Num mundo cada vez mais tecnológico e interativo, você já deve ter ouvido falar em gamificação, certo? Ela consiste na aplicação de estratégias dos jogos em atividades do dia a dia. É a integração da linguagem dos games a outros segmentos, entre eles o e-commerce, com o intuito de elevar o engajamento dos participantes envolvidos no processo.
Em outras palavras, no comércio eletrônico, a gamificação visa aumentar o engajamento do consumidor. Quando a missão é realizada com êxito o resultado é a maior facilidade em converter as visitas ao site em vendas.
Sim, estamos falando de mais uma estratégia disponível para melhorar a jornada de compra e tornar a experiência do cliente mais marcante e, por que não, divertida, aproximando a marca desse consumidor, que sabemos bem, está cada vez mais exigente.
Considerando esta perspectiva, pensamos neste conteúdo onde vamos detalhar o conceito de gamificação, as suas vantagens para o e-commerce, principalmente seus impactos na jornada de compra, bem como o seu poder para encantar (e fidelizar!) os clientes. Acompanhe e saiba mais.
Gamificação: conceito e aplicação para seu e-commerce
A gamificação – do inglês gamification -, é uma técnica que utiliza elementos e dinâmicas de jogos ou videogames em contextos externos com o objetivo de engajar e estimular a curiosidade, tornando as atividades mais prazerosas, motivadoras e atraentes para os usuários.
No e-commerce, esse processo tem como objetivo conquistar a fidelidade do consumidor e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão. Você já parou para pensar que num mundo onde recebemos uma grande quantidade de informações e enfrentamos tanta competição, um conteúdo capaz de chamar a atenção das pessoas é certamente um diferencial? Se ainda não, está passando da hora!
Para isso, são criadas situações em que o espírito competitivo humano é estimulado por meio de desafios constantes e recompensas para que eles realizem ações específicas, semelhantes a jogos. Isso pode incluir a definição de prazos para determinada ação, motivação do usuário com recompensas e outros sistemas que envolvem pontos, competições e até punições, com o objetivo comum de conceder benefícios ao cliente.
A gamificação traz muitas vantagens para o seu varejo digital, pois você também ganha pontos com os clientes e constrói uma marca mais forte no mercado.
Não está claro, ainda? Te ajudamos a pensar a gamificação na prática. Ela pode ser aplicada no e-commerce das seguintes formas:
- Competição: Instigar o senso competitivo dos seres humanos é um excelente gatilho para ser utilizado em suas estratégias de gamificação, com isso você consegue aumentar a interação entre seus clientes.
- Pontos de fidelidade: Essa é uma das estratégias mais comuns nos e-commerces, mas que segue gerando resultados positivos. Por meio da quantidade ou até mesmo no número de compras, seus clientes recebem certa quantia de pontos para trocar por brindes ou até prêmios.
- Interação dos fãs: As redes sociais se tornaram um grande aliado das lojas que utilizam a gamificação. Aqui, os clientes recebem pontos de acordo com a sua popularidade e interação e isso pode ser medido através de likes, comentários, compartilhamentos etc.
- Jogos de realidade aumentada: Crie jogos de realidade aumentada em que o cliente possa interagir com produtos da sua loja. Por exemplo, um jogo em que o cliente possa experimentar óculos de sol virtualmente antes de comprar.
- Emblemas: Os emblemas geram um senso de exclusividade, com isso você pode engajar os seus clientes a aumentarem o ticket de compra, por exemplo: pessoas que realizarem compras a partir de R$ 100 ganham o emblema prata e a partir de R$ 250 vira gold e receberão benefícios diferentes de acordo com cada um.
- Histórias e narrativas: Crie histórias e narrativas envolventes para seus produtos. Por exemplo, você pode criar uma história em torno de um conjunto de utensílios de cozinha e descrever como eles foram utilizados em uma festa. Isso pode ajudar a criar um vínculo emocional com seus clientes e torná-los mais propensos a comprar seus produtos.
Especialistas atestam que, seja como for, a gamificação no e-commerce é recomendada para empresas que conhecem seu público e já estão firmadas no mercado, já que se trata de uma estratégia de longo prazo. Por isso, certifique-se de que é apropriado para o seu público, uma vez que consumidores em faixas etárias diferentes se comportam de forma bastante diferente.
As principais vantagens da gamificação no e-commerce
Um dos principais benefícios da gamificação é ter o feedback dos consumidores da sua marca. Com um processo otimizado, as empresas podem descobrir quais são suas preferências e que tipo de conteúdo eles estão procurando. Se tiver essa informação disponível, será mais fácil ajustar suas atividades para beneficiar o seu negócio.
Mas não para por aí. Listamos a seguir outras cinco vantagens da gamificação no e-commerce:
- Engajamento: Essa estratégia permite que o usuário se divirta, incentivando o engajamento social.
- Retenção de clientes: Por meio de campanhas que incentivam os usuários a comprar e a ganhar outros prêmios.
- Marketing de influência: Quando a dinâmica é bem-sucedida, ela pode influenciar o comportamento do usuário, envolvendo o público e reforçando os valores entre marca e consumidor.
- Marketing viral: Aplicativos, sites e outras plataformas gamificadas tendem a aumentar a participação por meio do boca a boca. Os resultados podem até ser virais se a dinâmica do jogo for divertida, estimulante e inovadora.
- Coleta de dados: As plataformas de gamificação podem coletar informações relevantes sobre o público-alvo, incluindo desejos e necessidades.
Como aderir a gamificação no seu e-commerce?
Um sistema de gamificação voltado para e-commerce precisa seguir quatro passos que vão direcionar toda a experiência:
- Gatilho: o que vai motivar o cliente a jogar.
- Investimento: o esforço que o cliente tem que investir no jogo.
- Ação: como o jogo é jogado.
- Recompensa: o que se ganha em troca.
Para que a experiência seja prazerosa para o usuário e, ao mesmo tempo, eficiente para o seu negócio, é imprescindível que o prêmio corresponda ao esforço e ao tempo que o cliente vai investir.
Caso você apresente uma atividade que demande muito esforço e pague pouco em troca, o resultado poderá ser diferente do esperado, fazendo com que o plano fracasse devido ao desinteresse das pessoas pela atividade.
No entanto, quando o conceito de gamificação é bem aplicado em uma loja virtual, é possível aumentar, e muito, a taxa de fidelização de clientes e o tempo que um comprador se mantém interessado. É o que se conhece como lifetime value.
A gamificação é, portanto, uma excelente estratégia para ajudá-lo a aprimorar o seu marketing de conteúdo e envolver o seu público-alvo de diversas formas, proporcionando uma melhor experiência para o usuário, fomentando a lealdade do consumidor e construindo uma imagem positiva de sua marca.
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