Dia das Crianças: prepare seu e-commerce para a terceira data mais importante do varejo

Por mais que a data remeta a brincadeira e alegria, para o e-commerce, o Dia das Crianças é papo  sério! Esta é uma das ocasiões mais importantes em termos de vendas para o varejo virtual e muitos empresários ainda a ignoram, especialmente por estarem focados na Black Friday e no final do ano . Um grande erro!

Estamos falando da terceira data mais importante para o varejo, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. No ano passado, aliás, o varejo cresceu 13% na semana do Dia das Crianças, em comparação com o mesmo período de 2021, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Segundo o relatório, as vendas em lojas físicas aumentaram 11,7%, enquanto o e-commerce registrou uma alta de 26%.

A data tem potencial de crescimento ainda maior para esse ano, no entanto, é preciso usar a criatividade e  planejar-se com antecedência. Vale lembrar que a busca pelo presente dos pequenos começa pelo menos duas semanas antes.

Mesmo que seu e-commerce não seja do ramo de brinquedos, você também pode tirar vantagem desse período para alavancar seu faturamento. Como mencionado acima, duas palavrinhas devem ser essenciais para isso: criatividade e planejamento. 

Mas como  preparar-se para a data? Ajudaremos a responder essas e outras perguntas neste texto. Confira.

Dia das Crianças: curto período, grande faturamento

O Dia das Crianças é um período curto, que vai até 11 de outubro, e que atrai um tíquete médio elevado, em torno de R$ 472, de acordo com dados levantados pela Ebit. A data não se limita a um único público-alvo, como muitos pensam. 

Trata-se de um evento plural que pode atrair a atenção de diferentes nichos, indo além das crianças mais jovens e englobando até nos mais crescidinhos Para aproveitar ao máximo, você precisa investir em criatividade para obter bons resultados de vendas relacionadas ao evento.

Por isso,  até mesmo as lojas virtuais que não vendem produtos infantis podem tirar proveito desse momento. Uma das maneiras de fazer isso é chamar a atenção do público utilizando, por exemplo, a nostalgia. Crie ações que despertem memórias afetivas da infância e leve essa ideia para todos os seus canais de comunicação para reforçar a mensagem.

Relacione produtos a personagens infantis. Mesmo que o seu público seja composto por adultos, você pode envolvê-los com a data por meio de conteúdos com personagens e brincadeiras.

Utilize marketplaces e observe as vendas de seu e-commerce decolarem no Dia das Crianças

O faturamento dos marketplaces já representa quase 80% do volume de vendas no e-commerce brasileiro. Isso por si só já é uma razão importante para investir suas vendas nesses canais, a principal porta de entrada para quem está começando a vender na internet.

Caso você esteja presente em marketplaces  que possuem uma variedade de produtos, é importante escolher categorias adequadas e específicas para o seu. Dessa forma, será mais fácil para o seu cliente encontrar o que procura.

Também precisamos lembrar que muitos consumidores preferem comprar nesses locais por considerarem  aspectos como credibilidade, variedade de portfólio e oferta de múltiplos meios de pagamento. Esses canais de venda também permitem ampliar a abrangência geográfica do negócio, expandindo a presença da marca e atingindo um número maior de prospects e leads qualificados.

Anunciar em um marketplace também traz visibilidade. Muitas marcas se beneficiam ao estar presentes em uma plataforma que, por seu tamanho, naturalmente atrai um número maior de pessoas. Essa pode ser uma oportunidade de  apresentar-se para novos públicos e impulsionar as vendas, em vez de construir uma audiência do zero.

Além disso,  de maneira similar ao  que acontece em um shopping center, alguns sellers do marketplace beneficiam-se por estar presentes em uma plataforma que já tem grande tráfego orgânico ou patrocinado.

Isso tudo acaba permitindo direcionar esses recursos em outras ações igualmente importantes para atrair público e aumentar receita, como, por exemplo, entender melhor como vender mais e como destacar os seus produtos em relação à concorrência.

Dia das Crianças requer gestão de estoque eficaz

O boom nas vendas causado pelo Dia das Crianças requer um estoque robusto para evitar problemas para o e-commerce. Por isso, o planejamento é fundamental para as empresas poderem  organizarem-se e atender todas  às demandas do período, otimizando os lucros.

E o que fazer? Identifique os itens com potencial superior de venda e negocie um volume maior de unidades com os fornecedores. Isso ajudará a evitar altas taxas de falta de estoque e, ao mesmo tempo, aumentará o poder de negociação com os fornecedores.

É importante fazer essa aquisição com antecedência, garantindo que os itens cheguem à loja no prazo e evitando frustrações.

Entre as categorias de produtos com maior chance de vendas no Dia das Crianças, temos:

  1. Brinquedos;
  2. Jogos de tabuleiro;
  3. Games;
  4. Celulares;
  5. Computadores;
  6. Roupas;
  7. Calçados;
  8. Bonecas;
  9. Carrinhos;
  10. Bicicleta.

É natural que, em períodos de maior demanda, como o Dia das Crianças, as empresas aproveitem para colocar em prática campanhas de marketing promocional. E não raras vezes, elas são focadas em produtos específicos.

Se você disponibilizar determinados itens para venda com desconto, ou com condições especiais, é esperado que eles tenham maior saída. Logo, é preciso ter o  suficiente em seu estoque.

As campanhas de marketing influenciam diretamente nesse gerenciamento. Essa visão integrada e holística do negócio é fundamental.

Você não quer ver ninguém triste, não é? Por isso, atente-se aos prazos 

É indiscutível a importância de pensar cuidadosamente na área de logística das empresas, afinal, quem faz compras on-line deseja receber o produto no conforto de sua casa, sem danos e dentro (ou antes) do prazo estipulado. Em datas comemorativas, então, essa responsabilidade triplica.

No entanto, antes mesmo dos itens serem enviados aos clientes, é necessário organizar a casa. O que queremos dizer com isso? Um dos problemas mais comuns em e-commerces de todos os tamanhos é a falta de conhecimento na gestão de estoques, conforme dito no tópico anterior.

Por mais simples que possa parecer, não é uma tarefa fácil. Estamos falando de uma gestão que envolve controles essenciais sobre as mercadorias junto aos fornecedores, devoluções, logística reversa, sistemas diversos, entre outras ações que exigem conhecimento e inteligência tecnológica para serem executadas corretamente.

Estudos mostram que 70% dos e-commerces fecham suas portas antes de completar 18 meses de operação, principalmente devido à falta de entendimento básico dos processos logísticos.

E é nesse ponto que o fulfillment  torna-se essencial na discussão,  podendo ser até mesmo uma salvação para esses negócios. Afinal, permitem  que seus gestores  concentrem-se no que sabem fazer de melhor: negociar, comprar e vender. Além disso, essa solução ajuda a transformar custos operacionais fixos em custos variáveis.

Reforçamos: com o aumento da demanda, as expectativas dos clientes por entregas mais rápidas são diretamente proporcionais.  Entender como essas expectativas afetam o comportamento do consumidor não apenas lhe diferenciará dos concorrentes, mas também permitirá que você desenvolva um comércio digital mais sustentável, baseado em um atendimento contínuo e eficiente.

Ofereça meios de pagamento diversos

A carteira digital, ou e-wallet, oferece ao mercado mais uma forma segura para os clientes efetuarem os pagamentos das compras. Trata-se de uma oportunidade a mais para atrair os clientes, facilitando as estratégias para a fidelização que tanto buscamos em nosso dia a dia. 

Ao disponibilizar formas modernas para os pagamentos, as carteiras digitais contribuem para passar a imagem de um negócio mais inovador e reconhecido pelos consumidores que usam a tecnologia. 

Com isso, é possível estabelecer um bom relacionamento e aumentar as chances de conversão. Além disso, uma carteira digital oferece economia de custos operacionais para receber pagamentos, evitando taxas abusivas.

Tudo isso permite aos empreendedores oferecer melhores condições para os clientes e ter um diferencial competitivo importante para destacar-se no mercado.

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Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
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