8 formas de tornar seu e-commerce confiável

Dados da empresa Neotrust, que monitora mais de 80% dos e-commerces brasileiros, mostraram que, em 2021, o comércio eletrônico faturou R$ 161 bilhões: 27% a mais do que em 2020. O setor está crescendo, o que mostra uma inclinação cada vez maior dos consumidores a comprarem pela internet. Porém, ainda existe um ponto sensível, muitas pessoas deixam de comprar dessa forma porque não se sentem seguras o suficiente. Por isso, hoje, trouxemos algumas orientações importantes para deixar o seu e-commerce mais confiável. Confira!

Certificado de segurança

Uma dica importante para criar um e-commerce confiável é obter o SSL. Trata-se de um certificado de segurança que faz a criptografia dos dados do usuário, protegendo-os e evitando que sejam interceptados. É como se fosse uma “camada de segurança” que reveste o seu site.

Quando um e-commerce possui o certificado SSL, isso é visível para o internauta por meio de um selo, que normalmente fica no rodapé. Assim, ele se sente mais à vontade para navegar e inserir informações pessoais e financeiras para fazer uma compra.

Transparência nas informações

Esse é outro ponto crucial: deixe expostas todas as informações que são importantes para o usuário de forma objetiva e transparente.

– Tenha um FAQ com as perguntas mais prováveis já respondidas;

– Tenha uma política de trocas e devoluções bem estruturada e detalhadamente explicada;

– Deixe claras as condições para o frete;

– Insira no e-commerce um campo com informações sobre a sua loja: de onde ela é (mesmo podendo vender para todo o país), quem fundou, com qual objetivo… Isso tira aquela atmosfera essencialmente virtual, trazendo uma perspectiva mais real para a empresa.

Seja eficiente na entrega

O atraso na entrega é um dos aspectos que mais prejudicam a credibilidade de uma loja online. Por isso, estabeleça os prazos quando garantir que vai ter as condições necessárias para atendê-los. O extravio da mercadoria também é algo que não pode acontecer.

No entanto, por mais bem organizadas que sejam as operações do e-commerce, sabemos que eventualidades podem acontecer, como um atraso ou até mesmo a perda de uma mercadoria. Em relação a isso, o primeiro ponto é que esses problemas não devem ser normalizados.

A segunda questão é se antecipar e solucionar antes que isso se torne um problema para o cliente. Por exemplo, se ao monitorar o envio pela transportadora você perceber que aquela entrega vai atrasar, pode entrar em contato com esse parceiro para saber o que houve e procurar resolver. Ao obter sucesso nessa missão, seu cliente nem mesmo vai saber que, em algum momento, seu produto esteve prestes a atrasar.

Quando alguém faz uma compra em um e-commerce pela primeira vez, uma das preocupações mais naturais é se esse produto vai chegar ou não. Se demorar mais do que o esperado ou mesmo se for perdido, você está confirmando essa suspeita de que o seu site não é confiável.

Adequação à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados foi sancionada para proteger dados pessoais. Um e-commerce confiável naturalmente armazena tais informações, visto que o fornecimento delas é um pré-requisito para fazer uma compra. Portanto, informe-se sobre a LGPD e faça as adequações necessárias para cumpri-la. Além de deixar o site mais confiável, você também evita as possíveis punições que existem no caso de descumprimento da lei.

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Tenha as melhores opções de frete

Evite ter uma única opção de frete para o seu cliente. Até porque, dessa forma, você não vai conseguir atender às expectativas de todos que chegarem à fase final da compra. Trabalhe com o máximo possível de alternativas, de modo que o seu consumidor possa escolher aquela que estiver mais de acordo com suas necessidades.

Você pode oferecer a entrega rápida, por um valor um pouco mais elevado; a entrega econômica, com um prazo maior; a retirada em um ponto físico, essas ações deixarão seu e-commerce confiável.

Fotos e descrições dos produtos

Um dos grandes desafios para ter um e-commerce confiável é a impossibilidade de ver o produto de perto antes de fazer a compra. Esse é um elemento que faz com que muitos consumidores não sintam confiança na aquisição. Contudo, é um problema que pode ser contornado!

Invista em fotos profissionais que mostrem o seu produto da forma mais precisa possível, de todos os ângulos, de perto e de longe. Se fizer sentido no seu segmento, imagens em perspectiva, para mostrar o tamanho real da mercadoria também são importantes. Muito cuidado com o excesso de tratamento nessas fotos, lembre-se de que o objetivo é que o cliente consiga enxergar o produto que vai receber em casa.

Descrições bem detalhadas também ajudam: os materiais de composição do produto, medidas, cores disponíveis…Tudo isso pode ser bastante trabalhoso de se fazer, mas acredite, em termos de confiabilidade para o seu e-commerce, são orientações bastante importantes.

Disponibilize formas de contato

Além de chat no próprio e-commerce, procure disponibilizar outros canais de contato para o seu cliente: e-mail, WhatsApp, redes sociais. E o mais importante, quando for acionado em uma dessas plataformas, responda prontamente! Perceber que existe outro ser humano por trás do site traz uma sensação maior de segurança. Além disso, fica claro para o consumidor que se ele tiver qualquer problema, existe alguém do outro lado que vai poder ajudá-lo a resolver. Assim, ele vai se sentir mais à vontade para comprar sem medo.

Compartilhe depoimentos

Recebeu um feedback de um cliente? Tenha uma área no seu e-commerce para compartilhar isso (com a devida autorização, é claro). É importante para o consumidor ler relatos de outras pessoas que tiveram uma experiência com aquela loja antes de fazer suas próprias compras. E além de trazer mais confiabilidade, um feedback positivo agrega muito valor à sua marca, sendo essencial no seu posicionamento de mercado.

Tomando esses cuidados, pouco a pouco você vai construir um e-commerce de credibilidade e estará pronto para fechar muitos negócios, tornando-se referência no seu segmento.

E é claro: uma logística inteligente, pensada estrategicamente também é essencial na construção de um e-commerce confiável. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto, confira.

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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