Torne a sua operação mais sustentável através da tecnologia e conquiste ainda mais os clientes

A preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente e práticas ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, faz parte da vida de todos e dos negócios de qualquer setor, tornando-se cada vez mais um importante diferencial competitivo. E no caso das vendas digitais uma operação mais sustentável faz parte desse processo.

Os clientes, em sua maioria, tendem a dar mais credibilidade a marcas socialmente responsáveis, que deixam claro que não visam somente o lucro, mas que além de oferecer uma experiência de compra positiva, querem que o seu rastro na sociedade também seja lembrado por práticas sustentáveis.

No caso do comércio eletrônico, a tecnologia é uma importante aliada para centenas de tarefas para potencializar vendas e melhorar a jornada de compras e satisfação do consumidor. 

O que muitos gestores, no entanto, ainda deixam passar, é que essa tecnologia também contribui, significativamente, para uma operação mais limpa e sustentável. E o mais importante: com baixo custo.

Neste artigo, abordaremos em quais aspectos a tecnologia pode ser utilizada para ampliar a sustentabilidade de seu e-commerce, dando exemplos dessa prática para que você possa repensar sua estratégia.

Frete com compensação de carbono é premissa para uma operação mais sustentável

O green mile é um termo em inglês que se refere ao last mile sustentável. Estamos numa era em que o impacto mercadológico de uma marca precisa transcender. Se a sua empresa quer destacar-se num cenário de concorrência extrema, ela precisa mostrar que se preocupa com o rastro que deixa no mundo.

Neste âmbito, a compensação de carbono deverá predominar na logística. Como o próprio nome já diz, o termo refere-se a compensação de CO₂ ou outros gases que provocam o efeito estufa. Ela ocorre quando uma empresa ou organização financia projetos que atuam na contrapartida, removendo esses gases da atmosfera ou evitando que sejam liberados no meio ambiente. 

A compensação de carbono pode ser realizada com ações mais simplórias, como plantar árvores, ou então mais complexas, como direcionar investimentos a tecnologias de captura de carbono.

Uma alternativa viável e impactante para os e-commerces tornarem o last mile mais sustentável é contarem com tecnologias que os ajudem na compra de créditos de carbono verificados. Eles apoiam os esforços de reflorestamento e preservação florestal que neutralizam a produção de carbono.

A UX Group, por exemplo, já inseriu em suas operações e serviços, tanto a entrega por meio de motos elétricas, como também a compensação de carbono em 100% das entregas. Além disso, também oferecem tecnologias que possibilitam a entrega com compensação através da tecnologia, como por exemplo, o cálculo de frete que já indica também a quantidade de carbono que precisará ser compensado no last mile, dando ao consumidor, no ato da compra, a opção de seguir ou não com essa possibilidade de pagar pelo frete verde.

O sistema de compensação por quilômetro percorrido tem se mostrado uma alternativa interessante para equilibrar as emissões de CO₂ geradas pelas entregas de empresas. Por exemplo, a cada 1 milhão de quilômetros percorridos, há uma economia de cerca de 400 kg de CO₂. Embora possa parecer pouco, se todas as empresas adotassem essa medida, os resultados para o meio ambiente seriam significativos.

No entanto, é importante lembrar que essa estratégia é apenas um passo em direção à preservação ambiental, e outras ações precisam ser tomadas em conjunto para garantir uma redução efetiva das emissões. Iniciativas como a adoção de energias renováveis, melhoria da eficiência energética e minimização do desperdício são cruciais para as empresas poderem fazer a sua parte para proteger o planeta.

Ofereça entregas neutralizadas sem a necessidade de investimento em ativos

A Ondetah é um aplicativo de gestão logística desenvolvido pela UX Group, que permite a integração de toda a cadeia logística, desde a gestão de pedidos, até a coleta, roteirização, gerenciamento de entregas e acompanhamento em tempo real do status das operações. 

Com ele, é possível ter uma visão completa e integrada da cadeia, ajudando a otimizar os processos, reduzir custos e aumentar a eficiência das operações. Além disso, a Ondetah oferece diversas funcionalidades, como a possibilidade de personalização das entregas conforme as necessidades do cliente, acompanhamento da localização dos veículos em tempo real e a gestão da comunicação com os clientes durante toda a entrega.

Por meio da Ondetah, o cliente pode fazer a compensação de carbono pré ou pós-compra, seja ela uma opção de qualquer um dos agentes da cadeia: loja, transportadora ou consumidor final. Isso só é possível por meio de um algoritmo que calcula por volume do pedido e distância a quantidade emitida, isso é tecnologia a favor do meio ambiente. 

Além disso, a Ondetah ainda emite o certificado de compensação de emissões nominal, por meio de parceria da UX Group com a Carbonext.

Operação mais limpa e sustentável pede a implementação de uma política de logística reversa eficiente

Um dos temas mais queridinhos da atualidade é o ESG. Ele se refere às boas práticas empresariais que estejam consoante os aspectos ambiental, social e governança. Ele tem impacto significativo na logística, especialmente quando falamos logística reversa

No âmbito do ESG, a logística reversa está inserida no eixo E, a questão Ambiental. Esse eixo refere-se à minimização dos impactos ambientais causados pela operação das empresas. Isto é, estamos fazendo referência, além da logística reversa, à economia circular, uso consciente dos materiais de transporte (embalagens), investimentos em redução de CO₂, preservação da água e do meio ambiente, eficiência energética, entre outros aspectos que levam à sustentabilidade.

Quando falamos de logística reversa precisamos ter em mente a sua aplicação na devolução de produtos e, também, de materiais para reuso (reciclados). Ela busca a destinação correta dos resíduos gerados pelo transporte, e isso vai além de ter uma certificação, isso reflete na índole da sua empresa. 

A logística reversa não envolve apenas os materiais, mas principalmente o planejamento, local e fluxo de recebimento e armazenagem. O ESG também impacta positivamente na experiência do consumidor. Pesquisas apontam que aproximadamente 20% das compras on-line são devolvidas por diversos motivos. Em meio a tanta concorrência, não podemos deixar o cliente frustrado.

A logística reversa eficaz resulta em:

  • custos de armazenagem e distribuição reduzidos;
  • diminuição de investimento nos produtos;
  • maior satisfação do cliente.

Tecnologia para roteirização e eliminação do uso do papel nas operações

A tecnologia tem sido uma grande aliada da sustentabilidade nos processos logísticos. Graças aos softwares que atuam no controle das operações de ponta a ponta, a necessidade de papel é praticamente inexistente.

A roteirização de entregas, por exemplo, é realizada de forma bem mais precisa se houver um sistema desenvolvido para isso. Ela é uma das ações mais eficazes quando se trata de otimizar as entregas e cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo. Ela consiste em planejar as rotas e sequência de entregas, de modo que elas sejam realizadas mais rapidamente e com menos gastos de recursos.

Nessa roteirização, a empresa consegue definir qual é o melhor trajeto a ser seguido pelos veículos de transporte, para fazer o maior volume de entregas possível no menor intervalo de tempo. 

A roteirização de entregas tem por objetivo estabelecer uma sequência na entrega dos produtos que otimize os recursos despendidos. Um dos seus efeitos é que um veículo consegue cumprir suas entregas utilizando menos combustível e, por consequência, reduzindo a emissão de gás carbônico e outros poluentes.

Minimizar o desperdício de papel também é uma medida de ESG na logística, que pode ser adotada de forma relativamente fácil e rápida.

Ao invés de utilizar papel e caneta para fazer anotações e controle dos fluxos, tenha tecnologia como sua aliada. Com as soluções certas agindo na operação, você terá economia na operação e no uso do papel. 

Outra forma, é com  a utilização de um app para motoristas terem acesso à sua rota de entrega. Isso, além de um controle maior do processo de entrega com acompanhamento em tempo real, também reduz o uso do papel. 

Essa iniciativa não só diminui o desperdício, como também é mais eficiente e reduz drasticamente o índice de erros.

Utilize a tecnologia para operações mais sustentáveis em seu e-commerce

Conheça todas as soluções da UX Group voltadas para entregas verdes e amplie a responsabilidade social e ambiental de sua empresa. 

Mostre a seus clientes o seu compromisso com o futuro, agregando valor ao seu negócio e conquistando mais um diferencial competitivo no mercado.

Acesse nosso site e vamos juntos criar o seu projeto sustentável!

Picture of Lucas Costa

Lucas Costa

Com mais de 10 anos de experiência em Planejamento de Operações focadas em E-commerce e abastecimento de lojas. Atuei em vários setores desde S&OP / S&OE, Planejamento de Demanda, Footprint da Malha de Distribuição, Planejamento de Recursos Operacionais, Implantação de ERPs, WMS e TMS, Implantação de novos produtos para suportar as operações de CDs, Line Haul e Last Mile. Focado em processos e movido a metas, hoje, meu grande desafio é aplicar o vasto conhecimento que adquiri ao longo dos anos no setor e trazer soluções com priorizem o foco no cliente e na sua experiência no processo de compra.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados