Saiba como estruturar a melhor estratégia para gestão de fretes e sellers em marketplaces

A gestão de sellers de um marketplace envolve várias atividades. Entre elas a inscrição de novos vendedores, a configuração dos termos e condições para a venda de produtos, o gerenciamento de estoque e preços, a análise de desempenho dos vendedores, a gestão de fretes, a resolução de conflitos e a garantir que os sellers sigam as políticas e regras do marketplace. 

Contar com uma solução de fretes pensada para o marketplace, pode favorecer o seu negócio e possibilitar a oferta de fretes mais competitivos aos sellers. Isso porque uma gestão eficiente de fretes traz opções mais atrativas e com custos mais baixos para os vendedores, o que pode resultar em preços mais vantajosos para os clientes.

Pensando nisso, neste artigo abordaremos os quatro pilares do Shipn, tecnologia própria e exclusiva da UX Group que permite o controle com inteligência de todas as etapas envolvidas na comercialização de serviços de frete aos sellers em marketplaces. Confira!

Otimizando e descomplicando a gestão de fretes para sellers de marketplace

Para os sellers de marketplace, a gestão de fretes é um dos pilares fundamentais para o sucesso do negócio. Oferecer aos sellers fretes mais competitivos é mais uma forma de atrair e reter consumidores. Mais do que a gestão de fretes, propriamente, o marketplace ainda consegue aumentar o seu volume de vendas.

A diversidade de produtos, a necessidade de integrar diferentes fornecedores e as variações nos prazos de entrega são alguns dos desafios enfrentados. A gestão de fretes se torna, portanto, uma jornada complexa, especialmente quando se trata de coordenar várias transportadoras, lidar com múltiplos destinos e assegurar a entrega pontual para os clientes finais.

Entre as estratégias para otimização da gestão de fretes em marketplaces podemos destacar:

  • Integração de plataformas: Investir em sistemas integrados que unifiquem dados de pedidos, estoque e transportadoras é essencial. Isso permite uma visão abrangente do fluxo logístico, facilitando a tomada de decisões assertivas.
  • Escolha estratégica de transportadoras: Avalie as transportadoras mais adequadas para suas necessidades. Considere não apenas o custo, mas também a confiabilidade, a abrangência geográfica e a qualidade do serviço.
  • Automação de processos: A automação de tarefas repetitivas, como geração de etiquetas de envio e rastreamento de pedidos, agiliza a logística, reduzindo erros e liberando tempo para outras atividades estratégicas.
  • Negociação de fretes: Estabeleça parcerias sólidas com as transportadoras para negociar tarifas mais competitivas. Volume de entregas e regularidade podem influenciar positivamente essas negociações.

Um processo de envio ágil permite que os vendedores consigam atender aos prazos de postagem. Naturalmente, isso pode melhorar a imagem do marketplace como um todo e aumentar a atratividade para novos sellers e clientes.

Também é válido lembrar que uma gestão de fretes bem organizada pode proporcionar mais agilidade e segurança no processo de envio, fazendo com que os clientes se sintam mais confiantes e satisfeitos com a compra. 

Entre os benefícios, você terá:

  • Leilões inteligentes de tabelas que permitem com precisão o melhor cálculo de frete e políticas de fretes;
  • Conciliação prévia Correios com valor de receita de frete e despesa de frete real;
  • Integração da emissão de etiquetas ao pedido de coleta;
  • Integração de tracking em tempo real;
  • Criação de regras de negócio; 
  • Flexibilidade na integração (API, FTP, ERP, etc).

Ou seja, mais eficiência e controle da operação.

Mas como aprimorar a gestão de fretes para sellers de marketplace?

A implementação de estratégias eficazes de gestão de fretes oferece uma série de benefícios aos sellers de marketplace. Além de melhorar a experiência de quem compra on-line, oferecendo entregas mais rápidas e confiáveis, essa prática reduz  custos operacionais, aumenta a satisfação do cliente e fortalece a reputação da marca.

Investir em uma solução própria e exclusiva, como o Shipn permite o controle com inteligência de todas as etapas envolvidas na comercialização de serviços de frete aos sellers. Com isso você aumenta sua lucratividade com mais sellers operando na sua plataforma. 

Por que o Shipn amplia o diferencial competitivo do seu negócio no marketplace?

Reunimos a seguir os quatro pilares que esclarecem como a solução Shipn amplia o diferencial competitivo dos sellers que operam dentro de um marketplace. Conheça um a um:

  1. Maior atração de sellers ao marketplace

Com a possibilidade de acesso a um sistema confiável de gestão de fretes, novos vendedores são atraídos pela simplicidade e eficácia na gestão de suas entregas, ampliando a variedade de produtos disponíveis na plataforma.

  1. Aumento na conversão de vendas

A eficiência logística do Shipn contribui diretamente para o aumento da conversão de vendas. Com processos de envio ágeis e confiáveis, os consumidores têm uma experiência de compra mais satisfatória, impulsionando a confiança na plataforma e, consequentemente, a taxa de conversão.

  1. Excelência no atendimento

A plataforma Shipn não se limita apenas à logística, mas também prioriza a experiência do cliente. A qualidade no atendimento é assegurada por meio de entregas pontuais e acompanhamento transparente dos pedidos, elevando a satisfação do consumidor final.

  1. Controle absoluto da performance de seus transportadores e seller

Um dos pontos-chave é o controle total da performance. O Shipn oferece ferramentas que permitem aos sellers monitorar e avaliar o desempenho de seus transportadores, garantindo a escolha de serviços confiáveis e mantendo altos padrões de qualidade para os clientes.

A simplificação da gestão dos sellers, envolvendo processos como a definição de preços competitivos, prazos de entrega adequados e estratégias de marketing eficazes, contribui para um mercado mais justo e equitativo. 

Isso porque, com maior transparência e facilidade de operação, os vendedores menores podem competir em igualdade com os maiores e obter sucesso financeiro no marketplace.

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Carol Pacheco

Com mais de 20 anos de mercado, a maior parte de minha experiencia foi na área suporte comercial e de reversa comercial, mas como sou munida por desafios de muito dedicação, não parei por aí. Fui trabalhar com operação de reversa e tudo que veio ao longo desses mais 12 anos me levaram até a UX. Vim com o desafio de estruturar junto a tecnologia o departamento de Suporte e Implantações e hoje estou junto ao time de gigantes estou a frente como PM do nosso TMS Embarcador.
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