Cálculo de frete e experiência do cliente: grandezas diretamente proporcionais no e-commerce

Você já deve estar cansado de saber que a maioria dos clientes desistem da compra na hora do frete, porque os preços e os prazos, na maioria das vezes, não correspondem às expectativas. Mas o que você está fazendo para mudar essa realidade e oferecer aos clientes do seu e-commerce as melhores opções de entregas?

Com o auxílio da tecnologia, sua gestão de fretes pode ser muito mais precisa e eficaz, evitando erros, reduzindo despesas e gastos indevidos em cada etapa. Assim fica fácil oferecer preços e prazos que sejam atrativos para os seus consumidores, aumentando suas vendas e fidelizando seu público.

Saber como fazer o cálculo de forma correta é fundamental não apenas para a saúde financeira do negócio, mas também para garantir uma experiência positiva para o cliente. Neste artigo, vamos explorar por que o cálculo é importante para o e-commerce e como isso impacta, justamente, a experiência do cliente. Acompanhe!

Por que é tão importante?

O cálculo do frete pode parecer uma tarefa simples à primeira vista, mas envolve variáveis, como peso do produto, dimensões, destino, e o método de entrega escolhido. Um cálculo incorreto pode levar a prejuízos financeiros significativos ou, pior ainda, afastar clientes.

Calcular corretamente ajuda a evitar surpresas desagradáveis tanto para quem vende quanto para quem compra. Custos adicionais inesperados podem resultar em carrinhos abandonados e clientes insatisfeitos.

Oferecer opções competitivas pode ser um diferencial importante para o seu negócio. Se os custos de frete forem altos ou mal calculados, os consumidores podem optar por comprar de um concorrente que oferecer opções mais baratas ou atré gratuidade.

A precisão do cálculo ajuda a proteger a margem de lucro. Subestimar o custo dele pode corroer os lucros, enquanto superestimá-lo pode tornar os preços dos produtos menos atraentes.

O impacto do cálculo na experiência do cliente

A experiência do cliente é um fator decisivo para o sucesso de qualquer e-commerce e o valor da entrega tem um papel importante nisso de várias maneiras. Para começar, nós sabemos que clientes apreciam a transparência nos custos. Saber antecipadamente quanto pagarão pelo frete cria uma sensação de confiança e satisfação.

Calcular corretamente inclui estimar com precisão os prazos de entrega. Entregas no prazo ou antes do previsto melhoram significativamente a experiência do cliente e aumentam a chance de compras futuras.

Além disso, ao oferecer múltiplas opções de entrega, como entrega expressa ou econômica, pode melhorar a satisfação deste consumidor. Lembre-se: diferentes clientes têm diferentes necessidades e preferências em relação à entrega.

Como a tecnologia vem aprimorando a maneira de realizar o cálculo

Contar com uma plataforma de gestão de frete é uma ferramenta essencial para melhorar a eficiência e organização do seu e-commerce. Com ela, você é capaz de calcular de forma precisa e rápida, levando em consideração a disponibilidade do estoque em múltiplos centros de distribuição, assim como estabelecer regras de frete que sejam mais favoráveis ao seu negócio. Isso resultará em uma melhor experiência de compra, pois evitará a falta de disponibilidade do item.

A tecnologia tem mesmo propiciado uma verdadeira revolução na forma como os e-commerces calculam e gerenciam o frete. 

As integrações de APIs permitem que as e-commerce se conectem diretamente com transportadoras para obter cotações em tempo real, garantindo que os clientes vejam os custos de envio mais atualizados durante o check-out.

O uso de machine learning e análise de big data permite prever custos e prazos com maior precisão, levando em consideração tendências históricas e variáveis em tempo real.

Conquistando com o cliente pelo frete

Você sabia que já existem formas de comparar e apresentar a melhor alternativa para o cliente de forma extremamente ágil, alcançando índice de mais de 45% na redução de despesas de frete no caso de volumes pequenos?

Apresentar as opções no momento certo é fundamental para não perder a venda, e se este frete for o mais em conta possível, melhor ainda. Quem conseguir implementar tecnologias que satisfaçam este tipo de necessidade, certamente vai ganhar o cliente.

A solução Fusion, da UX Group, se destaca não apenas por oferecer o cálculo em milisegundos – com regras personalizadas de acordo com a gestão do seu e-commerce -, como ainda por fazer conciliação, uma espécie de processo de auditoria. O objetivo é que a empresa possa conferir se os valores que foram combinados com as transportadoras são os mesmos que estão sendo cobrados no faturamento.

Por meio da conciliação, você também pode certificar-se de que os padrões de preço esperados estão sendo respeitados.

Basicamente, um dos principais objetivos desse processo é evitar que a empresa pague mais do que esperava. Ou seja, ele evita possíveis discrepâncias e duplicidade que poderiam acarretar em um aumento do custo. Além disso, também assegura que a transportadora entregue o que prometeu por aquele valor.

Se você tem um e-commerce, faz parte da sua rotina gerenciar inúmeras transportadoras e entregas ainda mais numerosas. Se não houver controle sobre isso, as chances de que você esteja levando prejuízo são grandes! 

Sabemos que a questão é desafiadora para os lojistas de e-commerce. Se não houver esse tipo de conferência, ela se torna ainda mais problemática.

Conte com a UX Group!

A UX Group desenvolveu uma plataforma exclusiva para gerenciar todas as etapas da cadeia de entregas. Com isso, e-commerces têm mais visibilidade e controle sobre os valores acordado com as transportadoras. É uma forma de garantir que eles sejam os mesmos que estão sendo cobrados nas faturas.

Com o Fusion, sistema de simulação, cálculo, gateway, expedição e conciliação de frete da UX Group, você garante as melhores condições tanto para o seu cliente quanto para o seu orçamento.

Acesse nosso site e conheça as tecnologias disponíveis para uma gestão eficiente para o seu e-commerce.

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Carol Pacheco

Com mais de 20 anos de mercado, a maior parte de minha experiencia foi na área suporte comercial e de reversa comercial, mas como sou munida por desafios de muito dedicação, não parei por aí. Fui trabalhar com operação de reversa e tudo que veio ao longo desses mais 12 anos me levaram até a UX. Vim com o desafio de estruturar junto a tecnologia o departamento de Suporte e Implantações e hoje estou junto ao time de gigantes estou a frente como PM do nosso TMS Embarcador.
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