Investir em tecnologia da informação é mais que diferencial competitivo, é certeza de sucesso

Segundo especialistas, as perspectivas de demanda para o segmento de logística são otimistas para 2024 e a tecnologia é vista como diferencial operacional. Estar inserido na transformação digital é mais que um diferencial competitivo, é a certeza de sucesso. No entanto, a realidade ainda é bem diferente e, na prática, a tecnologia ainda não faz tanto parte do dia a dia das empresas de logística. 

Dados do estudo “Antes da TI, a estratégia”, promovido pelo IT Forum, cujo objetivo é construir um panorama do setor de TI no Brasil, apontam que 3,2% do faturamento das empresas de logística é dedicado ao orçamento de TI.

No contexto tecnológico, Inteligência Artificial (IA) é um tema que os respondentes consideram que ainda precisam de mais maturidade antes de realizar investimentos, seguido de blockchain e gestão de dados. Mas a aplicação da digitalização vai além. 

Por isso, é preciso entender quais são os desafios que a tecnologia pode ajudar a solucionar e como seu negócio pode tirar proveito desses benefícios. Responderemos a essas e outras questões neste conteúdo.

A tecnologia é uma importante aliada para reduzir custos de transportes em um e-commerce 

O apoio da tecnologia pode beneficiar um  e-commerce de diversas maneiras. Isso inclui a redução de custos de transportes. Sabemos que até bem pouco tempo, muitos e-commerces utilizavam tabelas que consideravam informações convencionais para calcular os fretes, como tipo de veículo, tipo, peso e dimensões da carga, prazos de entrega, taxas e impostos a pagar, preço do combustível, distância do deslocamento e, claro, os riscos.

Com esses dados, era possível chegar ao preço justo pago às transportadoras e isso era repassado aos clientes. 

No entanto, com o consumidor cada vez mais exigente e decidido a descobrir as melhores opções disponíveis no universo on-line, o frete passou a ser uma questão crítica e o mercado agora vive em busca de soluções que não apenas façam o cálculo deste custo, mas também descubram a alternativa mais barata e mais rápida para o consumidor, em apenas milissegundos. 

E ao setor de tecnologia da informação resta correr atrás para corresponder às expectativas, encontrar soluções e atender as necessidades do mercado. Ou seja, não basta uma solução que realize o cálculo. É preciso que seja uma ferramenta rápida a ponto de o cliente nem mesmo perceber a complexidade que tudo isso significa.

Como já mencionamos algumas vezes, vivemos na era da logística 4.0, um reflexo da Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, conceito que representa a automação e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem para promover a digitalização das atividades, melhorando os processos e aumentando a produtividade. 

Em pouco tempo, conceitos como omnichannel, big data, robótica, cloud computing e blockchain alteraram radicalmente a forma como se efetuava a gestão das cadeias de abastecimento, caminhando, para uma gestão logística cada vez mais integrada.

Neste cenário, os processos logísticos ganham o uso de equipamentos tecnológicos e as operações passam a otimizar o tempo e a aumentar a produtividade da equipe, como contêiner, veículos, paletes e sistemas de transporte inteligente sendo inseridos no cotidiano do segmento.

No caso do frete, a boa notícia é que já existem formas de comparar fretes e apresentar a melhor alternativa para o cliente de forma extremamente ágil, alcançando índice de mais de 45% na redução de despesas de frete no caso de volumes pequenos. 

Mas para isso, é preciso investir em tecnologia desenvolvida com base em muito conhecimento em logística, considerando detalhes e peculiaridades – tudo para que as tabelas sejam cada vez mais inteligentes.

Apresentar o frete no momento certo é fundamental para não perder a venda, e se este frete for o mais em conta possível, melhor ainda. Quem conseguir implementar tecnologias que satisfaçam este tipo de necessidade, certamente vai ganhar o cliente.

Tecnologia para uma jornada logística mais produtiva, eficiente e lucrativa

Diversas tecnologias permitem que as empresas analisem grandes conjuntos de dados para prever demanda, otimizar rotas e reduzir custos.

A IA pode auxiliar o segmento, por exemplo, no planejamento de rotas e relacionamento com fornecedores; De mãos dadas com ela, o machine learning se responsabiliza pelo aprendizado da máquina. Na logística 4.0 essa função é importante porque proporciona maior segurança dos dados e precisão aos equipamentos.

Com base no uso de plataformas de IA, o machine learning permite que máquinas ou sistemas digitais aprendam automaticamente ao executarem suas tarefas, tornando-se cada vez mais autônomos e eficientes.

Isso ocorre porque essas máquinas e sistemas, ao realizarem suas funções, são alimentados com dados sobre sua própria operação, permitindo que os algoritmos observem os padrões nesses dados e identifiquem os fatores mais importantes em cada circunstância, auxiliando na tomada de decisão mais assertiva. Com o tempo, o machine learning aprende e melhora essa percepção, gerando resultados mais precisos e eficientes.

Essa tecnologia é usada em diversas tarefas logísticas, como planejamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de armazenagem, previsão de demanda, otimização de rotas, gerenciamento de frotas, seleção de fornecedores, entre outros processos. O resultado é uma jornada logística mais produtiva, eficiente e lucrativa.

Conciliação de frete é a melhor forma de identificar duplicidades e falhas

Uma outra aplicação da tecnologia para melhorar a logística do seu e-commerce é para fazer a conciliação de frete. Você pode contar com um sistema de conferência dos fretes, que funciona de forma similar a uma auditoria, conferindo todas as entregas realizadas pelos Correios ou por transportadoras privadas, você consegue checar se os valores cobrados coincidem com os serviços, se os parâmetros de qualidade estão sendo cumpridos e se os processos estão sendo respeitados.

O principal objetivo é evitar que você pague valores que não correspondam aos serviços contratados. Quando realizado com competência e regularidade, esse processo permite conferir se houve atraso, extravio, e se todas as entregas contratadas foram realizadas com sucesso.

A conciliação de frete também é responsável por ajudar a detectar duplicidades de pagamento, falhas e até a cobrança de entregas que não foram realizadas. Além disso, essa auditoria permite identificar precocemente qualquer problema ou gargalo que possa causar prejuízos para a empresa.

Sem falar que uma conciliação de frete adequada traz importantes insights sobre a qualidade dos serviços, para que se possa aprimorá-los. O processo também ajuda a avaliar como os custos de frete afetam o faturamento, permitindo, desta forma, ajustes na operação, sempre com foco na redução de despesas.

Tecnologia possibilita gestão integrada e completa

O TMS (Transportation Management Software/Sistema de Gerenciamento de Transporte) é uma tecnologia indispensável para aqueles que desejam eliminar tarefas manuais e reduzir custos operacionais. 

Você deve saber que todas as receitas e despesas da sua empresa precisam estar registradas no fluxo de caixa para se avaliar os gastos. Assim, você deve contratar um software de gestão direcionado ao mercado de transportes para auxiliar a parte financeira e ter um diferencial no mercado.

O mais conhecido deles é o TMS, que realiza o gerenciamento completo, permitindo ao usuário fazer o acompanhamento e a otimização dos processos, com qualidade e confiança.

Essa gestão completa que o TMS possibilita otimiza a logística, permitindo que você e sua equipe controlem as operações e as entregas de um jeito amplo e integrado. O TMS possibilita existir um monitoramento e controle sob os custos específicos de cada operação. O resultado disso? Maior economia para sua empresa.

O TMS é utilizado para gerenciar o transporte de mercadorias, especialmente em cadeias de suprimentos, podendo ser integrado com outros softwares, como ERP (Enterprise Resource Planning/Sistema de Gestão Integrado) e WMS (Warehouse Management System/Gerenciamento de Armazém), para automatizar o processo.

É válido destacar, que o que impacta efetivamente na lucratividade da transportadora é localizar gargalos e problemas na operação, e corrigi-los rapidamente. Assim, uma forma para conseguir isso é investir em um software de gestão integrada – o ERP. Ele possibilita o controle integrado de todos os setores da empresa – do financeiro à operação – com a coleta de dados em tempo real.

Rastreamento em tempo real aumenta a credibilidade do e-commerce

O setor de entregas é constantemente apontado como um dos maiores desafios enfrentados pelo e-commerce. Números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) atestam que 61% das lojas virtuais enfrentam problemas relacionados ao atraso nas entregas.

Existem procedimentos essenciais que podem ser adotados para otimizar a logística nesse contexto. 

Muitos dos problemas recorrentes podem ser resolvidos de forma rápida e fácil por meio de planejamento, gestão, automatização e monitoramento.

A utilização de ferramentas de live tracking associadas à automação por meio de bots reduz significativamente as chamadas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), aliviando a carga de trabalho e otimizando o tempo de resposta.

O rastreamento em tempo real pode ser facilmente realizado pelo próprio e-commerce ou por um parceiro especializado terceirizado. Isso permite que tanto a empresa quanto o cliente acompanhem o registro de informações, garantindo assim uma gestão de riscos aprimorada.

Ele já se tornou um diferencial competitivo importante para a qualidade dos serviços das empresas e operações logísticas. Entre seus benefícios destacam-se:

  1. Melhora a credibilidade da marca
  2. Seu e-commerce aumenta a entrega de valor agregado
  3. Rotina de trabalho descomplicada
  4. Redução de custos
  5. Aumenta o NPS de sua empresa

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Lucas Costa

Com mais de 10 anos de experiência em Planejamento de Operações focadas em E-commerce e abastecimento de lojas. Atuei em vários setores desde S&OP / S&OE, Planejamento de Demanda, Footprint da Malha de Distribuição, Planejamento de Recursos Operacionais, Implantação de ERPs, WMS e TMS, Implantação de novos produtos para suportar as operações de CDs, Line Haul e Last Mile. Focado em processos e movido a metas, hoje, meu grande desafio é aplicar o vasto conhecimento que adquiri ao longo dos anos no setor e trazer soluções com priorizem o foco no cliente e na sua experiência no processo de compra.
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