Entenda a importância da gestão inteligente em centros de distribuições

Não é novidade para ninguém que o sucesso de um negócio depende da gestão logística. O setor logístico, por sua vez, é composto por uma série de procedimentos, que envolvem a expedição, a recepção de itens e também o armazenamento de itens, entre outros processos. Neste contexto, a gestão inteligente em centros de distribuições é um fator crucial.

O centro de distribuição nada mais é do que o local em que ficam armazenadas as mercadorias antes de sua expedição, sejam elas comercializadas via e-commerce ou em pontos de venda físicos. A gestão inteligente em centros de distribuições se trata, portanto, de ter mais controle nos processos, garantindo que sejam rápidos e assertivos.

Um centro de distribuição bem gerenciado é aquele no qual as mercadorias são encontradas com facilidade, estão organizadas conforme a data de chegada (quando há data de validade), o empilhamento é feito de forma correta, garantindo assim uma ótima experiência ao cliente. Por outro lado, se há demoras neste processo, há indícios de que a gestão precisa melhorar.

Neste artigo iremos abordar a importância da gestão inteligente em centros de distribuições. Veremos o quanto ela impacta na rotina do e-commerce e o quanto pode agilizar as entregas, trazendo mais produtividade e também mais satisfação aos consumidores. Boa leitura!

Gestão inteligente em centros de distribuições: um dos pilares do e-commerce

Um centro de distribuição (CD) é uma estrutura otimizada para o armazenamento de itens vendidos de forma online. Porém, mais do que um simples armazém, um centro de distribuição é uma estrutura moderna e otimizada pela tecnologia. Enquanto que um armazém cumpre apenas o papel de estocagem. Essa é uma diferença básica que separa os dois termos.

Mais do que apenas alocar os itens que ainda não partiram para a expedição, podemos afirmar que um centro de distribuição é pensado em amplos detalhes. Possui um local estratégico, conta com tecnologias que facilitam a separação de itens, além do próprio armazenamento dos itens ser mais bem pensado para agilizar os processos.

Já a gestão inteligente dos centros de distribuições entra para trazer mais harmonia aos processos. Isso porque além de utilizar a tecnologia, é preciso que o gestor (ou gestores) estejam atentos aos indicadores, como tempo de entrega, custos envolvidos nos processos e outros detalhes estejam em harmonia. Veja as vantagens da gestão e entenda a sua importância:

  • Prazos de entrega mais curtos, sendo mais atrativos para os clientes;
  • Gestão eficiente do espaço, armazenando itens de acordo com suas características, tais como tamanho e peso;
  • Melhorias na estocagem, reunindo em um mesmo setor produtos que comumente são expedidos juntos, otimizando o tempo;
  • Considera-se dados como a frequência de expedição. Desta forma, itens que são expedidos com mais frequência são armazenados mais próximos às saídas;
  • Ambientes pensados de forma otimizada para o acesso da transportadora, facilitando a expedição;
  • Organização do espaço de forma que facilite a circulação de máquinas, pessoas e veículos para o transporte, trazendo agilidade e segurança aos processos.

Problemas evitáveis com a gestão inteligente em centros de distribuições

Como vimos, a gestão inteligente em centros de distribuições traz uma série de vantagens. Contudo, é preciso saber também que ela pode evitar alguns problemas. A seguir, conheça alguns problemas evitáveis com a adoção de uma gestão inteligente em centros de distribuições.

Falta de prazos de entrega definidos ou prazos muito longos

Um prazo de entrega curto é um diferencial inquestionável e muitos clientes deixam de fazer negócio com você se os seus prazos são muito extensos. Contudo, divulgar prazos de entrega irreais é um erro ainda maior, que faz com que a expectativa do cliente seja frustrada.

Por isso, é preciso que a gestão atue de forma realista, analisando quanto tempo leva desde o reconhecimento do pedido pelo sistema, até a mercadoria ser entregue ao cliente. São muitas variáveis a serem consideradas, como o tempo até chegar à expedição do produto, o tempo da transportadora (quando o serviço é terceirizado), além de considerar o local de entrega.

A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar a calcular uma margem considerando todas essas variáveis. O importante é chegar a um prazo que seja o mais curto possível, dentro das realidades da empresa e que seja compatível com o prazo real.

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Controle de qualidade ineficiente

Gestores precisam dar conta de uma série de fatores relacionados ao controle de qualidade. É preciso coordenar, entre outras tarefas:

  • Gestão de estoque;
  • Conservação dos itens de acordo com a data de validade e conservação;
  • Inventário diário;
  • Processos relacionados ao recebimento e expedição.

É preciso buscar o contínuo aperfeiçoamento para garantir que estas e outras tarefas sejam executadas dentro do centro de distribuição. Caso contrário, problemas como produtos fora do prazo de validade podem ocorrer. Com a gestão inteligente é possível pensar na disposição dos itens para auxiliar o processo.

Ausência de controle nas entregas

O controle das entregas deve ser pensado antes da expedição dos itens. Detalhes como a criação de rotas inteligentes são indispensáveis para economizar combustível, evitar rotas com risco de roubo de carga, estradas em más condições e assim evitar atrasos na entrega.

Nada pior do que um cliente comprar uma mercadoria no site e ela não estar disponível no centro de distribuição. A solução está em não apenas integrar as ferramentas utilizadas pelo e-commerce, mas como automatizar processos de inventário e melhorar o próprio layout do CD. Desta forma, itens ficam à vista, o estoque é atualizado automaticamente e não há o risco de rupturas no estoque.

Falta de estratégia no layout do centro de distribuição

A falta de estratégia no layout leva não só à desorganização do centro, como também a problemas como a dificuldade para encontrar itens, atrasando a expedição, prejuízos na conservação das mercadorias e muitos outros.

É por isso que a gestão inteligente inclui encontrar problemas no layout do CD e corrigir, pensando na acessibilidade dos itens, prezar pela facilidade nos itens que saem com mais frequência e outros aspectos. O layout pode considerar a sazonalidade das mercadorias, necessidades de temperatura, acomodar de acordo com a data de validade e mais.

Entram também a iluminação, que deve manter a nitidez para facilitar a identificação de itens, bem como o uso de tecnologias específicas para catalogar prateleiras e saber onde cada item se encontra. Cada negócio pode encontrar uma maneira personalizada de organizar o layout, que pode contar com ferramentas tecnológicas para ter mais estratégia.

Espaços ociosos

Seu CD possui espaços ociosos? Ou seja, espaços que não estão sendo utilizados. A gestão inteligente possibilita também o compartilhamento do espaço, quando há ociosidade nos mesmos.

Em outros casos, pode ser interessante optar pela terceirização, diminuindo assim os custos com o armazenamento.

A gestão inteligente em centros de distribuições é capaz de evitar esses problemas e muitos outros, trazendo mais agilidade e rentabilidade ao seu e-commerce. A UX Fulfillment é especialista em inteligência para centros de distribuição. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.

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Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
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