Novo Consumidor: 5 formas para se adaptar a ele

O mundo dos negócios está cada vez mais diferente desde os últimos 10 anos. Não só o mercado passou por adaptações, mas também os próprios consumidores estão agindo de maneira diferente com as empresas.

A forma de interagir com a marca é um dos pontos que podemos afirmar sobre o perfil do novo consumidor.

Com a internet, hoje podemos contar com práticas de consumo diferentes, onde os clientes buscam mais informações e opções antes de finalizarem suas compras.

Com isso, quando a empresa não entende esse ponto e não usa estratégias para se adaptar ao novo consumidor, pode acabar perdendo a chance de crescer no mercado e deixando oportunidades para trás.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre como o seu negócio pode se adaptar ao novo consumidor para continuar crescendo. Confira a seguir:

Maneiras de adaptar o seu negócio para o novo consumidor

Como o perfil do novo consumidor pode assustar muitas empresas, conhecer esse perfil é um dos primeiros passos para saber o que fazer. Feito isso, é interessante colocar algumas estratégias em prática para garantir o sucesso. Confira:

Oferecendo informações completas e em tempo real

Os clientes não tomam decisões baseadas apenas na confiança que possuem no vendedor. Eles precisam ser convencidos a realmente fechar negócio antes.

Com isso, caso algum vendedor da empresa tente guardar algumas informações importantes, isso pode fazer com que o consumidor desista automaticamente da compra. O novo consumidor prefere informações completas e em tempo real.

No caso do e-commerce, por exemplo, é possível ter acesso a todas as informações das etapas dos pedidos feitos, e isso é um grande diferencial para o consumidor.

Isso porque eles valorizam ainda mais o dinheiro que recebem. Com isso, a melhor maneira de conseguir conquistar a confiança do seu cliente é informar dados com detalhes para que a decisão de compra seja feita, inclusive como ele pode entrar em contato com você.

Você pode destacar os principais diferenciais dos produtos ou serviços oferecidos, e ainda assim essas informações não forem suficientes, é preciso avaliar o que os concorrentes estão oferecendo e o que o seu público busca.

Seja objetivo com os seus clientes

Se podemos resumir o perfil do novo consumidor, a palavra seria dinâmica. Deixar os seus clientes esperando definitivamente não é uma opção interessante para adaptar o seu negócio a esse perfil, e tão pouco conseguir fechar novas vendas.

Isso porque o seu cliente possui muitas oportunidades de estar em vários ambientes, mas não quer ficar esperando até que alguma situação aconteça.

Com isso, o tempo em que ele fica esperando em uma fila para tirar um dúvida, por exemplo, pode ser uma oportunidade a menos de conseguir fechar a venda com ele, pela falta de paciência e pelo imediatismo.

É claro que não tem como fazer com que todas as etapas do processo de venda sejam instantâneas, mas é possível otimizar esses processos para que o seu cliente perca menos tempo com você.

Essa otimização pode ser feita no autoatendimento, na segmentação de setores de serviços e outras maneiras para economizar o tempo do seu cliente, e com isso, aumentar as chances da venda ser efetuada.

Use a tecnologia ao seu favor

Outro ponto que caracteriza o novo perfil do consumidor é o acesso à internet. Esse espaço com certeza traz muitas oportunidades de crescimento para as marcas, podendo promover produtos e serviços de maneira mais rápida e eficaz.

O retorno pela internet pode ser visto em pouco tempo, além do custo-benefício ser menor e do alcance ser maior. Investir em um relacionamento com o cliente, assim como com a interação com ele, que pode ser feito através de redes sociais, WhatsApp e Chatbox, por exemplo.

Outro ponto importante sobre a tecnologia aplicada à adaptação ao novo consumidor é sobre a valorização dos processos para que a utilização de papel não seja mais uma realidade na empresa.

Atualmente existem diversas empresas que desenvolvem aplicativos onde todas as informações sobre os pedidos, entrega, pagamento e feedback podem ser vistas pelo celular, sem precisar utilizar papéis para isso.

O não uso do papel durante o processo de logística no e-commerce é uma das características do novo perfil do consumidor, ele valoriza empresas que prezam por ações papel zero e essa pode ser uma realidade com a tecnologia.

A tecnologia está cada vez mais ao nosso favor, mas é preciso usar as ferramentas certas para conseguir levar a sua marca a esse patamar.

Diferentes perfis de compra e de entrega

Outra maneira de adaptar o seu negócio ao novo consumidor é oferecendo diferentes perfis de compra e de entrega para ele.

Assim que o produto finalmente for escolhido pelo seu cliente, ele fará uma pesquisa sobre em qual empresa irá comprar. Nesse momento, o cliente procura por empresas que oferecem maiores vantagens de pagamento, de compra e de entrega para ele.

Com os melhores benefícios, você consegue fazer com que o seu cliente escolha a sua empresa para adquirir o produto sem pensar duas vezes.

Se esforce para interagir com o seu cliente

Como dissemos anteriormente, estar presente na internet é essencial para fazer com que a sua empresa acompanhe o novo consumidor, e isso pode ser feito através da interação com o cliente.

O novo consumidor busca não só adquirir um produto, mas sim toda uma experiência de compra. Esse produto é para solucionar um problema que ele possui e, com isso, deve proporcionar satisfação em todas as etapas de vendas, inclusive no pós.

Ter contato com o seu cliente no pós-venda é essencial para garantir essa satisfação, perguntar se ocorreu tudo bem com a compra, ouvir o feedback e fidelizar esse cliente por meio dessa interação.

Essa interação pode ser feita pelos canais de atendimento da empresa ou pelas redes sociais.

Por que adaptar o negócio ao novo consumidor?

Adaptar o seu negócio ao novo perfil do consumidor é essencial se você deseja ver o crescimento da sua empresa.

Colocar essas estratégias em prática possui um peso decisivo na jornada de compra do cliente, e além de ser importante para fechar negócio, é possível que ele seja fiel a sua marca, fazendo propagandas para outras pessoas que podem ser possíveis compradores.

Com tantas informações disponíveis hoje em dia, é importante que o seu negócio coloque em prática maneiras de estar presente na vida do consumidor, acompanhando as mudanças e os perfis para oferecer o melhor a ele.

Assim, você consegue tomar as decisões mais assertivas para conseguir fazer com que o seu negócio cresça, estando adaptado ao novo consumidor.

Se quiser saber mais sobre o assunto, saiba que contar com parceiros que estão inteirados nesse movimento é de extrema importância. A UX Group está sempre atenta à jornada do cliente, desenvolvendo e inovando constantemente suas soluções para se adaptar às necessidades do consumidor.

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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