente. E, além disso, toda essa economia possivelmente será repassada a ele. Também é possível oferecer a opção de ele retirar a sua encomenda, zerando o custo do frete.

Centro de distribuição ou dark store: qual opção escolher?

Como a maior parte das questões que levantamos, aqui também não existe uma resposta correta e absoluta. Cada empresa é única em termos de demandas e particularidades. O que você precisa é entender os prós e contras de cada formato para entender qual mais se adequa ao seu negócio.

Alguns pontos que você deve colocar na balança ao fazer essa reflexão são:

– Onde está a maior parte dos seus consumidores? A ideia de optar pela dark store é justamente estar mais perto do destinatário do produto. Então, você precisa saber onde os seus clientes estão para então avaliar a viabilidade de ter uma dark store nessa mesma região;

– Qual é o volume de estoque que você precisa ter dentro da sua gestão logística? A dark store é bem menor do que um centro de distribuição. Logo, é necessário entender se o espaço físico será suficiente para as suas operações;

– Qual será o investimento necessário nessas duas opções? Como isso vai impactar no orçamento que a sua empresa tem para abrir um novo CD ou dark store?

O sucesso da sua operação logística vai depender muito mais da sua capacidade de gestão do que do formato escolhido. Por exemplo: de nada adianta optar pela dark store e errar na localização. Ou não garantir a eficiência em todas as etapas para que a agilidade de entrega realmente se concretize na prática.

A escolha entre um centro de distribuição convencional ou uma dark store é somente o primeiro ponto da sua operação logística.

E para garantir um bom desempenho nesse “depois”, a UX Fulfillment coloca-se à disposição do seu negócio!

Somos uma solução focada na inteligência de gestão logística, independentemente do formato escolhido. Atuamos em todas as fases: recebimento, armazenamento, estoque, expedição… Sempre com o foco de otimizar os recursos e maximizar a eficiência, trazendo os melhores resultados para a sua loja!

Nossa equipe é alocada para trabalhar diretamente dentro da sua operação. Ou também colocamos os nossos centros de distribuição à disposição para armazenar o seu estoque! Então, se tanto a dark store quanto o CD próprio forem opções inviáveis para você nesse momento, pode contar conosco! Entre em contato para saber mais.

Picture of Maycon Lima

Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados