5 pontos para analisar antes de escolher um centro de distribuição para seu e-commerce

Que a gestão logística apresenta diversos desafios diários para garantir resultados, desempenho, produtividade e sucesso nos negócios, isso você já sabe, não é? E entre esses desafios, pesa muito para o seu e-commerce a escolha da localização ideal de um centro de distribuição, bem como a definição do modelo de operação mais adequado. Esses são temas fundamentais e que não há como desconsiderar.

A escolha de um centro de distribuição pode ter impacto direto na qualidade do serviço oferecido de seu negócio, bem como gerar oportunidades ou desencadear erros e prejuízos. O que vale aqui é a velha máxima do “produto certo, na hora certa e no local certo”. 

Isso porque, dependendo da localização do centro de distribuição e dos processos implementados, podem surgir despesas adicionais, erros e atrasos que afetam a sua empresa como um todo. Não é por acaso que a escolha do local de instalação e do tipo de operação devam ser feitas de forma estratégica para garantir resultados consistentes. 

Mas e na prática, o que é preciso considerar na hora de implantar um centro de distribuição e decidir onde está o seu estoque? Todas as possibilidades de acertos, projetar possíveis erros, buscar as melhores soluções em locação de imóveis, calcular rotas, analisar as normativas vigentes em cada região, mapear processos e realizar outras ações importantes, priorizando sempre o histórico de demandas da cadeia de suprimentos devem estar no checklist.

Neste texto, abordaremos essas e outras questões para lhe ajudar nessa tomada de decisão de escolha por um centro de distribuição. Acompanhe!

Como escolher um centro de distribuição para o seu e-commerce?

A escolha de um centro de distribuição desempenha um papel fundamental no sucesso dos negócios. Na maioria das vezes, essa responsabilidade é atribuída ao gerente de logística, visando alcançar economia de escala na distribuição e redução dos custos de transporte

Você sabia que a localização do centro de distribuição é tão importante quanto a qualidade dos produtos oferecidos? Sim, porque ele é responsável por garantir que as mercadorias cheguem aos consumidores no menor tempo possível.

A localização estratégica dos centros de distribuição, sejam eles próprios ou alugados, é essencial. Num cenário ideal, eles devem atender a um amplo conjunto de fornecedores e clientes. Suas instalações devem estar próximas de rodovias, modais de transporte e grandes centros urbanos. Isso resultará, mais adiante, em redução dos custos de entrega.

Além disso, outros fatores são importantes de se considerar e que podem influenciar na escolha da localização de um centro de distribuição:

  • a concentração da demanda
  • as ofertas disponíveis
  • os incentivos fiscais e tributários
  • as opções de transporte
  • a disponibilidade de mão de obra qualificada
  • o investimento necessário.

A estrutura do centro de distribuição também requer atenção. Antes de definir a localização, é importante levar em consideração o objetivo de cada armazém, pois cada estrutura desempenha um papel específico na logística da empresa, de acordo com o modelo de negócio adotado.

Cross-docking pode ser opção vantajosa para e-commerces

O cross-docking é uma estratégia logística que traz várias vantagens para empresas que optam por não ter um armazém para seus produtos, como distribuidoras, e-commerces ou lojas físicas.

O principal objetivo desse sistema é eliminar os custos de armazenagem e facilitar a operação de empresas que não possuem espaço para armazenar seus produtos. Quando um cliente realiza uma compra em um e-commerce, por exemplo, os produtos são coletados diretamente dos fornecedores e enviados por transportadoras para os centros de distribuição mais próximos dos clientes.

O cross-docking permite que a sua empresa fique mais ágil para entregar o produto ao consumidor da sua marca e o melhor: sem precisar gastar com espaço físico de estoque. Para executá-lo, você deverá sincronizar ações muito cuidadosamente e assegurar que o produto chegará ileso e no prazo ao consumidor. Dessa forma, o centro de distribuição transforma-se em uma etapa crucial do sucesso da sua empresa.

Se em uma operação logística tradicional é necessária uma comunicação eficaz entre fornecedor e vendedor, a necessidade é ainda maior no cross-docking. O alto nível de coordenação entre os envolvidos é algo crucial para que os prazos sejam respeitados.

Vale ressaltar que cross-docking e armazenagem não são a mesma coisa. No cross-docking a entrega de produtos é, praticamente, imediata ao cliente, por isso um terminal funciona mais como um centro de triagem do que como um armazém. 

Nele, há um fluxo em que mercadorias estão chegando e sendo distribuídas de forma rápida, reduzindo o espaço necessário para estoque. Entregas de e-commerces podem optar pelo cross-docking com mais facilidade, justamente por ser uma estratégia que dispensa uma estrutura física mais robusta.

Já na armazenagem há formação de estoque, sendo necessário uma maior organização e controle para que o negócio tenha sucesso.

Quais as vantagens de investir em um centro de distribuição?

Vamos resumir para você as principais vantagens para investir em um centro de distribuição.

  • Mais controle sobre processos

Um centro de distribuição permite um maior controle sobre cada etapa do processo logístico, desde o recebimento dos produtos até a distribuição. Isso resulta em um melhor encaminhamento das cargas e evita perdas de mercadorias.

  • Estoque centralizado

Um centro de distribuição funciona como um estoque centralizado, onde as mercadorias são agrupadas tanto das entregas dos fornecedores quanto dos produtos que serão enviados para distribuição. Isso melhora o relacionamento com os parceiros envolvidos e reduz os riscos de falta ou excesso de produtos.

  • Gestão de sazonalidade

Um centro de distribuição permite uma melhor gestão da sazonalidade, pois é possível ajustar a quantidade de produtos armazenados de acordo com a demanda sazonal. Isso evita a falta de produtos durante períodos de alta demanda e reduz os custos de armazenagem durante períodos de baixa demanda.

  • Agiliza as entregas

Outra vantagem é a oportunidade de entregas mais ágeis, já que ter  um galpão para centralizar as mercadorias mais perto dos clientes é um grande diferencial competitivo. Se a concorrência leva mais de uma semana para fazer entregas aos clientes, quem conta com um centro de distribuição consegue reduzir esse período em pouquíssimos dias.

  • Redução de custos

Um centro de distribuição bem localizado pode reduzir significativamente os custos com transporte e entrega. Ao estar próximo de rodovias, modais de transporte e grandes centros urbanos, as empresas podem economizar em custos de frete e reduzir o tempo de entrega.

Cinco pontos a se considerar para escolher um centro de distribuição para seu e-commerce

  1. Observe a localização do cliente

Ao escolher o local para o centro de distribuição, é fundamental avaliar se a região possui uma alta concentração de clientes, bem como rodovias e vias expressas que possam garantir a redução dos custos de frete. 

No caso de um e-commerce, por exemplo, é imprescindível estar próximo aos grandes centros urbanos, de onde a maioria dos pedidos é recebida. Isso possibilita entregas ágeis, redução significativa de custos e, é claro, a satisfação dos clientes. Já para aqueles que têm planos de exportar produtos, a proximidade com as regiões de conexão intermodal é extremamente valiosa.

  1. Avalie as instalações

A estrutura para a armazenagem deve ser adequada aos produtos que serão comercializados. É importante analisar o espaço disponível, o pátio de manobras e os sistemas de ventilação e combate a incêndios do centro de distribuição, pois esses aspectos são essenciais para garantir a movimentação segura das mercadorias. A infraestrutura de segurança como um todo merece atenção especial para proteger tanto as mercadorias quanto os funcionários envolvidos nas operações.

  1. Avalie a logística

Instalar um centro de distribuição próximo dos fornecedores parceiros ou de vias de acesso também é uma ação estratégica. O ideal é que o local facilite a logística reversa e preserve o meio ambiente. 

Existem vários municípios na Grande São Paulo que já se consolidaram como grandes pólos concentradores de atividades logísticas, como Barueri, Jandira, Guarulhos; a região de Jundiaí, no eixo da rodovia Anhanguera; São José dos Pinhais, no Paraná; Cachoeirinha e Canoas, no Rio Grande do Sul, Manaus, no Amazonas; a região de Contagem, em Minas Gerais; e Recife, para atender ao Nordeste.

  1. Mão de obra

Ao escolher o local do centro de distribuição, é importante observar se na região há uma quantidade suficiente de trabalhadores para atender à demanda da empresa. Isso evita a necessidade de buscar profissionais em regiões distantes e contribui para a redução dos custos.

  1. Custos fixos e variáveis

É essencial avaliar os custos fixos e variáveis, incluindo o valor da manutenção dos armazéns destinados ao centro de distribuição. Em muitos casos, a locação da estrutura física é mais vantajosa do que a construção de um imóvel próprio. Em um sistema de condomínio as despesas são rateadas. É importante analisar o que trará maior ganho a médio e longo prazo.

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A UX Group tem uma vertical que se dedica especialmente aos centros de distribuição, com soluções já adaptadas à logística 4.0! Também oferece uma consultoria para ajudar você a fazer as adequações ao centro de distribuição da sua empresa!

O fulfillment auxilia na organização dos produtos no estoque para que um controle seja feito, evitando falta de produtos e giro de mercadorias. Além disso, também é possível analisar os resultados para entender se a estratégia colocada em prática tem sido eficiente. Essas análises podem ajudar a entender se os resultados estão sendo positivos ou não, buscando sempre soluções para melhorar.

Por consequência disso, muitas empresas acabam optando por terceirizar o centro de distribuição em algumas das etapas que envolvem a logística do e-commerce. Isso tem sido cada vez mais comum no Brasil e acontece para que a empresa não precise se preocupar com um espaço para armazenagem, com alguns custos de mão de obra. Assim, pode focar mais em aumentar as vendas.

A gestão inteligente em centros de distribuições é capaz de evitar diversos problemas e trazer mais agilidade e rentabilidade ao seu e-commerce. 

Conheça essas e outras soluções que a UX Group tem para o seu negócio.

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Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
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