A preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente e práticas ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, faz parte da vida de todos e dos negócios de qualquer setor, tornando-se cada vez mais um importante diferencial competitivo. E no caso das vendas digitais uma operação mais sustentável faz parte desse processo.
Os clientes, em sua maioria, tendem a dar mais credibilidade a marcas socialmente responsáveis, que deixam claro que não visam somente o lucro, mas que além de oferecer uma experiência de compra positiva, querem que o seu rastro na sociedade também seja lembrado por práticas sustentáveis.
No caso do comércio eletrônico, a tecnologia é uma importante aliada para centenas de tarefas para potencializar vendas e melhorar a jornada de compras e satisfação do consumidor.
O que muitos gestores, no entanto, ainda deixam passar, é que essa tecnologia também contribui, significativamente, para uma operação mais limpa e sustentável. E o mais importante: com baixo custo.
Neste artigo, abordaremos em quais aspectos a tecnologia pode ser utilizada para ampliar a sustentabilidade de seu e-commerce, dando exemplos dessa prática para que você possa repensar sua estratégia.
Frete com compensação de carbono é premissa para uma operação mais sustentável
O green mile é um termo em inglês que se refere ao last mile sustentável. Estamos numa era em que o impacto mercadológico de uma marca precisa transcender. Se a sua empresa quer destacar-se num cenário de concorrência extrema, ela precisa mostrar que se preocupa com o rastro que deixa no mundo.
Neste âmbito, a compensação de carbono deverá predominar na logística. Como o próprio nome já diz, o termo refere-se a compensação de CO₂ ou outros gases que provocam o efeito estufa. Ela ocorre quando uma empresa ou organização financia projetos que atuam na contrapartida, removendo esses gases da atmosfera ou evitando que sejam liberados no meio ambiente.
A compensação de carbono pode ser realizada com ações mais simplórias, como plantar árvores, ou então mais complexas, como direcionar investimentos a tecnologias de captura de carbono.
Uma alternativa viável e impactante para os e-commerces tornarem o last mile mais sustentável é contarem com tecnologias que os ajudem na compra de créditos de carbono verificados. Eles apoiam os esforços de reflorestamento e preservação florestal que neutralizam a produção de carbono.
A UX Group, por exemplo, já inseriu em suas operações e serviços, tanto a entrega por meio de motos elétricas, como também a compensação de carbono em 100% das entregas. Além disso, também oferecem tecnologias que possibilitam a entrega com compensação através da tecnologia, como por exemplo, o cálculo de frete que já indica também a quantidade de carbono que precisará ser compensado no last mile, dando ao consumidor, no ato da compra, a opção de seguir ou não com essa possibilidade de pagar pelo frete verde.
O sistema de compensação por quilômetro percorrido tem se mostrado uma alternativa interessante para equilibrar as emissões de CO₂ geradas pelas entregas de empresas. Por exemplo, a cada 1 milhão de quilômetros percorridos, há uma economia de cerca de 400 kg de CO₂. Embora possa parecer pouco, se todas as empresas adotassem essa medida, os resultados para o meio ambiente seriam significativos.
No entanto, é importante lembrar que essa estratégia é apenas um passo em direção à preservação ambiental, e outras ações precisam ser tomadas em conjunto para garantir uma redução efetiva das emissões. Iniciativas como a adoção de energias renováveis, melhoria da eficiência energética e minimização do desperdício são cruciais para as empresas poderem fazer a sua parte para proteger o planeta.
Ofereça entregas neutralizadas sem a necessidade de investimento em ativos
A Ondetah é um aplicativo de gestão logística desenvolvido pela UX Group, que permite a integração de toda a cadeia logística, desde a gestão de pedidos, até a coleta, roteirização, gerenciamento de entregas e acompanhamento em tempo real do status das operações.
Com ele, é possível ter uma visão completa e integrada da cadeia, ajudando a otimizar os processos, reduzir custos e aumentar a eficiência das operações. Além disso, a Ondetah oferece diversas funcionalidades, como a possibilidade de personalização das entregas conforme as necessidades do cliente, acompanhamento da localização dos veículos em tempo real e a gestão da comunicação com os clientes durante toda a entrega.
Por meio da Ondetah, o cliente pode fazer a compensação de carbono pré ou pós-compra, seja ela uma opção de qualquer um dos agentes da cadeia: loja, transportadora ou consumidor final. Isso só é possível por meio de um algoritmo que calcula por volume do pedido e distância a quantidade emitida, isso é tecnologia a favor do meio ambiente.
Além disso, a Ondetah ainda emite o certificado de compensação de emissões nominal, por meio de parceria da UX Group com a Carbonext.
Operação mais limpa e sustentável pede a implementação de uma política de logística reversa eficiente
Um dos temas mais queridinhos da atualidade é o ESG. Ele se refere às boas práticas empresariais que estejam consoante os aspectos ambiental, social e governança. Ele tem impacto significativo na logística, especialmente quando falamos logística reversa.
No âmbito do ESG, a logística reversa está inserida no eixo E, a questão Ambiental. Esse eixo refere-se à minimização dos impactos ambientais causados pela operação das empresas. Isto é, estamos fazendo referência, além da logística reversa, à economia circular, uso consciente dos materiais de transporte (embalagens), investimentos em redução de CO₂, preservação da água e do meio ambiente, eficiência energética, entre outros aspectos que levam à sustentabilidade.
Quando falamos de logística reversa precisamos ter em mente a sua aplicação na devolução de produtos e, também, de materiais para reuso (reciclados). Ela busca a destinação correta dos resíduos gerados pelo transporte, e isso vai além de ter uma certificação, isso reflete na índole da sua empresa.
A logística reversa não envolve apenas os materiais, mas principalmente o planejamento, local e fluxo de recebimento e armazenagem. O ESG também impacta positivamente na experiência do consumidor. Pesquisas apontam que aproximadamente 20% das compras on-line são devolvidas por diversos motivos. Em meio a tanta concorrência, não podemos deixar o cliente frustrado.
A logística reversa eficaz resulta em:
- custos de armazenagem e distribuição reduzidos;
- diminuição de investimento nos produtos;
- maior satisfação do cliente.
Tecnologia para roteirização e eliminação do uso do papel nas operações
A tecnologia tem sido uma grande aliada da sustentabilidade nos processos logísticos. Graças aos softwares que atuam no controle das operações de ponta a ponta, a necessidade de papel é praticamente inexistente.
A roteirização de entregas, por exemplo, é realizada de forma bem mais precisa se houver um sistema desenvolvido para isso. Ela é uma das ações mais eficazes quando se trata de otimizar as entregas e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo. Ela consiste em planejar as rotas e sequência de entregas, de modo que elas sejam realizadas mais rapidamente e com menos gastos de recursos.
Nessa roteirização, a empresa consegue definir qual é o melhor trajeto a ser seguido pelos veículos de transporte, para fazer o maior volume de entregas possível no menor intervalo de tempo.
A roteirização de entregas tem por objetivo estabelecer uma sequência na entrega dos produtos que otimize os recursos despendidos. Um dos seus efeitos é que um veículo consegue cumprir suas entregas utilizando menos combustível e, por consequência, reduzindo a emissão de gás carbônico e outros poluentes.
Minimizar o desperdício de papel também é uma medida de ESG na logística, que pode ser adotada de forma relativamente fácil e rápida.
Ao invés de utilizar papel e caneta para fazer anotações e controle dos fluxos, tenha tecnologia como sua aliada. Com as soluções certas agindo na operação, você terá economia na operação e no uso do papel.
Outra forma, é com a utilização de um app para motoristas terem acesso à sua rota de entrega. Isso, além de um controle maior do processo de entrega com acompanhamento em tempo real, também reduz o uso do papel.
Essa iniciativa não só diminui o desperdício, como também é mais eficiente e reduz drasticamente o índice de erros.
Utilize a tecnologia para operações mais sustentáveis em seu e-commerce
Conheça todas as soluções da UX Group voltadas para entregas verdes e amplie a responsabilidade social e ambiental de sua empresa.
Mostre a seus clientes o seu compromisso com o futuro, agregando valor ao seu negócio e conquistando mais um diferencial competitivo no mercado.
Acesse nosso site e vamos juntos criar o seu projeto sustentável!