Estar em consonância com a prática sustentável tornou-se obrigação para toda e qualquer empresa, afinal além de demonstrar preocupação com o contexto socioambiental, é um diferencial competitivo importante. Na atualidade, e cada vez mais, as pessoas tendem a encantar-se por marcas que procuram deixar um rastro positivo.
No comércio eletrônico não é diferente! Em se tratando de logística, então, iniciativas sustentáveis são fundamentais, dado que este segmento é responsável por uma parcela significativa das emissões de carbono em todo o mundo. Ou seja, todo e qualquer esforço para minimizar esse efeito são super bem-vindos.
Para isso, a tecnologia é novamente uma importante aliada. Sempre falamos aqui de como ela pode ser empregada para potencializar vendas e melhorar a jornada de compras e satisfação do consumidor. Mas para muitos gestores, ainda é complexo pensar em como essa tecnologia pode tornar a sua operação mais limpa e sustentável. Ah, e sem precisar investir “rios de dinheiro”.
Uma solução simples é contar com uma ferramenta que faça o cálculo de frete com compensação de carbono no check out do seu e-commerce. A UX Group, por exemplo, tem o CF Carbon, uma tecnologia própria que atende a agenda ESG e gera valor a sua marca, oferecendo uma modalidade de frete sustentável.
O poder da tecnologia sustentável para revolucionar as operações do seu e-commerce
Não é nenhuma novidade que temos à disposição uma série de tecnologias para apoiar eficientemente as operações de e-commerces, como cálculo de emissões, rastreamento, automação, otimização e monitoramento de desempenho na logística.
Algumas dessas ferramentas são verdadeiras plataformas digitais que conectam clientes interessados em fretes sustentáveis a transportadoras e operadores logísticos. Elas foram desenvolvidas para simplificar o processo de escolha, comparação e contratação de serviços de transporte.
Nesse universo, destacam-se aplicativos equipados com algoritmos avançados capazes de calcular a quantidade de carbono emitida por cada pedido, levando em consideração a origem e o destino final, definido pelo CEP do cliente.
Isto é, a partir do momento da compra, o sistema registra esse valor, viabilizando o cálculo preciso e a compra de créditos em empresas que realizam projetos de compensação, como apoio à proteção animal, reflorestamento e preservação ambiental.
Para o cliente, o processo é bastante simples. Ele realiza a compra normalmente, incluindo o pagamento pelo frete, e logo em seguida recebe um link com detalhes sobre o rastreamento do pedido.
Ao final ainda pode emitir um certificado que comprova a entrega sustentável, subsidiada pela empresa. A compensação das entregas é calculada por quilômetro: a cada milhão de quilômetros percorridos, há uma economia estimada de cerca de 400 kg de CO2.
Compensação de carbono é alternativa certeira para encantar clientes
Estudos indicam um aumento de 30% nas entregas last mile nas próximas décadas, seguindo a crescente tendência de compras on-line.
Nas áreas urbanas, prevê-se um aumento de demanda de até 78% até 2030. E qual o resultado disso? Espera-se um acréscimo anual de 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera e um aumento de 21% no congestionamento nas principais cidades, num período de até oito anos.
Sim, existem alternativas logísticas que podem frear o avanço da poluição, como a adoção de veículos não dependentes de combustíveis fósseis, como bicicletas, drones e robôs de entrega. A utilização de veículos elétricos e motos elétricas também se mostram como uma forma eficaz de reduzir as emissões de CO2 durante os processos logísticos, inclusive a UX Group oferece a opção de entregas com motos elétricas para a Grande São Paulo.
Mas não somente. A compensação de carbono também é uma estratégia viável para o seu negócio. A UX Group, em parceria com a Carbonext, oferece essa opção. A compensação envolve financiar projetos que atuem na remoção ou prevenção desses gases na atmosfera. Ela pode variar desde ações mais simples, como o plantio de árvores, até investimentos em tecnologias avançadas de captura de carbono.
Uma alternativa prática para e-commerces tornarem suas entregas last mile mais sustentáveis é a aquisição de créditos de carbono verificados, apoiando projetos de reflorestamento e preservação que neutralizam as emissões de carbono.
Com relação aos benefícios, eles são super notáveis. Estudos apontam que 85% dos consumidores preferem produtos e serviços que compensam suas emissões plantando árvores, e 70% estariam dispostos a pagar mais pelo frete com compensação de carbono.
E não para por aí! A UX Group também oferece um serviço de cálculo de frete que permite aos consumidores escolherem a opção de entrega sustentável durante o check out. Com soluções como o CF Carbon, a UX e seus clientes, consequentemente, já compensam 20 toneladas de carbono por mês. Uma contribuição e tanto para o meio ambiente.
Cinco benefícios de aderir ao frete com compensação de carbono
O frete com compensação de carbono traz consigo uma série de benefícios que vão além da simples entrega de produtos, entre eles destacam-se:
- Redução das emissões de gases de efeito estufa: A compensação de carbono permite neutralizar ou reduzir as emissões de CO2 e outros gases causadores do efeito estufa associados ao transporte de mercadorias. Isso contribui significativamente para mitigar o impacto ambiental das atividades logísticas, ajudando a combater as mudanças climáticas.
- Compromisso com a sustentabilidade: Empresas que adotam o frete com compensação de carbono demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade. Isso não só fortalece sua imagem perante os consumidores como também influencia positivamente a percepção da marca, mostrando preocupação ambiental e social.
- Estímulo a práticas sustentáveis: Ao optar por essa modalidade de frete, as empresas estão promovendo e incentivando práticas mais sustentáveis na cadeia logística. Isso cria um impacto positivo ao estimular outras organizações e consumidores a seguirem o exemplo, aumentando a conscientização sobre a importância da redução das emissões de carbono.
- Benefícios para a saúde e meio ambiente: A diminuição das emissões de gases poluentes não apenas contribui para a diminuição do aquecimento global, mas também melhora a qualidade do ar e reduz outros impactos negativos à saúde humana e ambiental, especialmente em áreas urbanas.
- Atração de consumidores conscientes: Com o aumento da preocupação ambiental por parte dos consumidores, oferecer opções de frete com compensação de carbono pode atrair um público mais consciente, que valoriza empresas comprometidas com práticas ambientalmente responsáveis.
CF Carbon: uma inovação do presente, com impacto para o futuro sustentável
Na UX Group, mais do que fornecer soluções aos nossos parceiros, temos o compromisso de pensar a longo prazo e apresentar inovações voltadas para o futuro. Reconhecemos nosso importante papel em apoiar essa transformação e buscamos investir juntos em soluções concretas para construir o amanhã.
O CF Carbon é uma ferramenta de cálculo de frete com compensação de carbono, combinando a eficiência do módulo Fusion com um forte foco em sustentabilidade. Estamos em uma era em que o impacto de uma marca no mercado precisa ser mais do que superficial.
A ferramenta foi desenvolvida para traçar comparativos para o cliente de forma extremamente ágil, alcançando índice de até 45% na redução de despesas de frete, no caso de volumes pequenos.
Para se destacar em um cenário altamente competitivo, uma empresa precisa demonstrar preocupação com seu impacto ambiental. Logo, a compensação de carbono acaba sendo uma protagonista na logística.
Um detalhe muito importante, e que pode acabar passando despercebido, é que marcas ambientalmente conscientes atraem mais clientes dispostos a pagar mais por um produto ou serviço ecologicamente correto. Ao tornar-se carbono neutro, seu e-commerce se diferencia no mercado como um líder no combate às mudanças climáticas.
Conte com a UX Group e tenha acesso às melhores tecnologias para viabilizar entregas sustentáveis
Conheça todas as soluções da UX Group voltadas para entregas verdes e amplie a responsabilidade social e ambiental de sua empresa. Mostre a seus clientes o seu compromisso com o futuro, agregando valor ao seu negócio e conquistando mais um diferencial competitivo no mercado.
Estamos aguardando o seu contato. Acesse nosso site e nos deixe lhe ajudar.