Num mundo cada vez mais imediatista, você já deve ter constatado a importância de tornar os processos logísticos mais visíveis para o consumidor do seu e-commerce, principalmente no last mile. As pessoas querem atualizações fidedignas e que lhes permitam uma visão clara de todas as etapas de entrega. Como o live tracking, por exemplo.
Fornecer essa conveniência é a melhor forma de construir a confiança dos clientes e garantir que eles retornem para novas compras.
Essas informações sobre o andamento da operação, posição do veículo e outras variáveis podem e devem ser disponibilizadas em tempo real, o que irá impactar o cliente por meio de notificações sobre o status da entrega. Dá para imaginar a felicidade que é receber a mensagem: “seu pedido saiu para entrega!”, sem precisar buscar por essa informação?
Neste artigo, elencaremos para você, gestor de e-commerce, a importância de investir no live tracking como mais uma forma de melhorar a experiência do cliente, entre outros benefícios. Confira.
A importância de investir em live tracking – ou rastreamento em tempo real
O setor de entregas é constantemente apontado como um dos maiores desafios enfrentados pelo e-commerce. Números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) atestam que 61% das lojas virtuais enfrentam problemas relacionados ao atraso nas entregas.
Existem procedimentos essenciais que podem ser adotados para otimizar a logística nesse contexto.
Muitos dos problemas recorrentes podem ser resolvidos de forma rápida e fácil por meio de planejamento, gestão, automatização e monitoramento.
A utilização de ferramentas de live tracking associadas à automação por meio de bots reduz significativamente as chamadas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), aliviando a carga de trabalho e otimizando o tempo de resposta.
O rastreamento em tempo real pode ser facilmente realizado pelo próprio e-commerce ou por um parceiro especializado terceirizado. Isso permite que tanto a empresa quanto o cliente acompanhem o registro de informações, garantindo assim uma gestão de riscos aprimorada.
Quais tecnologias são utilizadas para fazer o live tracking?
Antes de tudo, é possível encontrar uma variedade de tecnologias para rastreamento. Para escolher aquela que melhor atenda às necessidades da sua empresa, é aconselhável consultar uma especializada. Dessa forma, é possível fazer um planejamento logístico considerando o alinhamento do seu negócio.
Nesse sentido, listamos as principais tecnologias existentes no mercado que permitem o rastreamento em tempo real. Veja:
- GPS (Global Positioning System): conhecido mundialmente, o “sistema de posicionamento global”, funciona por meio de um receptor instalado no veículo. Assim, um satélite recebe o sinal, decodifica a informação das coordenadas e a encaminha para uma central. Logo, sendo enviada para a transportadora e cliente.
- Radiofrequência: o rastreamento acontece por meio de ondas de rádio, monitoradas por torres. Essa tecnologia possui um alcance maior que o GPS, funcionando até no subsolo.
- GPRS (General Packet Radio Service): o rastreamento em tempo real acontece através de antenas de telefonia móvel. Logo depois da captação de sinal, elas encaminham a informação para um servidor.
- LBS (Location Based Service): os “Serviços Baseados em Localização” são softwares que usam tecnologia de dispositivos portáteis para identificar as coordenadas geográficas.
É importante avaliar as necessidades específicas de seu e-commerce e buscar a tecnologia de rastreamento mais adequada para otimizar a logística e garantir uma experiência de entrega satisfatória para os clientes.
Como o live tracking impacta a operação do seu e-commerce?
Bom, o rastreamento em tempo real já se tornou um diferencial competitivo importante para a qualidade dos serviços das empresas e operações logísticas. Vejamos a seguir alguns desses benefícios, na prática!
- Melhora a credibilidade da marca
O objetivo de todo e-commerce é ter uma base de clientes fixos e leais, que continuem comprando recorrentemente. No entanto, é inevitável que uma parte das vendas seja feita por pessoas que estão tendo o primeiro contato com a sua marca.
No ambiente digital, ainda existe uma grande desconfiança em relação à integridade das empresas que atuam nesse meio. Nesse contexto, oferecer a possibilidade de rastrear os pedidos pode transmitir mais credibilidade para a sua empresa, aumentando a percepção de que o produto adquirido será entregue nos padrões de qualidade aceitáveis.
- Seu e-commerce aumenta a entrega de valor agregado
Outro benefício que se aplica tanto aos clientes quanto ao próprio e-commerce é o monitoramento eficiente das cargas e entregas. Isso proporciona um controle mais abrangente sobre o gerenciamento dos pedidos, sendo uma excelente maneira de se diferenciar da concorrência e evitar problemas com prazos de entrega.
E não para por aí! Você pode aproveitar isso em favor do seu negócio: realizar entregas no prazo e oferecer suporte aos seus clientes quando algo sair do controle será muito valorizado e agregará valor à sua empresa no mercado. Não se esqueça: a melhor propaganda é aquela feita por clientes satisfeitos.
- Rotina de trabalho descomplicada
É sempre válido ressaltar que uma grande parte dos contatos recebidos pelos setores de atendimento são de clientes que desejam saber a condição de entrega de suas mercadorias. O live tracking automatiza essa tarefa, enviando o status de movimentação dos pedidos por meio de SMS, e-mails e notificações, sem que os consumidores precisem entrar em contato. Isso também ajuda a manter as expectativas dos clientes alinhadas, uma vez que qualquer alteração no prazo acordado é comunicada com antecedência.
- Redução de custos
Lidar com reclamações ou consultas de clientes custa tempo e dinheiro. A partir de certo ponto, você precisará contratar alguém, terceirizar o atendimento ao cliente ou usar um chatbot para responder a cada um. Se você não fizer isso, as avaliações de seu e-commerce sofrerão impacto negativo.
Com o rastreamento em tempo real, acontecem significativamente menos consultas. Uma vez implementado esse recurso, todas as informações são fornecidas automaticamente ao seu cliente. E se houver algum problema, você também tem acesso a esses dados para verificar o que aconteceu.
Além disso, ele é responsável por automatizar o processo sem criar nenhum trabalho extra para você, colocando menos carga sobre sua equipe de suporte ao cliente sem comprometer a qualidade do serviço prestado.
- Agilidade e segurança em casos de recall
Itens mal inspecionados podem causar problemas. A rastreabilidade na logística permite que você identifique em qual etapa da produção aconteceu o problema que motivou o recall.
Após a identificação, os procedimentos são revistos, evitando repetições desses erros. Isso proporciona uma melhora contínua nos processos de produção e mais confiabilidade na sua empresa.
- Aumenta o NPS de sua empresa
O live tracking ajuda a aumentar o NPS (Net Promoter Score) do e-commerce por alguns motivos. O NPS é uma métrica que mede a satisfação e lealdade dos clientes em relação a uma marca ou empresa.
Quando um e-commerce oferece a possibilidade de rastrear os pedidos em tempo real, isso pode impactar positivamente a experiência do cliente e, consequentemente, sua percepção sobre a marca. Ou seja, o live tracking fornece transparência e confiabilidade; alinha as expectativas e permite uma comunicação proativa.
Mas não se engane, o live tracking por si só não garante um alto NPS. Outros fatores, como a qualidade do produto, atendimento ao cliente e experiência geral de compra, também desempenham um papel importante.
Conte com a UX Group!
A UX Group tem as melhores soluções para operacionalizar o seu e-commerce e torná-lo mais assertivo e eficiente. Oferecemos uma solução de rastreamento para poder identificar com precisão todas as etapas da entrega. Nossa ferramenta também garante transparência no processo e redução de custos com a diminuição de contatos no SAC.
Também disponibilizamos aos nossos parceiros uma solução integrada que contempla o universo do SAC 4.0. É a tecnologia sendo utilizada para ampliar a experiência do consumidor. Tudo isso ajuda a colocar em práticas soluções com foco no cliente, ajustando o seu posicionamento sobre como se comunicar com eles.