Vem aí um dos eventos mais aguardados pelo mundo todo: a Copa do Mundo. O maior torneio de futebol do planeta vai muito além de torcer pela seleção: ele impacta diretamente a economia e, inclusive, o e-commerce.
É o tipo de cenário ao qual todo lojista precisa estar atento. Por isso, hoje, vamos conversar sobre os impactos da Copa no comércio eletrônico. Será que antecipar a Black Friday é uma boa opção?
Comportamento do consumidor x Copa do Mundo
Você se lembra de como a Copa de 2018 afetou as vendas do seu e-commerce?
Talvez, você ainda nem tivesse o seu comércio eletrônico há quatro anos. Então, tente se lembrar de como foi a sua rotina durante o período do torneio. Em geral, as pessoas mudam bastante os seus hábitos: têm horários mais flexíveis no trabalho para assistirem aos jogos, passam mais tempo confraternizando com amigos e direcionam quase todo o seu lazer para o evento.
Assim, temos alguns segmentos comerciais que se destacam positivamente.
Lojas que vendem acessórios temáticos para decorar a casa, assim como o comércio de alimentos e bebidas sempre ficam otimistas nesse período. Afinal, eles atendem à demanda principal do consumidor: celebrar!
O setor de eletrônicos também costuma entrar em evidência. Muitos consumidores usam a Copa como “gancho” para trocar a TV por um modelo maior, por exemplo, ou para investir em um home Theater.
Todo aquele produto que faça sentido dentro dessa rotina mais comemorativa que os torcedores adotam pode ter uma boa saída. Mas isso vai depender, principalmente, da inteligência de marketing da empresa.
Talvez, o seu produto não se encaixe nesse contexto de uma forma óbvia. Mas você já deve saber que a essência do marketing é criar necessidades e desejos. Então, a forma como o comércio eletrônico posiciona a sua mercadoria dentro de um cenário específico, como a Copa, diz muito sobre o seu sucesso.
Cuidados a serem tomados no comércio eletrônico
Em resumo, a Copa pode ser uma excelente oportunidade de aumentar as vendas. Ou porque o seu produto se insere naturalmente nela ou porque a sua inteligência de mercado permite que isso aconteça. Ah, mas sem forçar a barra!
Porém, nem tudo são flores. Esse ano as coisas estarão um pouco diferentes, você já parou pra pensar que a principal data do varejo coincide com a estreia do Brasil na Copa do Mundo? Pois é, o primeiro jogo ocorrerá na quinta-feira, antes da tão aguardada Black Friday e o segundo jogo na segunda-feira da Cyber Monday. Um tanto atípico, não é mesmo? Por isso, alguns cuidados são necessários para assegurar o sucesso do comércio eletrônico nesse período.
Horários das suas ações
Durante os jogos, especialmente os do Brasil, o esperado é que ninguém esteja focado em navegar na internet fazendo compras. Então, sempre que for lançar alguma campanha ou divulgação mais promocional, focada na venda do produto, programe-a para bem antes ou bem depois do jogo.
Assim, o consumidor não estará focado em de celebrar com os amigos!
Se você quiser marcar presença junto ao seu público durante uma disputa, apareça nas redes sociais repercutindo aspectos do próprio jogo. Você pode incentivar seus seguidores a fazerem “apostas” no placar ou comentar aquele lance que deixou todo mundo com o coração acelerado!
Mas atenção: isso só vai trazer um bom retorno em termos de engajamento se tiver a ver com a sua marca. Se você só usa as redes sociais do seu e-commerce para falar de produto, por exemplo, ações com essa proposta podem parecer “falsas”. Nesse caso, vale a pena pensar se você deve ir mudando o seu posicionamento para algo mais descontraído para, no futuro, poder aproveitar oportunidades como essa.
Propaganda enganosa
A preocupação com a segurança do comércio eletrônico se torna ainda mais latente em períodos de grande apelo.
O consumidor está atento a isso. Ele sabe que em datas sazonais (e a Copa pode ser entendida assim), os e-commerces querem aproveitar a chance de ampliar o seu faturamento.
Em torneios competitivos, é muito comum vermos ações do tipo: “quem acertar o placar ganha o produto X”, sem que as regras estejam claras o suficiente. Resultado: alguém pode achar que tinha direito ao produto, solicitá-lo e descobrir que não vai ganhar. Isso pode gerar uma onda de reclamações nas redes sociais que impactem diretamente na imagem da empresa.
E existe outro lado dessa moeda: a Copa do Mundo é um evento oficialmente patrocinado. E as empresas que compram cotas de patrocínio têm direito a algumas exclusividades para vincular a sua marca ao evento.
Um e-commerce que não esteja no rol de patrocinadores e que faça algum tipo de associação comercial não autorizada pode responder por isso também. É o que se chama de “marketing de emboscada”.
Se você é um lojista e tem um comércio eletrônico, precisa redobrar os cuidados com a legislação e com a transparência das suas campanhas. Assim, poderá aproveitar o potencial desse evento de forma segura para o seu negócio.
Outro ponto, é ter uma comunicação clara e deixar tudo muito claro para o seu cliente, por ser um período em que golpes são amplamente aplicados, esse cliente se torna ainda mais desconfiado, e uma promoção que poderia ser o salto nas suas vendas, pode se transformar em um verdadeiro fiasco.
Vale a pena “antecipar” a Black Friday?
Como dissemos, este ano, oficialmente, a Black Friday é no dia 25 de novembro. A abertura da Copa do Mundo acontece no dia 20 de novembro e o primeiro jogo do Brasil no dia 24 de novembro.
Alguns proprietários de comércio eletrônico estão pensando em antecipar a Black. Isso faz sentido considerando dois fatores:
– Embora a Copa possa impulsionar as vendas, a Black Friday é uma campanha à parte. Será que o seu cliente vai conseguir dar atenção a ela em plena estreia do Brasil na Copa do Mundo?
– A antecipação da Black pode ser usada como gancho para a Copa. Lembra daquele exemplo de quem troca de TV para assistir aos jogos? Imagina poder fazer isso aproveitando uma super promoção!
Não há como dizer se vale a pena ou não antecipar a Black Friday. Você precisa analisar o contexto do seu negócio para tomar essa decisão. O seu provisionamento de estoque, as suas estratégias e metas para esse ano. Muitos são os fatores a serem levados em consideração.
Quer fazer sucesso nas vendas na Copa do Mundo? Aposte nas entregas de alta performance! Imagina só se o seu cliente comprar uma TV nova no seu site e ela chegar no dia seguinte, com uma cartinha falando que agora ele vai poder assistir aos jogos com a melhor qualidade de imagem?
O apelo das entregas rápidas e eficientes têm se tornado irresistível. E em períodos festivos, nos quais a instantaneidade do consumidor ganha ainda mais força, ele é essencial!
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