O natal está batendo à nossa porta. Essa data é tradicionalmente a “menina dos olhos” dos varejistas e tem também cada vez mais conquistado importância para o e-commerce. E as expectativas para 2023 são promissoras no que diz respeito ao aumento das compras através dos meios digitais para as festas de final de ano, incluindo presentes e itens de uso pessoal.
Segundo dados da ClearSale, em 2022, o e-commerce brasileiro faturou R$2,8 bilhões com as festas de final de ano, representando alta de 6,2% em relação ao mesmo período de 2021. O volume total de pedidos no ano passado alcançou quase a marca dos 6 milhões, representando um aumento de 1,5% de um ano para outro.
Já falamos por aqui sobre o que fazer para acompanhar a movimentação de datas sazonais, como o Natal e as festas de final de ano e, consequentemente, preparar-se para faturar mais e, principalmente, atender com excelência o seu consumidor.
Contudo, aproveitando esse gancho, queremos falar com você, especificamente, sobre a governança da sua operação para atender novas (e mais) demandas e datas sazonais. Acompanhe neste texto.
Projete a sua demanda! Cuide da gestão do estoque de seu e-commerce
Primeiramente, quando falamos de datas sazonais que impulsionam o comércio eletrônico, precisamos ter em mente a necessidade de projetar as demandas para esses períodos e não perder as oportunidades de vendas e, obviamente, o incremento de receita. Com essa projeção, é possível, entre outras coisas, garantir o estoque suficiente para oferecer, por exemplo, promoções atrativas.
A gestão de estoque é primordial no e-commerce e ganha ainda mais destaque ao trazermos para o âmbito das altas demandas.
Esse gerenciamento visa estabelecer metas de alta produtividade e eficiência para todas as operações de estoque. Modernas tecnologias de planejamento de cadeia de suprimentos oferecem suporte a esses processos, trazendo maior visibilidade em toda a jornada do produto e de todos os elos dessa cadeia.
A Internet das Coisas (IoT) e os dispositivos e ativos conectados à nuvem podem ser automatizados para maior eficiência na produção. Processos de produção, depósito e logística também alcançam mais eficiência por meio da aplicação de tecnologias inteligentes, como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, robótica e automação de processos robóticos.
A otimização de estoque é um subconjunto da gestão de estoque e refere-se especificamente às margens de lucro e minimização de perdas. É preciso lembrar que ela tem dois lados: manter estoque excedente causa perda e desperdício. Seja pelo espaço ocupado, ou pelo risco do produto tornar-se obsoleto, ser vendido a preços reduzidos ou pior não ser
Ao mesmo tempo, a falta de estoque significa perda de vendas. Como vimos aos montes na pandemia, a escassez e a demanda inesperada são o outro lado da moeda de estoque, quando os custos vêm sob a forma de perda de lucro potencial e danos à marca. Por isso, cuidar da otimização de estoque é prever melhor a sua demanda e ampliar a saída financeira dele para a sua empresa.
Vantagens da otimização de estoque
A seguir, listaremos algumas razões pelas quais a otimização do estoque é uma estratégia importante para o seu e-commerce:
- Melhoria na gestão da cadeia de suprimentos: A otimização do estoque envolve o controle eficiente do fluxo de materiais, desde as matérias-primas até o produto final. Isso permite uma melhor coordenação entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas, garantindo um fluxo contínuo e eficiente dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos.
- Planejamento de recursos: Ao otimizar o estoque, você passa a ter uma visão clara dos recursos disponíveis, como matérias-primas, produtos em processo e acabados. Isso resulta em um planejamento mais eficiente das operações, evitando a escassez ou o excesso de estoque, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional.
- Estratégia para o sucesso: No e-commerce, a otimização do estoque é fundamental para atender à demanda dos clientes eficientemente. Ter o produto certo, na quantidade certa e no momento certo contribui para se garantir a satisfação do consumidor e evitar problemas como a falta de itens ou entrega atrasada. Além disso, uma gestão eficiente do estoque permite oferecer promoções e descontos sem comprometer a disponibilidade dos produtos.
- Redução de custos e aumento da lucratividade: A otimização do estoque ajuda a reduzir os custos associados ao armazenamento, transporte e obsolescência de produtos. Ao evitar a falta e o excesso de estoque, é possível reduzir os custos de armazenamento e minimizam-se as perdas por produtos obsoletos. Uma gestão eficiente do estoque permite identificar oportunidades de negociação com fornecedores e otimizar os processos de compra, contribuindo para a melhoria da margem de lucro.
Como otimizar o seu estoque?
Para otimizar o seu estoque é recomendado que você disponha de uma boa solução de gestão: um WMS (Warehouse Management System/Gerenciamento de Armazém) integrado a um ERP (Enterprise Resource Planning/Sistema de Gestão Integrado). Isso é fundamental para que o controle de estoque contábil da empresa seja muito bem gerido por esse WMS e, obviamente, garanta-se a acurácia nos processos de separação.
Quando não se encontra o item, o tempo de separação dele torna-se maior, fazendo com que se necessite de apoio para localização. É, então, que começam os problemas de não separação, refletidos, principalmente, em cancelamentos e todos os transtornos que os clientes que compram on-line terão por não receberem aquilo que compraram.
Normalmente, gestores de e-commerces pensam que implantar um sistema é a solução de todos os problemas para gestão e guarda dos produtos em seus respectivos endereços. No entanto, se você não tiver a garantia de que tudo o que está registrado no sistema também esteja disponível no centro de distribuição, perde-se e eficiência e proatividade, causando além de atraso das entregas.
Tradicionalmente, os benefícios destas melhorias na otimização estratégica de estoque podem ser percebidos em custos reduzidos e melhores margens de lucro. Quando temos a aplicação de processos de negócios integrados e software de gestão de estoque, essas vantagens tornam-se mais robustas e mensuráveis. E para melhorar são potencializadas com o tempo, à medida que o sistema vai se adaptando.
Aumento de demanda requer aumento de pessoas e da capacidade de entrega
O aumento da demanda do e-commerce em datas sazonais muitas vezes requer o aumento de pessoas e a contratação temporária, afinal é necessário ter mais recursos humanos para lidar com o aumento do volume de pedidos, processamento de pagamentos, embalagem e envio.
Contratar mais colaboradores temporários ajuda a garantir a capacidade de atender a mais pedidos e, desta forma, evitar atrasos nas entregas, o que sabemos muito bem gerar insatisfação do cliente.
O e-commerce é um ambiente dinâmico e a demanda pode variar rapidamente. A contratação temporária permite que a empresa se adapte rapidamente às mudanças na demanda, sem a necessidade de contratos de longo prazo. Isso proporciona maior agilidade na gestão da equipe e na capacidade de resposta às necessidades do negócio.
Mas não é só isso. Quanto mais pedidos, maior deve ser a capacidade de entrega do e-commerce para garantir que tudo seja processado e enviado no prazo. Novamente a satisfação do cliente está em xeque.
Em um mercado altamente competitivo, a capacidade de entrega pode ser um diferencial importante. Empresas que oferecem opções de entrega rápida e confiável têm mais chances de atrair e reter clientes.
Os custos para operar um negócio podem ser altos. Assim, é essencial encontrar estratégias que ajudem a garantir uma boa performance e um bom serviço prestado com eficiência.
TMS é ferramenta ideal para entregas ágeis e seguras
As soluções para TMS (Transportation Management Software/Sistema de Gerenciamento de Transporte) funcionam muito bem na hora de ajudar a gerir seus envios. Mas lembre-se que essa plataforma de gestão logística tem que estar atrelada a uma empresa que realize as entregas com rapidez e segurança.
Conheça bem o serviço oferecido e a experiência operacional que a empresa logística parceira oferece. Isso garante até mesmo economia na hora de encontrar soluções de tecnologia para gestão de frete.
Também lembre-se de planejar sua operação, analisando os custos de entregas e mapeando as distâncias para as quais pode, por exemplo, oferecer benefícios,como frete grátis ou taxas de entregas mais competitivas, diminuindo o abandono de carrinho.
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