Sabemos que há pouco tempo atrás em muitas empresas, a logística do estoque não recebia a devida atenção e era vista apenas como um investimento extra no planejamento, o que contribuía para que existissem gargalos nos processos, lentidão nos serviços prestados, atrasos nas entregas dos pedidos, insatisfação dos clientes, gastos excessivos e uma série de problemas para os gestores.
De acordo com o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, divulgado pela AT&M, apenas nos primeiros quatro meses de 2021, o segmento de transporte de cargas e logística no Brasil teve um aumento de 38% em comparação ao mesmo período de 2020. Dados que refletem diretamente a expansão do e-commerce no país.
Com as novas demandas que o crescimento do setor logístico trouxe aos gestores, os questionamentos e as problemáticas que nunca foram pensadas antes passaram a ser levantados. Os consumidores passaram a manter expectativas mais altas do que nunca, conforme aponta a pesquisa divulgada em um artigo no portal Terra, que revelou que 50% dos clientes entrevistados veem a possibilidade de migrar para marcas concorrentes após uma única experiência ruim no processo de compra e que o percentual aumenta para 80% caso ocorram suscetíveis experiências desagradáveis.
Além disso, um levantamento feito pela Manhattan Associates apontou que 63% dos consumidores abandonam os pedidos em lojas virtuais se a entrega levar muito tempo, e que 74% deles já desistiram de efetuar a compra por causa do preço do frete. Ou seja, os consumidores estão de fato mais exigentes e esses fatores devem ser levados em consideração para investir de maneira adequada na logística da sua empresa!
Nesse contexto, a busca por soluções que otimizem os processos logísticos, em especial o estoque, também está em constante evolução. No Brasil, a solução Fulfillment vem ganhando força, principalmente nos marketplaces.
Fulfillment é o conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas online. Ele abrange desde o processamento do pedido até a separação no estoque, embalagem, entrega e pós-venda, e pode ser feito diretamente pela loja virtual ou por meio de empresas terceirizadas.
O objetivo do fulfillment consiste em otimizar todas as etapas envolvidas no processo logístico por meio da terceirização dos processos, colocando a satisfação do cliente como foco da operação. Quando um vendedor opta por esse método ele transfere uma parte ou todo o seu estoque para um Centro de Distribuição (CD) terceirizado. Com o estoque distribuído em diferentes pontos de origem, é comum surgirem dúvidas a respeito das
vantagens da terceirização da operação, por isso listamos 5 principais benefícios de terceirizar a operação do seu estoque!
A terceirização é o ato de atribuir uma tarefa a um especialista no negócio. Isso significa que o contratante terceiriza as atividades fora de sua especialidade para outra empresa especializada no setor, que se torna responsável pelas atividades necessárias.
A terceirização da armazenagem oferece uma série de benefícios, como:
1 – Redução de custos de estoque
Com uma armazenagem terceirizada, os custos da infraestrutura necessária são diluídos entre os clientes e é possível evitar gastos como: o aluguel ou a construção de um armazém próprio, impostos, energia elétrica, manuseio dos produtos, conservação do local, equipamentos de movimentação e armazenagem (como paleteiras, empilhadeiras, porta pallets e prateleiras, por exemplo) além dos salários dos funcionários. Assim é possível evitar lidar com esses gastos de maneira isolada e, consequentemente, obter um melhor custo-benefício.
Além disso, há um ganho de produtividade para o negócio, uma vez que, todas as etapas da operação são realizadas por especialistas em gestão e alta performance.
2 – Eficiência na gestão de armazenamento
Cada negócio possui uma área específica de atuação, reconhecer isso como gestor é o primeiro passo para se destacar no seu segmento, como é o caso da Estrela 10, um dos maiores sites de vendas do Brasil com presença nos seis principais marketplaces do país, que após reconhecer o seu core business (ramo de atividade principal), recorreu à terceirização dos serviços com a UX Fulfillment:
“Pelo fato de o nosso core ser o varejo, optamos por delegar toda a operação logística para um time especialistas e, a partir do momento que o pedido foi integrado ao WMS, a UX Fulfillment passou a realizar todo procedimento necessário até que o pedido chegasse ao cliente”, revela Marcelo Dantas, CEO da Estrela10.
Ao terceirizar a operação de estoque para uma empresa especializada, assim como fez a Estrela10, se torna mais fácil manter o foco no seu real nicho e se desenvolver como negócio. Isso permite uma maior eficiência na gestão, que ficará responsável apenas pelo trabalho da sua área de domínio, assim, você ganha tempo para focar em outras operações estratégicas do seu negócio.
3 – Melhora na eficiência logística
Outro fator de grande impacto que gera melhoria para o negócio ao terceirizar as operações é que toda a performance da operação será feita de maneira mais eficiente, isso porque os CDs terceirizados contam com:
Equipes compostas por especialistas na área e profissionais treinados em alta gestão, com a capacitação e experiência necessária para tomar decisões estratégicas: Como quando a UX Fulfillment decidiu utilizar a curva ABC – metodologia que consiste em entender quais são os produtos mais importantes e lucrativos para posicioná-los da melhor maneira – na operação para a Estrela10 e além de reduzir custos gerou enorme ganho de produtividade.
Localização estratégica: Os armazéns geralmente possuem localizações privilegiadas, com proximidade das estradas que facilitam o acesso a grandes centros industriais e a rodovias principais, contribuindo para a agilidade nas entregas.
4 – Tecnologia para controle das informações
Além da operação e dos armazéns em si, o uso de CDs terceirizados possibilita que a empresa tenha acesso a tecnologias que auxiliam no acompanhamento da operação, como:
WMS (Sistemas de Gerenciamento de Armazém) capazes de controlar os processos de inventário e as demais movimentações internas, como o reabastecimento, a separação e preparação dos pedidos, bloqueio de produtos e outros procedimentos; e
TMS (Sistemas de Gestão de Transporte) soluções para gerenciamento de transporte e logística que permitem centralizar informações e visualizar todas as operações logísticas, facilitando o controle e a tomada de decisão.
5 – Aumento na satisfação dos clientes
Ao terceirizar a operação do seu estoque se torna muito mais fácil atingir a satisfação dos clientes, que é primordial para o sucesso de um negócio, afinal, com produtos bem manuseados, envios otimizados e entregas mais ágeis, os níveis de excelência do serviço aumentam, assim como ocorreu com a Estrela10, que obteve o selo de Ótimo no ReclameAqui e de Diamante, do Ebit. “Tínhamos como objetivo reduzir ainda mais as reclamações referentes ao prazo de entrega no estado de São Paulo, e cumprimos nosso objetivo.” destaca o CEO da Estrela10 Marcelo Dantas.
Os índices de reclamação da empresa já eram baixos e com a operação da UX Fulfillment
caíram ainda mais, de 0,20% para 0,03%, além disso, com a inauguração do CD em Itapevi a loja reduziu seu prazo de entrega de 4 dias para até quatro horas em alguns bairros da região expandida de São Paulo.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. O projeto da UX Fulfillment foi fundamental para elevarmos ainda mais o nível de satisfação dos clientes, que passou a ser de 99,97%.” conclui o executivo.
É notório que a terceirização das operações de estoque oferece benefícios para as empresas e pode ser a solução ideal para as problemáticas que o crescimento da logística trouxe, como as novas exigências dos consumidores, que se mostraram atendidas em virtude da terceirização das operações.
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