Picking com mais eficiência e precisão. Saiba como os wearables podem ser utilizados na operação logística

Os wearables, ou dispositivos vestíveis – em português, estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, para uma infinidade de ações que vão além da moda. Relógios e óculos inteligentes, pulseiras de atividade física e dispositivos de monitoramento de saúde e de rastreamento de localização são apenas alguns exemplos.

No entanto, essa tendência ganha cada vez mais espaço ao adentrar novos mercados, como na área de logística, por exemplo.  Essa  popularização do uso vem transformando a maneira como as operações logísticas são gerenciadas.

Neste texto, falaremos sobre esses benefícios dos dispositivos vestíveis para as operações logísticas, especialmente no que diz respeito à seleção de produtos, o picking. Acompanhe os detalhes de mais esta tendência!

O uso de wearables na logística

Antes de mais nada, precisamos falar do uso de wearables na logística como um todo. A aplicação de tecnologias para rastreamento em tempo real da localização e do status dos produtos tem grande aplicação neste segmento, com o RFID, por exemplo. Dispositivos vestíveis usados pelos motoristas, por exemplo, são equipados com tecnologia de geolocalização e sensores que permitem aos gestores monitorar os produtos em tempo real. Mas qual a finalidade na prática?

Isso facilita a gestão de estoque, pois você pode ter um controle preciso sobre a localização dos produtos e decisões rápidas podem ser tomadas em caso de atrasos ou problemas de entrega.

Atualmente, isso ficou ainda mais preciso. Os famosos smartwatches combinados com recursos de realidade aumentada ampliam todas as possibilidades e facilitam a vida de quem faz as entregas. Os aplicativos aproveitam as câmeras de alta qualidade em smartphones para a leitura de códigos de barras e produtos. Ao receber as informações, o aplicativo exibe instantaneamente detalhes sobre o produto. Com a ajuda da inteligência artificial, é possível identificar textos em etiquetas e até reconhecer produtos sem códigos de barras.

Ainda falando de motoristas de caminhão utilizam relógios inteligentes que emitem vibrações quando é necessário fazer uma pausa ou quando estão mudando de faixa e há um carro em seu ponto cego. Além disso, eles também já usam óculos que, através do monitoramento de LEDs nos olhos do usuário, podem alertá-lo caso ele esteja prestes a dormir.

Por falar em óculos, os óculos inteligentes são usados no warehouse para ler códigos de barras, gravar vídeos e processar informações sem a necessidade de levantar um dedo.

Otimização, eficiência e precisão em operações de picking

Destacaremos a seguir o uso de wearables especificamente no picking, que é o processo de separação de produtos ou itens específicos de um estoque para atender a pedidos de clientes. O picking envolve a localização dos itens no armazém, a coleta física e a preparação para o envio. O objetivo é garantir que o consumidor receba exatamente o que foi solicitado, tanto em termos de produtos quanto de quantidades. 

Os wearables para picking são ferramentas essenciais para otimizar a eficiência e precisão das operações. Esses dispositivos englobam scanners de código de barras, leitores de RFID, além dos já citados relógios e óculos inteligentes e outros dispositivos que podem ser utilizados no braço, pulso, cabeça ou em qualquer outra parte do corpo. 

Essas tecnologias, por viabilizarem acesso imediato a informações relevantes, como localização de produtos e instruções de trabalho, permitem que as pessoas que estão na operação desempenhem suas tarefas de forma mais rápida e precisa.

Os wearables podem, ainda, ajudar a reduzir erros e melhorar a produtividade, além de fornecer uma maneira mais ergonômica e confortável para os funcionários realizarem as rotinas de picking. Por que falamos de ergonomia? Porque o cansaço pode ser um fator de erros no trabalho. Os wearables podem ajudar a melhorar a ergonomia do trabalho, permitindo que os operadores usem as mãos para pegar produtos sem precisar segurar um dispositivo de leitura de códigos de barras ou RFID. Além de maior produtividade, é possível reduzir o cansaço muscular, melhorando a saúde e a segurança dos profissionais.

Os dispositivos podem ser integrados a sistemas de gerenciamento de estoque e outros sistemas logísticos, a fim de melhorar a visibilidade e a rastreabilidade dos produtos em toda a cadeia de suprimentos. Os wearables ajudam a acelerar as operações de picking, permitindo que os operadores encontrem e selecionem produtos mais rapidamente. A facilidade de uso por si só é uma vantagem. Além disso, o sistema de coleta de dados que utiliza códigos de barras ou RFID torna a operação de picking mais ágil. 

Entre os benefícios, também podemos citar a redução de erros humanos. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas ignoram impactos negativos que podem decorrer de falhas no processo logístico. E quais consequências esse cenário traz?

  • Insatisfação dos clientes, com entregas erradas ou atrasos;
  • Perda de produtos ou danos;
  • Desperdício de recursos financeiros, materiais ou humanos;
  • Geração de custos desnecessários;
  • Necessidade de retrabalho.

Os dispositivos podem ajudar a minimizar erros de picking, garantindo que os operadores selecionem e façam a separação dos itens corretos em cada pedido. Isso pode ajudar a reduzir a incidência de devoluções e reclamações dos clientes, melhorando também a satisfação do consumidor e a margem da operação.

Além de reduzirem erros, os wearables também podem aumentar a precisão das operações de picking. Eles garantem que os produtos sejam escolhidos na quantidade correta e na posição correta no armazém ou centro de distribuição.

Tecnologia para e-commerce é com a UX Group!

A UX Group está sempre atenta às novidades do mercado tecnológico. Sabemos que e-commerces que não se adaptam às tendências estão fadados a perderem espaço. Por aqui, não enveredamos pelo universo dos wearables, mas somos especialistas em soluções desde o clique da compra até a entrega. 

Desenvolvemos sistemas inovadores, pensados para o desenvolvimento do seu negócio e para a satisfação do seu cliente. Clique aqui e conheça as nossas soluções!

Picture of Maycon Lima

Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados